JALAPÃO

Natureza preservada no Jalapão impressiona holandeses durante Famtour no Tocantins

10/04/18 14:16 | Atualizado em: 10/04/18 14:16

Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins
O Tocantins tem procurado explorar as vocações naturais do Estado, dando condições para que o turismo sustentável aconteça e atraia cada vez mais visitantes. A visita do grupo de nove operadores holandeses que estão no Estado desde a semana passada, conhecendo as principais regiões turísticas do Tocantins, é resultado de uma dessas ações. A participação do Tocantins na Vakantiebeurs 2018, a principal feira de turismo da Holanda, realizada em janeiro deste ano, possibilitou o Famtour (viagem de familiarização) Holanda no Tocantins. Neste fim de semana, os operadores visitaram os principais atrativos naturais do Jalapão. Na sequência, o grupo se divide, para conhecer a região das Serras Gerais, e o Cantão.

O roteiro dos holandeses teve início na sexta-feira, 6, na Capital, as cachoeiras de Taquaruçu e a natureza ainda preservada no entorno de Palmas encantaram os empresários europeus. Para o grupo, o Tocantins tem muito potencial, principalmente para o ecoturismo, e o turismo de aventura, que é uma das modalidades mais apreciadas pelos holandeses.

Segundo Ivens Signorini, que é representante da Embaixada do Brasil na Holanda, o Jalapão tem um grande diferencial em tudo que eles já viram em termo de Brasil. É um produto que vale a pena ser tabulado, e ser oferecido ao turista holandês. “O pacote teria que ter no mínimo cinco dias, as distâncias são grandes, e você tem que dar tempo ao turista para que ele possa conhecer todas as belezas naturais e os atrativos que o Estado oferece”, explicou.

No primeiro dia do grupo no Jalapão, a visita às Dunas foi um dos pontos mais altos do roteiro. A areia de cor alaranjada, o pôr-do-sol ao entardecer, a vegetação rasteira típica daquela região, e o colorido das serras desgastadas pela ação do vento, deixaram os operadores de turismo impressionados, com a beleza natural, ainda preservada. Segundo a operadora da Ideias Tours, Marcela Ramos, vender o trade turístico do Estado para o mercado europeu é uma questão de apenas ajustes. “É realmente incrível e diferenciado de outras partes do Brasil, o intuito de vir, aqui, é conhecer melhor o produto que a gente vai vender lá fora”, destacou Marcela. A operadora atualmente trabalha com os mercados holandês, francês, alemão e inglês.

O grupo visitou ainda a Cachoeira da Velha, no Parque Estadual do Jalapão e a prainha do Rio Novo.

De acordo com o representante da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, James Possap, a natureza ainda preservada foi o que mais chamou a atenção dos operadores de turismo. “Se compararmos o Tocantins com outros roteiros já conhecidos no Brasil, o ambiente em outros lugares é muito construído, já não são tão naturais. E certamente o nosso estado chamou a atenção deles pela natureza ainda preservada, sem a ação do homem. E como estamos na época das chuvas, o verde está bem iluminado, os rios e cachoeiras cheias, realmente impressiona”, destacou James.

O roteiro no Jalapão contou ainda com muita adrenalina, com a prática do rafting no Rio Sono. Foram cerca de 2 horas e meia, nas corredeiras do rio, com muita aventura. No percurso, os holandeses apreciaram as belezas naturais da região.