Publicidade
Publicidade

7 dicas para não engordar nas festas de fim de ano:

07/12/17 18:36 | Atualizado em: 07/12/17 18:36







As festas de fim de ano são regadas de muita comilança e geralmente bebidas alcóolicas. Para quem quer manter o peso ou está tentando emagrecer elas podem se tornar uma verdadeira tortura!

Você não precisa e nem deve se abster de aproveitar esses momentos junto da família e amigos. A ceia de Natal e a Festa da Virada são momentos esperados ao longo do ano, e você pode sim, se preparar para elas!

Então veja 7 dicas para aproveitar esses momentos sem culpa:

1. Para a ceia de natal, inclua no cardápio alimentos saudáveis e bebidas naturais, como saladas, frutas, suco de frutas e águas saborizadas. Além de bonita sua mesa vai ficar nutricionalmente rica. Evite refrigerantes, refrescos de caixinha ou pó;
2. Na hora de comer os pratos típicos, não se prive de nada, afinal, esses alimentos não fazem parte do dia a dia e são próprios da ocasião. Coma de tudo um pouco, em pequenas quantidades, como se estivesse em uma degustação. Você vai se sentir satisfeito e não vai extrapolar.
3. Antes de partir para a sobremesa, coma uma fruta ou beba um copo de suco, isso vai fazer com que você coma menos do doce. Se você for uma pessoa que gosta mais de doces, coma menos carboidratos e frituras na ceia (arroz, batata, lasanha, salpicão, rabanada e etc), para comer uma porção maior de sobremesa.
4. Nos dias de festa, prefira alimentos mais leves, evite massas, pães, frituras e industrializados. Já que alimentação será mais “pesada” a noite, o ideal é pegar leve ao longo do dia.
5. Nos dias que seguirem as festividades, beba bastante água e chás diuréticos como hibisco e cavalinha, isso ajuda o organismo a metabolizar o álcool ingerido e reduzir a retenção hídrica. Sucos desintoxicantes, como o suco verde, também são bem-vindos.
6. Mantenha uma rotina de atividades físicas. Seu corpo não sabe qual é o dia da semana ou qual a época do ano. Se organize para fazer caminhada, continuar indo a academia ou até mesmo treinar em casa. O importante é não usar as férias como desculpa para ficar acomodado.
7. Durma pelo menos 8 horas por noite. Se dormir poucas horas nos dias de festa, tente descansar no dia seguinte, poucas horas de sono também contribuem para o ganho peso.