Publicidade

BARRACA DA SUSTENTABILIDADE

Procura por mudas é destaque

13/08/17 08:18 | Atualizado em: 13/08/17 08:18

“A semente da arborização parece já dar frutos na vida dos palmenses! Da mesma forma, a responsabilidade pela preservação ambiental já faz parte do cotidiano de nossa população”, avaliou, neste sábado, 12, o presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), Evercino Moura dos Santos Júnior, durante o evento Resolve Tudo, realizado na Escola de Tempo Integral (ETI) Padre Josimo Tavares.
Mais uma vez a FMA esteve presente com a Barraca da Sustentabilidade, levando diversos serviços, entre os quais, distribuição de mudas, exposição fotográfica, orientações sobre abertura de processos para adoção de área verde e licenciamento ambiental, oficinas de reciclagem e o Programa Renova Palmas, que consiste na troca de um litro de óleo usado por uma muda de planta, produzida pelo Viveiro Educador, unidade vinculada a Fundação de Meio Ambiente.
“No Viveiro Educador cultivamos mudas de árvores frutíferas e nativas do cerrado, que são utilizadas na arborização urbana, projetos de recuperação de nascentes e reflorestamento. Lá também recebemos alunos da rede municipal e privada para atividades ligadas à Educação Ambiental e participamos de eventos como o Resolve Tudo, incentivando o cultivo e a preservação do meio ambiente”, explicou, o presidente Evercino Moura.
Segundo o secretário executivo da FMA, Giovanni Assis, nesta edição foram doadas cerca de 400 mudas de várias espécies. “Também recebemos alguns litros de óleo e explicamos como é o processo do Renova Palmas para as pessoas que ainda não conhecem. Temos sido sempre bem recebidos e conseguimos passar a mensagem da sustentabilidade. E o mais importante: tocamos as pessoas sobre esse tema”, ponderou Giovanni Assis.
Para Maria Souza, dona de casa, os eventos em que é possível receber uma muda são particularmente especiais. “Onde vocês estão, eu pego uma muda, Meu quintal tá ficando uma beleza, com muitas plantas, mais fresquinho e daqui a pouco terei frutas produzidas em casa”, disse ela.
Já a arquiteta Josi Sá comemorou a informação de que a Fundação Municipal de Meio Ambiente tem um programa – Renova Palmas – para a destinação correta do óleo de cozinha utilizado. “Poder receber a muda já é muito bom. Além disso, ainda poder descartar o óleo utilizado é uma ação que atende uma necessidade real”, exclamou.
O Resolve Tudo contou ainda com a presença da estação itinerante do Programa Coleta Palmas, composta por quatro contêineres, para receber resíduos sólidos, sendo dois para receber plásticos, um para metal e um para papel/papelão.
Os produtos coletados serão, posteriormente, entregue aos cooperados da Cooperativa de Catadores de Produção de Recicláveis do Tocantins Amigos da Natureza (Cooperam) e aos associados da Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis da Região Centro-Norte de Palmas (Ascampa), para seja dada a destinação final a estes recicláveis”, explicou o presidente da FMA, Evercino Moura dos Santos Júnior.