CULTURA

Ponto de Cultura oferece oficina gratuita de contação de histórias

08/08/18 09:21 | Atualizado em: 08/08/18 09:21

A Cia de Teatro UMPONTODOIS, por meio do projeto Ponto de Cultura Itinerante, promoverá, neste sábado, 11, das 14 às 18 horas, oficina gratuita de contação de histórias na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Já no domingo, 12, o grupo apresenta o espetáculo “As histórias que vou te contar”, às 19 horas, no Parque dos Povos Indígenas (PPI). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas na Loja da Fundação Cultural de Palmas, no Capim Dourado Shopping.





O diretor da Cia, Luca Justino, explica que a finalidade é comemorar o mês do folclore brasileiro - Agosto. “O projeto conta com elementos regionalistas, com artesanatos do Tocantins feitos de capim dourado, folhas de babaçu, sementes de pequi, além de instrumentos e indumentárias dos povos indígenas do Brasil”, disse. Entre as lendas a serem contadas estão a origem dos povos karajá e do pequi, o mistério da boiúna e do nego d'agua, além de curiosidades do Estado, como histórias sobre a lagoa da confusão, a Cachoeira da Velha, as igrejas matrizes de Porto Nacional e Natividade, além de outras contadas pela comunidade do antigo Canela.





Para as atrizes Ana Kamila Silva e Patrícia de Sá o projeto reforça uma característica da Cia UMPONTODOIS. "Amamos contar histórias e se podemos valorizar nossa cultura e nossa gente ficamos ainda mais felizes”.





Além de apresentar as histórias, a Cia irá abrir espaço para o público também contar causos que marcaram suas infâncias e distribuirá flyers com lendas para que o público presente possa recontar as histórias para outras pessoas.