Publicidade
Publicidade

EDUCAÇÃO

Instituições de ensino têm até o próximo dia 16 para se inscrever na Fecit 2017

11/10/17 10:11 | Atualizado em: 11/10/17 10:11

A 4ª edição da Feira de Ciências, Inovação e Tecnologia (Fecit) 2017 começa dia 24 de outubro no Auditório Central do Centro Universitário Luterano de Palmas, Ceulp/Ulbra. Para participar, as instituições devem realizar as inscrições até dia 16 de outubro. Podem inscrever seus projetos alunos da educação básica (Ensino Fundamental e Médio) das escolas estaduais, municipais e particulares, bem como as instituições de ensino técnico e superior do Tocantins, públicas e privadas.



Para o secretário da Educação, Danilo Melo, a Fecit eleva o padrão de conhecimento dos alunos. Ele lembra que Palmas é uma Capital que se destaca pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), e que o aprendizado da língua portuguesa e de matemática, em relação a todas as capitais do País, é o melhor do Brasil.



Além da participação na Febrace, os projetos destaques dessa edição concorrem a três credenciais para participação em feiras internacionais durante o ano de 2018 - Youth Science Meeting, que será realizada em Lisboa, Portugal; ExpoIngeniería, na cidade de San Jose, Costa Rica; e o XIV Concurso de Proyectos Empresariales, Ciencia, Tecnolgia e Innovación 2018, em Ambato, Equador.



A credencial para a LIYSF: London International Youth Science Forum 2018, em Londres, na Inglaterra, já foi garantida pelas alunas da Escola Municipal Beatriz Rodrigues. Elas ganharam a participação durante o VII Encontro Nacional e IV Internacional Ondas “Yo amo la ciência”, realizado em Bogotá, na Colômbia. Heloísa Faustina Gama, Ana Beatriz de Loiola Mesquita e Maria Vitória Canevari, juntamente com a orientadora do projeto, a professora de Ciências Francisca da Silva Cirqueira, conquistaram troféu e certificado de menção honrosa com o Projeto Mandacaru contra o Câncer.





Inscrições e participação do público

As instituições interessadas em participar da Fecit devem inscrever seus projetos até 16 de outubro por meio do e-mail: fecitpalmas@gmail.com.



Para o público em geral, o credenciamento será realizado na hora e dará direito a assistir a qualquer palestra ou oficina que tiver vagas disponíveis. Será disponibilizada declaração de participação.



Todas as informações sobre como as instituições de ensino devem proceder para inscrever seus projetos podem ser conferidas no Edital.



A Fecit é realizada anualmente pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), por meio de parcerias e do apoio de diversas instituições. O objetivo maior é investir na formação científica de educandos da rede pública e particular de ensino, oferecendo várias atividades, como a exposição de trabalhos científicos, que culmina em premiação e na representatividade da instituição na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada anualmente na Universidade de São Paulo.