Publicidade
Publicidade

ESTADO

Unimed Palmas inova com investimentos que garantem melhor processamento e armazenamento de dados

06/02/18 09:35 | Atualizado em: 06/02/18 09:35

Com a implantação de um novo centro de processamento de dados, conhecido atualmente como datacenter, a Unimed Palmas busca ampliar e dar agilidade na disponibilidade de seus serviços. A nova infraestrutura de tecnologia da informação, voltada a empresa, é capaz de acolher inúmeros servidores e dados. A solução garante um melhor aproveitamento dos recursos computacionais, permitindo inclusive reduzir o consumo de energia e facilitar a implementação de novos ambientes. A inovação, para o ambiente empresarial, garante a oferta de um serviço seguro e confiável, além da garantia do compromisso de integridade das informações.

Segundo o analista de redes e infraestrutura da Unimed Palmas, Rodrigo Luiz dos Santos, para um núcleo hospitalar como o do grupo Unimed, a nova infraestrutura é de grande importância, pois garante que não existam desvios ou quedas na operacionalidade. “O setor de tecnologia da informação da Unimed Palmas busca constantemente investir em novas tecnologias, a fim de proporcionar segurança e disponibilidade no armazenamento das informações. O método proporciona aos pacientes e colaboradores a garantia de uma tecnologia de ponta que, consequentemente, refletirá de forma positiva nos nossos serviços”, comentou o analista.

O ambiente projetado para abrigar servidores e outros componentes como sistemas de armazenamento de dados da cooperativa conta com uma sala individual para fornecimento de energia, telecomunicações e uma sala cofre para os servidores, com controle de acesso biométrico, monitoramento 24 horas, controle de temperatura e protegido por portas e paredes antichamas.

Para o presidente da Unimed Palmas, Ricardo do Val, a criação do Data center tem o objetivo de oferecer segurança aos pacientes e garantir confiabilidade ao armazenamento das informações da cooperativa. “A preocupação com os nossos clientes foi a motivação para estruturar um Data center. Antes de tomar a decisão nós ponderamos, pesquisamos e averiguamos que essa seria a melhor solução em TI para nós”, destacou.

O Data center é acreditado por vários órgãos, entre eles a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que certifica produtos que oferecem proteção contra roubo e incêndio, além de guardar arquivos em cópias seguras.

“Percorremos todo um trajeto em busca de evolução na área de Tecnologia da Informação. O Data center é o ponto alto desse nosso caminho, que incluiu, em especial, três fases: a substituição gradativa de todos os computadores obsoletos da cooperativa, a criação de 22 servidores que separa cada serviço e a utilização da fibra ótica para tráfego de dados. Através da nova solução, os beneficiários da Unimed Palmas também têm direito a wifi grátis na sede, no hospital e CEME. Já, nos apartamentos e enfermarias o serviço estende acesso a Netflix”, reforçou o analista.