CULTURA

Joias de “Deus Salve o Rei” tem endereço certo

11/05/18 16:20 | Atualizado em: 11/05/18 16:20

Desde que estreou na TV Globo, o figurino de Deus Salve o Rei chama a atenção pela riqueza nos detalhes, que vão desde as roupas, acessórios e principalmente as joias. Um dos designers chamados pela produção para criar peças que fossem ao encontro da demanda da novela foi Miguel Simek. Não é a primeira vez que o artista cria para a Vênus Platinada. Isso já ocorreu em 2007 em Paraíso Tropical, quando havia um personagem que era joalheiro, e em 2009 em Caminho das Índias, tendo feito muitas das joias usadas por Juliana Paes, que encarnava a personagem Maya; e outros nomes do elenco, a pedido da figurinista Emília Duncan.

“Historicamente, sempre que a produção de arte ou o figurino tem tarefas mais complexas com relação às joias, sou procurado. Em Caminho das Índias, por exemplo, o figurino era bem complexo e a própria figurinista Emília Duncan me procurou cinco meses antes para pedir ajuda na elaboração das joias”, diz Simek. Já em Deus Salve o Rei, ele foi procurado pela Produção de Arte para fazer peças que estavam no texto do autor, como um anel que tinha um papel importante na trama e peças de alto valor que seriam oferecidas como dote para uma princesa pedida em casamento. Durante este processo, ele foi procurado pelas figurinistas para usar outras joias nos personagens da realeza e solicitaram mais de 50 peças. “No caso desta novela, me disseram que seriam para personagens da realeza, então tinham que ser peças ricas e opulentas que fossem compatíveis com reis, rainhas, príncipes e princesas”, completa Miguel.


As peças do joalheiro são feitas em prata e prata com banho de ouro. Para a novela, no entanto, usou zircônias no colar de diamantes, topázio azul no de safiras e quartzo verde na pulseira de esmeraldas, buscando dar mais realismo sem encarecer tanto o projeto. “No caso do anel, que era um elemento central da trama, usamos rubis verdadeiros importados do Sri Lanka, para dar mais verossimilhança. Nas peças do figurino também usamos pedras verdadeiras, sobretudo granada, ônix, lápis-lazúli e esmeralda”, explica o joalheiro. Há ainda peças que serão usadas em momentos importantes da trama, como o casamento de Catarina (Bruna Marquezine). Visto esse vasto material, Miguel Simek lançou no dia 6 de março, em sua loja virtual, a coleção “Medieval” com peças feitas especialmente para a história das 19h.


“Já costumo sempre estar antenado em diferentes culturas, porém, quando recebi a demanda da novela, fizemos uma ampla pesquisa de joias da época medieval e assim ampliei muito o leque de opções, que agora foram lançadas no site”, conta Miguel Simek. A coleção foi pensada em castelos, reinados, reis e rainhas, príncipes e princesas, armaduras, bailes e deslumbrantes vestimentas. A Idade Média é o período que divide a Antiguidade da Idade Moderna e marcou a passagem para um mundo de grandes revoluções. “A obra de Tomás de Aquino, a pintura de Giotto, a poesia de Dante Alighieri e Chaucer, as viagens de Marco Polo e a edificação das imponentes catedrais góticas estão entre as mais destacadas façanhas deste período. A Coleção Medieval é fruto da releitura desta Era, trazendo nas joias toda a elegância, mistério e encantamento da rica Idade Média”, finaliza o designer.


A coleção está à venda para todo o Brasil pelo https://www.simek.com.br/collections/colecao-medieval



Instagram @simekfinejewelry