Estado

Secretário da Saúde empossa novo Conselho Estadual com 28 instituições participantes

08/11/18 16:05 | Atualizado em: 08/11/18 16:05

Foram empossados na manhã desta quinta-feira, 8, pelo secretário de Estado da Saúde, Renato Jayme, 28 conselheiros que farão parte da nova composição do Conselho Estadual da Saúde (CES) do Tocantins. Vinte oito instituições foram eleitas para terem cada uma, um representante ocupando uma cadeira no Conselho a partir de 1º de janeiro de 2019.

O novo Conselho que tem a responsabilidade de conduzir de forma plena suas funções deliberativas e fiscalizadoras da execução das políticas públicas de saúde teve sua composição de conselheiros renovada em 50%. O presidente do Conselho, Mário Benício, ressaltou o avanço, “nossa intenção é melhorar, com essa nova composição, temos agora outra visão porque temos novas cabeças, tínhamos companheiros com interesses de participar, mas sem disponibilidade, agora com a nova composição acredito que o conselho vai dar passos à frente, a reestruturação é um ganho”.

Ao iniciar o triênio, o Corpo de Bombeiros integrará pela primeira vez o CES, o Major Cleber José Borges Sobrinho, destacou que pretende contribuir principalmente no que diz respeito ao atendimento pré-hospitalar, “e nas abordagens que realizam por meio de cursos e palestras, principalmente voltadas a questão de resgate e primeiros socorros, queremos contribuir tanto na área da saúde, como também nos informes secundários em educação”.

Desejando sucesso para os novos conselheiros, o secretário de Estado da Saúde, Renato Jayme, destacou que esse é um novo tempo para o órgão, e que muitos trabalhos importantes virão pela frente e exigirão cumprimento no papel de entidade que vai fiscalizar e deliberar sobre as ações da saúde, para ele, “um conselho forte faz com que a própria secretaria e as políticas de saúde também se fortaleçam” pontuou.

O Conselho

O Conselho Estadual de Saúde do Tocantins é uma instância colegiada de natureza permanente e com finalidades deliberativas e fiscalizadoras sobre a execução das políticas públicas de saúde para o Estado do Tocantins.