Vida Saudável

Por Gleisy Nunes

Coluna

07/01/22 08:05 | Atualizado em: 07/01/22 14:54

SAÚDE

VERISOL – A VERDADEIRA BELEZA VEM DE DENTRO





Colágeno é uma das proteínas mais importantes do corpo humano, é um componente natural, responsável por dar firmeza à pele e corresponde a aproximadamente 80% do peso seco deste órgão. Durante o processo natural de envelhecimento, em associação com outros fatores ambientais e nutricionais, a derme, principal camada de atuação do VERISOL, sofre com a perda de umidade e fica mais seca. Por conta disto, ela fica mais fina, a ligação do tecido conjuntivo perde sua firmeza e elasticidade, e as rugas aparecem. VERISOL é produzido a partir de matérias-primas porcinas, bovinas ou marinhas.

O VERISOL é composto por Peptídeos Bioativos de Colágeno especialmente desenvolvidos para a manutenção da saúde da pele, suavizando a formação de rugas e contribuindo para um aumento da elasticidade e da firmeza deste importante órgão.

A ingestão diária de VERISOL estimula o metabolismo do colágeno da pele e seus resultados são observados de dentro para fora. A suplementação com VERISOL contribui para o retardamento dos sinais do envelhecimento da pele, desacelerando a formação de rugas e suavizando as já existentes.
A suplementação com VERISOL apresenta efeitos benéficos sobre a matriz extracelular da pele e pode ajudar a reduzir a celulite. Ao contrário de suplementos atuais contra a celulite, que tratam principalmente os aspectos da gordura excessiva ou microcirculação/drenagem, o VERISOL estimula diretamente a formação da matriz extracelular na pele.

O VERISOL apresenta efeitos benéficos sobre a matriz extracelular da pele e restaura a estrutura normal da derme e do tecido subcutâneo. A suplementação também reduz a ondulação na pele, com os primeiros resultados visíveis após 3 meses, sendo mais acentuados após 6 meses. Com uma dose diária de 2,5 g de VERISOL o aspecto da celulite em mulheres com IMC < 25 foi significativamente reduzido.

O VERISOL é composto por um pool de Peptídeos Bioativos de Colágeno e pode ser facilmente incorporado em vários tipos de alimentos e em bebidas funcionais por meio de diferentes aplicações, líquidos ou sólidos, desde comprimidos revestidos até produtos alimentícios como chocolates especiais, cafés gourmet e sobremesas. “Livre de gordura, colesterol e carboidratos, a solução, quando consumida é facilmente absorvida pelo organismo e onde aplicada, não compromete as qualidades sensoriais do produto”.

Único colágeno oral específico para a pele com comprovação científica de resultados;
Redução significativa da profundidade das rugas após 4 semanas de uso;
Retarda os sinais do envelhecimento da pele agindo de dentro para fora;
Não alergênico;
Não possui contra indicações;
Alimento clean label.

POR: ANIZIO MENDES DA SILVA NETO
FARMÁCIA NATIVA
Rua Senador Ludovico (8), Nº, Centro, Gurupi/TO
Instagram: @nativagurupi



  

20/12/21 19:30 | Atualizado em: 21/12/21 09:44

SAÚDE

A importância do medicamento Manipulado






O medicamento manipulado possui preparação personalizada, ou seja, será utilizada por um indivíduo específico e, por isso, é especialmente avaliado conforme a necessidade terapêutica de cada paciente. É utilizada a forma farmacêutica mais adequada, como: cápsulas de cores diferentes, formas transdérmicas, pastilhas, gomas, gotas sublinguais, óvulos, cremes, pomadas, géis e outros, atendendo a terapia de várias patologias internas ou externas. 

Além disso, são feitas associações seguras de ativos, trazendo economia ao consumidor que pagará por um frasco. Desta forma, o paciente não precisará tomar vários remédios.

Os remédios manipulados se diferenciam dos industriais pela forma de fabricação. O remédio industrializado é fabricado em larga escala e com dosagem padronizada, disponibilizando maior número de frascos para as farmácias e representantes oficiais.

Em contrapartida, o remédio manipulado é fabricado de acordo com as necessidades do paciente, é personalizado, elaborado de forma artesanal pelo próprio farmacêutico, a partir da receita prescrita por um médico.

Ambos têm a mesma composição química e eficácia no resultado, apenas diferem quanto ao método de produção.

Os manipulados são indicados em algumas situações específicas. Ou seja, quando os industrializados não estão disponíveis nas drogarias, quando os medicamentos prescritos não contêm a dosagem exata indicada pelo médico ou quando o paciente tem alguma dificuldade para utilizar a forma tradicional em que aquele medicamento é produzido. 

A farmácia de manipulação oferece recursos diferenciados em certos tratamentos. O médico tem a possibilidade de associar mais substâncias em um só medicamento, reduzindo o número de remédios que o paciente precisa manejar. Isso auxilia bastante quando se trata de um paciente idoso.  

Em hipótese alguma o princípio ativo do medicamento é alterado, apenas alguns dos demais componentes podem ser excluídos ou substituídos conforme a necessidade clínica. O médico faz a prescrição considerando o contexto de cada paciente, as questões farmacotécnicas, os efeitos colaterais e os riscos de interação medicamentosa. 

As principais vantagens dos medicamentos manipulados, além da possibilidade de realizar um tratamento certeiro, podem ser relacionadas quanto à:

Custo benefício  

O medicamento manipulado é prescrito e preparado na quantidade e dosagem exatas para o tratamento do paciente. Desta forma, se evita sobras e desperdícios, diminuindo o custo do tratamento.

2. Segurança 

Para uma boa manipulação, vale lembrar que é preciso buscar farmácias de manipulação que seguem as normas de manipulação determinada pelo Ministério da Saúde e que oferecem possibilidades adequadas, de acordo com as necessidades do consumidor.

3. Combinação de medicamentos 

Há doenças que precisam ser tratadas com vários medicamentos ao mesmo tempo. Sendo assim, para tornar o tratamento mais fácil, o profissional da área de saúde pode prescrever, desde que os princípios ativos sejam compatíveis, fórmula manipulada que possibilite a associação (combinação) de todas as substâncias químicas, em um único produto.

4. Tratamento exclusivo, personalizado

Somente na fórmula manipulada é possível prescrever doses diferenciadas que atendam às necessidades de cada paciente individualmente, isto é, uma fórmula exclusiva para o paciente, única.

5. Personalização 

Os medicamentos manipulados são feitos exclusivamente para o paciente, de acordo com a prescrição do profissional de saúde.

Os dados do paciente são registrados no rótulo do medicamento, evitando riscos, como o de troca ou de consumo indevido por outras pessoas.

6. Formulações diferenciadas

Pacientes como idosos, bebês, crianças, prematuros, pacientes terminais ou portadores de outras necessidades especiais, até mesmo animais, podem ser tratados de formas farmacêuticas diferenciadas, já que a manipulação, por ser flexível, viabiliza fórmulas individualizadas.


7. Ligação “farmacêutico x médico” 

Sempre que necessário, o farmacêutico contata o médico que prescreve o medicamento a fim de esclarecer as dúvidas que surgirem para garantir a sua saúde do paciente, facilitando o entendimento da posologia utilizada.



8. Viabilidade de ativos



A farmácia de manipulação pode levar ao alcance do médico e do paciente, substâncias que temporariamente ou definitivamente são retiradas do mercado farmacêutico por motivos diversos.

Sendo assim, a prescrição, bem como a continuidade do tratamento, pode ser atendida por meio da manipulação, evitando a interrupção da medicação, que pode agravar ou comprometer a saúde do paciente.

9. Meio Ambiente

Em tempos de preservação ambiental e cuidados com os descartes de resíduos na natureza, a manipulação contribui ativamente, evitando desperdícios de medicamentos.

Já que o produto manipulado é preparado na quantidade e dosagem exatas para o tratamento proposto, raramente ocorrem sobras e, por isso, o descarte de medicamento não ocorre.

Os medicamentos e tratamentos sob medida propiciam além de benefícios socioeconômicos, um grande benefício à natureza.

10.Tratamentos que vão além da saúde

Não somente os medicamentos manipulados promovem um tratamento personalizado, como também podem servir a propósitos diferentes. O paciente não precisa estar necessariamente doente para utilizá-los.

Existem suplementos manipulados para fortalecer unhas e cabelos, melhorar a aparência da pele, ajudar a emagrecer, e muito mais!

11. Farmácias de manipulação 

As farmácias de manipulação podem preparar medicamentos sem conservantes, corantes, aromatizantes e perfumes, para pacientes alérgicos.

Esperamos que nesse artigo tenhamos tirado suas dúvidas e trago esclarecimentos sobre a importância do medicamento manipulado.





POR: ANIZIO MENDES DA SILVA

FARMÁCIA NATIVA



Rua Senador Pedro Ludovico (8), N° 1440, Centro, Gurupi/TO

Instagram: @nativagurupi 

10/12/21 10:20 | Atualizado em: 10/12/21 10:20

SAÚDE

A importância da alimentação no pré e no pós-treino




Um plano nutricional bem feito, bem equilibrado, é fundamental para atingir seus objetivos, seja performance, seja hipertrofia, seja emagrecimento.

Mas o momento mais importante da sua dieta está naquele período que compreende de 1 até 6 horas pré treino e 1 hora pós treino.

Em um treino de performance, como a musculação e o Crossfit, utilizamos predominância do metabolismo anaeróbico. A chamada via do ácido láctico, a principal envolvida no treino anaeróbico, utiliza o glicogênio muscular como fonte energética para a contração muscular.

Portanto, é fundamental um aporte de carboidratos antes do seu treino, de 3 a 6 horas antes, para construção do glicogênio muscular, e mais próximo ao treino (1 a 2 horas), para aporte de glicose sanguínea, também importante para a nutrição das células musculares.

E no pós treino ?
Precisamos também de um bom aporte de carboidratos, para reestabelecer as reservas de glicogênio, que foram esgotadas durante o treino.
No período pós treino o músculo entra em fase de recuperação, e gasta energia.
E precisa também de proteínas, fundamentais no processo de regeneração e construção muscular.

Portanto, se ligue na sua nutrição nesse período!!!
Ela pode ser responsável por otimizar seus resultados, caso bem planejado, ou justificar uma queda de performance ou ausência de resultado esperado, quando mal executado.

Dr Rogério Tavares Machado da Silva
Cardiologia do esporte
Medicina de performance
CRMMG 48871 / RQE 31290

Instagram: @dr_rogeriotavares
E mail: rotavares83@gmail.com 

01/12/21 17:37 | Atualizado em: 01/12/21 17:37

Ame-se, cuide-se e seja feliz





“O segredo de uma mulher bem-sucedida não está na sua aparência, mas sim no amor-próprio que ela desenvolve. É importante manter a confiança em alta, acreditar em suas próprias qualidades e valorizar o que se tem de melhor.
Não permita que nada a impeça de andar de cabeça erguida. Hoje ame-se mais que nunca, vista sua melhor roupa e saia à rua para fazer algo que lhe dê felicidade.
Nunca se esqueça que você é a PESSOA MAIS IMPORTANTE DA SUA VIDA! ”
Não permita que os outros façam você pensar que não é capaz.
Existem pessoas invejosas que tentam de tudo para se sentirem valorizadas.
Gente que a toda hora tenta rebaixar quem está ao seu lado, pois essa é a única forma de conseguir se evidenciar.
Se você está desanimada por esse motivo, chegou o momento de mostrar o que realmente vale.
Seja íntegra e paciente e lute por ter a consciência de que está dando seu melhor.
Você tem de se amar, amiga! Não importa que todo mundo gosta de você, não interessa se escuta elogios a toda hora.
Se você não for sua maior fã, sua maior admiradora, pode ter certeza que vai estar sempre faltando alguma coisa.
Eu quero ver seu ego crescer!
Quem foi que definiu as medidas da beleza? Quem foi que disse que existe um padrão de beleza? E de onde tiraram que a beleza só se vê com os olhos?
Falo da beleza, à beleza que vem de dentro, ao charme e brilho natural que toda pessoa autêntica possui.
Quando uma pessoa é bonita por dentro, tem autoconfiança, espontaneidade e autoestima, a beleza brota de dentro para fora, brilha nos olhos e faz os olhos de quem a vê, brilharem também!
Ora, beleza pode ter medidas rígidas, peso e altura, nas passarelas da moda.
Mas na passarela da vida, a beleza real não segue a moda, segue o coração.
A beleza é para quem tem olhos para ver.
Feias são as pessoas que acreditam em um mundo plástico de belezas padronizadas com medidas irreais.
Feias são também as pessoas que não conseguem ver a beleza além da pele, da roupa, da marca, do carro, do corte de cabelo… Essas pessoas sim, são feias por dentro e tornam-se feias por fora.
Não importam as opiniões que vêm de fora, o que acham os demais sobre o que você é ou deveria ser.
O que realmente importa é a opinião que você tem de você mesmo!
Importante mesmo é você se respeitar e se amar, pois se você não gostar ou não acreditar em você mesmo, ninguém vai fazer por você.
Força, amiga! Seja feliz todos os dias!



Beijo no coração que ficará mais forte com musculação.
Academia é onde meu corpo cansa e minha mente descansa!
Gleisy Nunes -  influenciadora digital fitness.
@gleisynunes (Instagram).

22/11/21 09:08 | Atualizado em: 22/11/21 10:22

SAÚDE

Mulher pêssego




Hoje falo diretamente para as mulheradas. Vamos falar um pouco do tão sonhado glúteo pêssego, glúteo gota.

Sim, toda mulher deseja ter um pêssego denso, duro, arrebitadinho, redondo, em gotas ou em formato de coração.

Como construir um pêssego perfeito?

Paixão nacional, o bumbum é uma das partes do corpo feminino mais admirada pelos homens e, não só por isso, é desejo das mulheres ter um popozão durinho. Nada de bumbum gelatina, a meta é bumbum de titânio.

Se você quer que seu bumbum cresça, precisa fazer os exercícios que mais trabalham a região. Os melhores exercícios para promover o aumento do glúteo são aqueles que trabalham os músculos glúteo máximo, médio e mínimo, como o agachamento Unilateral (afundo/avanço), de preferência com um step para aumentar a amplitude do movimento; agachamento profundo; leg press; levantamento terra, elevação de quadril, os exercícios isolados com caneleiras e a band, dentre outros.








Além disso, os exercícios que trabalham a parte posterior da coxa, como flexora deitada e stiff, também podem ajudar no processo de definição, desde que realizados corretamente de acordo com a orientação de um profissional de educação física.

A forma como o agachamento, a elevação do quadril e o afundo são realizados pode variar de acordo com o preparo físico da pessoa, podendo ser proposto pelo instrutor a realização de mais ou menos repetições e variações do método e exercício aplicados

Por exemplo, no caso do agachamento, pode ser proposto a realização de agachamento com salto, agachamento com barra apoiada atrás ou na frente do corpo ou agachamento simples, enquanto que o afundo pode ser realizado com ou sem peso e com uma das pernas apoiadas em um banco, por exemplo.

No entanto, é importante ter em mente que não é um processo rápido, sendo importante que os exercícios sejam realizados de forma regular, sob orientação de um profissional de educação física, e que a pessoa também possua uma alimentação saudável e rica em proteínas, pois assim é possível favorecer o ganho de massa muscular e o tão sonhado bumbum pêssego.

E deixo aqui para vocês uma dica maravilhosa que eu faço sempre, para que o pêssego fique lisinho sem aquelas bolinhas que incomodam muitoooo, à noite antes de dormir passe no pêssego uma boa quantia de óleo de amêndoas e massageie. Dois meses vocês irão me agradecer, adeus bolinhas, pêssego lisinho e macio.



Seu destino é você quem faz!
Beijo no coração que ficará mais forte com musculação.
Gleisy Nunes - Influenciadora digital fitness.
@gleisynunes (Instagram)




16/11/21 11:30 | Atualizado em: 16/11/21 12:54

VIDA SAUDÁVEL

MUDANÇA DE HÁBITOS




Bom dia meus leitores. Hoje postarei um depoimento bem motivante para vocês começarem a praticar atividades físicas. Quando escutei meu amigo Divino Betânia me relatando sua transformação, fiquei emocionada com a determinação do mesmo. Quando realmente você quer uma mudança, você é capaz de consegui-la. Basta querer. Mudança de hábito envolve mudança de comportamento, mas isso só é possível com dedicação e disciplina! Não permita que a infelicidade se torne um hábito na sua vida. Às vezes é preciso darmos um grito de revolta e dizermos a nós mesmos que as coisas não podem continuar assim. Qualquer mudança que possa acontecer tem de partir de você. Mas, mude sem pressa. As maiores transformações que podemos fazer na vida demoram tempo e exigem muita paciência, mas no final os resultados acabam por ser recompensadores.
Breve histórico de Divino Bethânia Jr
Para Gleisy Nunes

Informações pessoais
Divino Junior do Nascimento
26/04/1980
Araguaína-To
Casado com a Biomédica Marcia Carvalho
Filhas:
Kássia 23 anos
Yasmim 19 anos
Julia 8 anos
Melissa 4 anos

Informações Profissionais
Empresário da comunicação e radialista
Programa Comunidade na Band Araguaína
Mídias Sociais
Propaganda /Marketing
Acadêmico de Direito
Vereador por 3 mandatos
Professor de Jiu Jitsu

​Como o Esporte mudou minha vida
Ex-gordo com 130 quilos

COMO COMEÇOU
​No ano de 2012, período eleitoral, meu contador me levou a um empresário para pedirmos a ele que votasse na minha reeleição. O empresário (Raul Terezina) tinha uma loja de carros e para que ele me apoiasse fez um pedido: que eu ajudasse nos eventos de Jiu Jitsu. Raul era praticante e na época faixa azul de Jiu Jitsu. Com o objetivo de ganhar esses votos, disse que além de apoiar eu praticaria o esporte. Acho que essa segunda parte ele não acreditou, mesmo assim garantiu que me apoiaria.
​Os dias passaram, fui reeleito com 2.824 votos, uma votação expressiva. Depois de uns dias, fui cumprir minha promessa. Na época eu era fumante, beberrão, sedentário e pesava 125 quilos. Dentro de mim uma voz gritava que estava tudo errado na minha saúde.
O tempo foi passando, a academia que eu treinava parou de funcionar, o meu professor na época que virou um grande amigo, Jhuly Saad, estava voltado para musculação. Percorri por outras academias e nada dava certo, até que um dia fui para a ACADEMIA IMPACTO TEAM, onde me aprofundei no esporte e na vida esportiva. O melhor, ganhei mais uma família, amigos e irmãos, meus mestres Arildo Andrade, Ricardo Xula e Ricardo Guega são muito importantes nessa trajetória.
Aos poucos fui aprendendo, me graduei na faixa azul, mas ainda estava bem acima do peso, continuava bebendo, comendo muito e errado e vez ou outra fumando. Até que um dia (véspera do Natal) , com a família da minha esposa em casa, sentado em uma cadeira dessas brancas de plástico caí no chão, a cadeira quebrou com meu peso, todos riram até eu. Realmente foi engraçado, mas só DEUS sabe como eu estava por dentro. Eu afirmo, podem até me criticar, mas a verdade é que estar acima do peso não faz ninguém feliz. Na manhã do dia seguinte, logo após essa vergonha, no auge dos meus 129 QUILOS E 300 GRAMAS, eu disse em frente ao espelho: Eu não posso viver assim!


SUPERANDO OS LIMITES E BUSCANDO AJUDA
​Me dediquei mais ao Jiu Jitsu, comecei a praticar outros esportes (musculação e natação) e após uns meses cheguei a 118 quilos, uma vitória, mas não era o que eu precisava e queria. Então, busquei ajuda médica com a Dra. Alyne Cardoso, ela fez vários exames e nessa hora me conheci melhor. Além de outros dados, como gordura visceral acima do indicado, o que mais me assustou foi minha idade metabólica que estava acima dos 50 anos e eu com pouco mais de 30.
Com base nas orientações médicas, disciplina, treino, alimentação controlada, reposição hormonal e muita dedicação, busquei conhecimento sobre alimentos, suplementação, uma amiga esteticista, Dra. Rakel Sousa fez aplicação de enzimas durante um tempo. Enfim, reunindo isso tudo e fugindo das tentações cheguei aos 96 quilos. Realmente eu me tornei outra pessoa, algumas pessoas juravam que eu havia feito cirurgia de redução de estômago. Rsrsrsrs! Realmente me tornei outra pessoa.
​Melhorei meu desenvolvimento no esporte, comecei a competir, ganhar campeonatos, me tornei instrutor de Jiu Jitsu (puxava treino às 6 horas todos os dias), comecei a ter autoestima e o melhor de tudo, inspirar e ajudar outras pessoas. Confesso que dou meus deslizes e não vivo por conta dos treinos e dieta, não mesmo, mas nunca mais voltei a ser o que eu era. Tenho uma saúde extraordinária, tenho fôlego, resistência, recuperação, força, flexibilidade e FELICIDADE acima de tudo.

POR FALTA DE MUSCULAÇÃO ROMPI OS LIGAMENTOS
Fiquei viciado em Jiu Jitsu e abandonei a musculação, o resultado foi o rompimento dos ligamentos dos dois joelhos, a falta da musculação me deixou vulnerável a essas lesões. Vou passar por um procedimento cirúrgico em ambas as pernas, já marcado para o início de 2022 e meu médico, Dr. Halyston, garantiu o retorno às atividades logo, a musculação NUNCA mais vai sair da minha vida e para melhorar esse fortalecimento vou fazer bike também.

META PARA 2022
Hoje estou com 108kg e baixando, sendo que os músculos representam muito nesses números. Recorri novamente à medicina, estou atualizando meus exames e a meta agora é baixar as medidas da cintura e lá vamos nós de novo – não estou preocupado com peso e sim com medidas.
Faço musculação com meu professor Panda, estamos treinando só membros superiores até a recuperação dos joelhos, vou no JJ de leve, rsrsrs, enquanto a cirurgia não acontece.
Vou participar de uma ou mais competições de nível nacional e mundial, não vou lutar apenas na minha categoria, irei lutar nos absolutos e, com fé em Deus, vou ganhar.



3 LIÇÕES
1. Respeitar os limites do corpo, mas sempre tentar superá-los;
2. Faça o esporte que você ama, mas sempre faça musculação;
3. Coma o que dá prazer, mas tenha mais prazer no que te faz bem.

RESULTADOS ​
​Hoje coleciono medalhas de vitórias e participações, sou um faixa preta e honro meus mestres dentro e fora do tatame. Convido todos meus amigos para treinar, pois o que fez bem pra mim pode também fazer bem para eles.
​Minha filha mais velha, Kássia, é FAIXA AZUL, a Yasmim é praticante dedicada de musculação, Julia começou Jiu Jitsu esse ano e a Melissa já está no rumo. ​Não fumo e nem voltarei a fazer isso comigo, até a cerveja tem sido menos e com essa saúde, minha vida com a esposa deu um salto de qualidade e felicidade.
Em resumo, o esporte é vida, transformou a minha para melhor e jamais deixarei de treinar.
E você? Quando você vai começar a sua transformação?
Beijo no coração que ficará mais forte com musculação.
Gleisy Nunes - Influenciadora digital fitness.
@gleisynunes (Instagram).  

09/11/21 11:34 | Atualizado em: 09/11/21 11:32

SAÚDE

A vitamina D e seus benefícios no mundo esportivo







O colecalciferol, mais conhecido como vitamina D3, sofre hidroxilação transformando-se em calcitriol, que é a forma ativa da vitamina D. A vitamina D é essencial para o bom funcionamento do organismo.

Ela pode ser absorvida pelo corpo através da exposição solar, através da alimentação (as principais fontes são peixes gordurosos e gema do ovo) ou suplementos alimentares.

Em atletas, o nível de vitamina D está principalmente associado à prevenção de lesões, à reabilitação, à melhora da função neuromuscular, ao aumento do tamanho das fibras tipo II, às diminuições da inflamação, do risco de fraturas por estresse e de doenças respiratórias agudas.

Quando o objetivo é ganhar massa muscular, pensamos de forma intuitiva em exercícios com pesos e uma alimentação hipercalórica, rica em carboidratos e proteínas. No entanto, não podemos nos esquecer do papel dos micronutrientes (vitaminas e minerais) que, embora, muitas vezes sejam negligenciados, desempenham função importante no mecanismo da hipertrofia.

A vitamina D atua no sistema neuromuscular, resultando em melhor tempo de reação, equilíbrio e força muscular, além de ser fundamental para a fixação do cálcio e outros minerais em nosso organismo.

Há uma relação positiva entre a vitamina D e o aumento de força muscular, por causa do aumento dos níveis intracelulares de calcitrol em diversos tecidos do organismo como o tecido nervoso e muscular. Ela é importante por introduzir os nutrientes, como o fósforo e o cálcio, nos músculos. Ou seja, melhora o desempenho da contração muscular e também do processo do crescimento.

Além disso, estudos mostram que o nível da Vitamina D está relacionado ao da testosterona e, consequentemente, com o rendimento físico.

No processo hipertrófico, ela aumenta a força muscular, auxilia na recuperação do músculo reduzindo as dores do pós treino, além de também estar relacionada ao equilíbrio hormonal, por produzir hormônios que fazem a síntese proteica (hormônios anabólicos, como a testosterona).

A deficiência da vitamina, ou seja, a Hipovitaminose D, causa sarcopenia (redução da massa muscular), fraqueza muscular e contribui para um aumento do risco de danos musculares e miopatias (doenças musculares).

A vitamina D contribui com o emagrecimento da seguinte forma:
1) Diminui os níveis de Cortisol
O cortisol é o famoso hormônio do estresse que está relacionado diretamente com o acúmulo de gordura localizada, a Vitamina D favorece a produção de hormônios saudáveis como a testosterona e reduz os níveis do famoso cortisol que favorece a obesidade.
2) Promove o metabolismo e a quebra de gordura. Ela corta a produção de paratireoide, acelerando o trabalho do fígado de quebrar a gordura e também inibindo a capacidade das células de gordura de crescerem.
3) Traz saciedade. Aumenta a quantidade de Leptina, que é um hormônio responsável por enviar ao cérebro as sensações de saciedade.
4) Sua deficiência também pode prejudicar a ação da insulina.

Para que um esportista mantenha um bom nível de vitamina D, por um período de até 6 meses, indica-se:
⁃ Ingestão de 4.000 a 5.000 UI/dia de vitamina D3, por um período de 4 a 8 semanas.
⁃ Exposição ao sol.





Dr. Rogério Tavares Machado da Silva
Cardiologia do esporte
Medicina de performance
CRMMG 48871 / RQE 31290

Instagram: @dr_rogeriotavares
E mail: rotavares83@gmail.com 

01/11/21 15:07 | Atualizado em: 01/11/21 18:30

SAÚDE

Flexibilidade e mobilidade articular





Não é novidade nenhuma que praticar musculação ajuda na depressão, entre outras doenças emocionais. Deixar de praticar exercícios pode lhe proporcionar inúmeras doenças, como: diabetes, osteoporose, doença cardíaca, entre outros fatores de risco. E treinar lhe proporciona uma melhora no seu sistema cardiocirculatório e fisiológico, podendo ser extremamente importante na prevenção de tratamentos. Para os interessados, ter uma vida ativa praticando musculação ajuda até no tratamento de disfunção erétil, bem como, uma melhora na libido sexual, masculina e feminina.

Porque devemos treinar?
A prática de exercícios ajuda a fortalecer os músculos e evita a perda óssea, que pode levar à osteoporose.
Vamos falar um pouquinho sobre treinar flexibilidade.
Treinar flexibilidade muitas vezes não é a prioridade para grande parte das pessoas ativas que praticam algum tipo de modalidade esportiva. Apesar disso, treinar flexibilidade não é menos importante do que desenvolver a capacidade cardiorrespiratória ou a força muscular.
O conceito de flexibilidade ou mobilidade articular é muito simples: é a amplitude máxima de movimento em uma ou mais articulações.

Inclusive, você já deve ter se perguntado qual a diferença entre flexibilidade e alongamento, certo?
Flexibilidade é a capacidade física do nosso corpo. Trata-se da capacidade que os músculos e tendões têm de, em resposta ao movimento, se alongarem, esticarem e permitirem que uma articulação se mova ao longo de toda a sua amplitude natural.

A perda de flexibilidade nas articulações do nosso corpo limita os movimentos básicos e pode causar dores e lesões, além de aumentar, nos idosos, o risco de quedas.
Alongamento é o exercício utilizado para treinar a amplitude de movimento das articulações!
Para as atividades da vida diária necessitamos de um mínimo de exigência de flexibilidade de nossas articulações; por exemplo, apanhar um objeto em um armário alto, agachar-se para pegar algo do chão, entre muitas outras situações. Você já observou que hoje você sente mais dores nas costas do que antigamente? A resposta está justamente no declínio de sua elasticidade.

Não damos tanto valor à flexibilidade, pois sua importância, muitas vezes, passa despercebida!
Se você está enferrujado ou não consegue pegar a ponta dos pés, veja como melhorar essa situação praticando alongamentos umas três vezes na semana.
E daí vocês me perguntam:
- E a tal “mobilidade”?
De uma forma bem simples, “Mobilidade Articular" é a capacidade para executar movimentos dentro de grande amplitude de movimentação. A mobilidade é um dos cinco elementos básicos que determinam a performance física do indivíduo. Ela pode ser dividida em dois componentes: flexibilidade e capacidade de extensão.
Ter uma boa mobilidade articular irá possibilitar ao indivíduo maior liberdade para que os músculos executem os movimentos, melhorando o desempenho nas funções básicas e fundamentais do corpo.

O trabalho irá propiciar melhora da coordenação motora e estabilização articular, trazendo o aumento da performance física.
Treinar a Mobilidade Articular tem como benefícios a prevenção de lesões. A articulação tem uma maior capacidade de se adaptar e de realizar os movimentos de forma mais segura e eficaz, diminuindo o risco de lesão. Aumento da eficiência do movimento e aumento significativo na performance.

Constatar que olhar para trás, quando vai manobrar o carro por exemplo, já não é mais um movimento tão simples deve ser difícil, concorda?
Sentir dificuldade em situações diárias como calçar os sapatos ou vestir a camiseta, certamente, causa aflição, não é mesmo?
Você também não consegue entender porque, de repente, ficou mais complicado colocar o sutiã ou até mesmo estender as roupas no varal.
Realmente, essas são algumas circunstâncias que mostram a perda da sua flexibilidade muscular e mobilidade articular. Isso significa a limitação da sua capacidade de realizar de forma mais fácil os movimentos do seu dia a dia, como pegar um objeto do chão.

Com o envelhecimento, o corpo tende a perder mobilidade articular e, atividades que normalmente são absolutamente simples, como pegar um objeto ao chão, sair do carro etc, passam a ser muito difíceis de serem executadas. Alerto os jovens a praticarem alongamentos para terem uma qualidade de vida bem melhor na velhice. Fique tranquilo, pois com boas práticas é completamente possível reverter essa situação.

Os exercícios de flexibilidade e Mobilidade devem ser feitos, no mínimo, duas a três vezes por semana, sendo que diariamente é mais efetivo. O tempo recomendado de cada exercício é de 60 segundos, que pode ser fracionado, em duas séries de 30 segundos; ou quatro séries de 15 segundos.

Como saber até onde posso alongar?

A amplitude do movimento deve ser máxima, até o início do desconforto, do sintoma de dor!
Mas lembre-se, alongar para ganhar flexibilidade é um tipo de treinamento que deve, preferencialmente, ser feito separado dos treinos aeróbio e de força! No próximo post, o Dr. Rogerio Tavares irá falar sobre a diferença entre os treinos.
O aquecimento do corpo é muito bem-vindo antes do treinamento de flexibilidade.
O adequado nível de flexibilidade pode ajudar na performance esportiva, por exemplo em modalidades que exigem maior amplitude de movimento, como a ginástica artística, a natação e a corrida.

Ao facilitar o movimento amplo, de determinados gestos esportivos, com um grau desejado de flexibilidade, também previnem-se lesões.
Portanto, você tem bons motivos para treinar sua flexibilidade:
1-Manter as atividades da vida diária com qualidade, visando um envelhecimento saudável;
2- Aperfeiçoar a execução de técnicas esportivas ;
3- Prevenir lesões, porque mantém os músculos alinhados e na tensão certa;
4- Prevenir quedas, pois melhorar a mobilidade das articulações;
5- Proporcionar relaxamento e a redução do estresse.
E em relação a Mobilidade Articular, procure um profissional Fisioterapeuta ou um Profissional de Educação Física capacitado para lhe orientar em exercícios de mobilidade.

Invista na sua saúde! Os retornos que você vai receber serão os melhores e os mais gratificantes.
Ah! E não esquece de compartilhar esse artigo com seus amigos que também estão precisando se exercitar!

Beijo no coração que ficará mais forte com musculação.
Gleisy Nunes é influenciadora digital fitness
Instagram @gleisynunes
(Personal Trainer /Coach Chillon Rodrigues Promotor de Saúde)
(Personal Trainer Jennifer Áquila) 

19/10/21 12:35 | Atualizado em: 19/10/21 14:51

SAÚDE

Atividade física e seus benefícios para a Saúde



Por: Dr Rogério Tavares Machado da Silva






Na minha prática clínica diária, atuando como cardiologista clínico, percebo o quanto as doenças cardiovasculares, desde as mais comuns, como hipertensão arterial, como as mais graves, como o infarto do miocárdio, e o acidente vascular cerebral (AVC), influenciam na qualidade de vida das pessoas.

Infelizmente, nós cardiologistas conhecemos o paciente já com as doenças instaladas, por vezes não temos nem mesmo a oportunidade de tratá-las.

É justamente isso que as pessoas precisam evitar;

A doença cardiovascular que aparece aos 80, 70, ou 60 anos, se iniciou aos 20.

Portanto, é justamente com a opção de viver de forma saudável, que você conseguirá prevenir a doença que irá se instalar lá na frente;

“Eu não gosto de fazer dieta doutor! Odeio passar fome”. Aprenda a comer! Você será saudável sem passar fome;



“Odeio academia, odeio musculação doutor!”. Ok! Sem problemas! Existem outros tipos de exercícios físicos disponíveis, não necessariamente tem que ser feito dentro de uma sala de musculação. Sempre existe aquele exercício que você se identifica mais.

“Não tenho tempo para fazer atividade física”. OK! Mude alguns hábitos; Abandone o elevador, suba e desça de escada; Vá de bicicleta ao trabalho, ao invés de ônibus ou carro; O Trabalho é muito distante? Estacione longe, desça dois pontos antes, e vá caminhando !

“Estou satisfeito com meu corpo”; Que ótimo! Mas não estou falando de estética! Estou falando de saúde!

A prática de atividades físicas regulares é fundamental para uma vida saudável. Ajuda tanto na prevenção, quanto no tratamento de diversas doenças, como a hipertensão arterial, a dislipidemia (alteração do colesterol do sangue), o diabetes, o infarto, o AVC, entre tantas outras (incluindo vários tipos de câncer);

E tem mais!

A qualidade de vida durante sua velhice está intimamente ligada ao histórico de atividades físicas realizadas durante toda sua vida;

Ossos mais fortes, musculatura mais preparada, principalmente para te dar suporte na sua locomoção, articulações mais estáveis;

Maior capacidade cardiopulmonar, maior eficiência do sistema imunológico, melhor funcionamento do trato digestivo!
Tudo sofre influencia positiva em uma vida saudável, com prática regular de atividades físicas, e alimentação saudável.

Portanto, não espere a doença chegar e se instalar!
Comece hoje seu projeto de vida saudável!

Dr Rogério Tavares Machado da Silva
Cardiologista do esporte
CRMMG 48871 / RQE 31290

Instagram: @dr_rogeriotavares
E Mail: rotavares83@gmail.com




 

16/10/21 17:28 | Atualizado em: 16/10/21 17:28

SAÚDE

Vamos falar de musculação?





É com muita alegria e satisfação que começo hoje aqui nessa coluna falando sobre bem-estar, qualidade de vida, vivendo saudável. Dando algumas dicas para você viver melhor, se eu consegui você também consegue. Tendo o apoio do meu amigo e médico que me orienta Dr. Rogerio Tavares, Cardiologista que acompanha atletas e esportista a terem uma vida saudável. Bora pra cima.

 Mas para que isso ocorra, no entanto, é necessário um investimento, ter determinação, foco e disciplina.. Lembre-se que você é o principal responsável por sua vida e não há ninguém que deva se preocupar mais com você do que você mesmo.

Muito se pode fazer em nome da nossa saúde e do nosso bem-estar. Andar de mãos dadas com os bons hábitos é essencial para a manutenção do bom funcionamento do nosso organismo, garantindo, assim, uma melhor qualidade de vida. Afinal, quem não sonha em viver cada minuto da vida livre dos incômodos e infortúnios oriundos de uma vida desregrada e sem limites? Ter bons hábitos e cuidado com a saúde, é fundamental para evitar a fragilidade na terceira idade, essa consciência devemos ter desde cedo.

Não é novidade que a prática regular de exercícios físicos é um dos pilares para manter a saúde, e mesmo as pessoas idosas que já têm alguma mobilidade comprometida podem, e devem, se exercitar com orientação de um profissional adequado. Muitos idosos com limitações chegam na academia e acham que não vão conseguir se exercitar. Mas tendo um treino bem específico podemos ver pessoas que mal andam recuperarem a mobilidade. A atividade física, em todas as idades, precisa ser rotineira, de 30 a 40 minutos por dia ou de três a quatro vezes na semana.

Exercícios físicos são a prevenção! Vou falar da musculação.

A musculação melhora o condicionamento cardiorrespiratório, diminui a quantidade de gordura, auxilia o emagrecimento, diminui o risco de diabetes, aumenta a autonomia em idosos e garante mais disposição física e mental a todos em todas as faixas etárias. Os Benefícios da Musculação vão além de um corpo definido, é ter qualidade de vida pensando no futuro, envelhecer bem. Deixar os músculos definidos e tonificados é só o começo. Há aumento de gasto calórico durante o exercício e o ganho de massa magra acelera o metabolismo, fazendo o corpo funcionar de maneira mais eficiente. Ela acelera o metabolismo, deixa o corpo mais jovem, há perda da gordura e ganho de músculos, protege os ossos, ela trabalha grandes grupos musculares, deixa o coração mais forte, aumenta a flexibilidade que com o tempo perdemos, melhora o funcionamento do sistema imunológico como um todo. Esse é um benefício de toda atividade física, inclusive da musculação. Quem se exercita tem menos tendência a adoecer do que pessoas sedentárias, a academia também é um lugar para fazer novos amigos e melhorar a vida social! Ir à academia não é apenas bom para o corpo, é bom também para a mente. Como é um lugar onde a maioria das pessoas tem objetivos semelhantes, elas conseguem conversar e trocar experiências. Socializando.

Ainda não se convenceu a procurar a academia mais próxima de você? Vem comigo.

Não precisa virar adepto do fisiculturismo, mas malhar três vezes por semana vai lhe fazer muito bem eu te garanto! Tenha respeito pelos seus semelhantes. Lembre-se: ninguém vive só. Adicione ao seu vocabulário palavras, como bom dia, boa tarde, boa noite, obrigado (a). Além de você se sentir melhor, fará com que as outras pessoas lhe olhem com um carinho mais que especial.
Bjaõ no coração que vai ficar mais forte com musculação.
@gleisynunes 

14/10/21 12:13 | Atualizado em: 14/10/21 12:13

SAÚDE

APRESENTAÇÃO


É com muita alegria e satisfação que começo hoje aqui nessa coluna falando sobre bem-estar, qualidade de vida, vivendo saudável. Dando algumas dicas para você viver melhor, se eu consegui você também consegue. Tendo o apoio do meu amigo e médico que me orienta Dr. Rogerio Tavares, Cardiologista que acompanha atletas e esportista a terem uma vida saudável. Bora pra cima.

 Mas para que isso ocorra, no entanto, é necessário um investimento, ter determinação, foco e disciplina. Cuide da sua saúde. Lembre-se que você é o principal responsável por sua vida e não há ninguém que deva se preocupar mais com você do que você mesmo.

Muito se pode fazer em nome da nossa saúde e do nosso bem-estar. Andar de mãos dadas com os bons hábitos é essencial para a manutenção do bom funcionamento do nosso organismo, garantindo, assim, uma melhor qualidade de vida. Afinal, quem não sonha em viver cada minuto da vida livre dos incômodos e infortúnios oriundos de uma vida desregrada e sem limites? Ter bons hábitos e cuidado com a saúde, é fundamental para evitar a fragilidade na terceira idade, essa consciência devemos ter desde cedo.

Não é novidade que a prática regular de exercícios físicos é um dos pilares para manter a saúde, e mesmo as pessoas idosas que já têm alguma mobilidade comprometida podem, e devem, se exercitar com orientação de um profissional adequado. Muitos idosos com limitações chegam na academia e acham que não vão conseguir se exercitar. Mas tendo um treino bem específico podemos ver pessoas que mal andam recuperarem a mobilidade. A atividade física, em todas as idades, precisa ser rotineira, de 30 a 40 minutos por dia ou de três a quatro vezes na semana.

Exercícios físicos são a prevenção! Vou falar da musculação.

A musculação melhora o condicionamento cardiorrespiratório, diminui a quantidade de gordura, auxilia o emagrecimento, diminui o risco de diabetes, aumenta a autonomia em idosos e garante mais disposição física e mental a todos em todas as faixas etárias. Os Benefícios da Musculação vão além de um corpo definido, é ter qualidade de vida pensando no futuro, envelhecer bem. Deixar os músculos definidos e tonificados é só o começo. Há aumento de gasto calórico durante o exercício e o ganho de massa magra acelera o metabolismo, fazendo o corpo funcionar de maneira mais eficiente. Ela acelera o metabolismo, deixa o corpo mais jovem, há perda da gordura e ganho de músculos, protege os ossos, ela trabalha grandes grupos musculares, deixa o coração mais forte, aumenta a flexibilidade que com o tempo perdemos, melhora o funcionamento do sistema imunológico como um todo. Esse é um benefício de toda atividade física, inclusive da musculação. Quem se exercita tem menos tendência a adoecer do que pessoas sedentárias, a academia também é um lugar para fazer novos amigos e melhorar a vida social! Ir à academia não é apenas bom para o corpo, é bom também para a mente. Como é um lugar onde a maioria das pessoas tem objetivos semelhantes, elas conseguem conversar e trocar experiências. Socializando.

Ainda não se convenceu a procurar a academia mais próxima de você? Vem comigo.

Não precisa virar adepto do fisiculturismo, mas malhar três vezes por semana vai lhe fazer muito bem eu te garanto! Tenha respeito pelos seus semelhantes. Lembre-se: ninguém vive só. Adicione ao seu vocabulário palavras, como bom dia, boa tarde, boa noite, obrigado (a). Além de você se sentir melhor, fará com que as outras pessoas lhe olhem com um carinho mais que especial.
Bjaõ no coração que vai ficar mais forte com musculação.
@gleisynunes