Educação

Comissão da Câmara dos Deputados aprova criação da UFNT

11/07/18 18:22 | Atualizado em: 11/07/18 18:22

O projeto de lei 5274/16, que cria a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), foi aprovado nesta quarta-feira, 11, pela Comissão de Finanças e Tributação (CFT). O PL segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) em caráter conclusivo, para depois ser enviada para apreciação do Senado Federal.

Na proposta, a nova universidade será desmembrada dos câmpus da Universidade Federal do Tocantins de Araguaína e Tocantinópolis. A deputada já havia apresentado emenda ampliando a universidade para as cidades de Xambioá, Colinas do Tocantins, Filadélfia e Guaraí. A emenda foi acatada parcialmente, aceitando apenas os municípios de Xambioá e Guaraí.

O PL é da deputada federal Dorinha Seabra (DEM). Para ela, a criação da universidade vai responder uma demanda dos estudantes da região norte do Tocantins. 

“A criação da UFNT atenderá à necessidade de expansão do ensino superior na região Norte do Estado, podendo beneficiar mais de um milhão de habitantes, abrangendo 66 municípios do Tocantins, Pará e Maranhão”, disse.