PALMAS

Palmas tem representante na posse do novo presidente da Anseditur e Festuris

09/11/18 14:58 | Atualizado em: 09/11/18 14:58

O presidente da Agência Municipal de Turismo (Agtur), e também membro do conselho fiscal da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur), Eudes Assis, participou na manhã desta quinta-feira, 08, da assembleia que empossou o novo presidente da Anseditur, Jair Galvão, que estará à frente da entidade até o ano de 2019. A cerimônia realizada na Câmara Municipal de Gramado, onde participa de um dos mais importantes eventos de negócios voltados para o segmento no País – Feira Internacional de Turismo (Festuris), que teve início nesta quinta, 08, e prossegue até sábado, 10, em Gramado-RS.

O titular da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) da cidade de Maceió-AL passa a ocupar a presidência da principal entidade de promoção ao turismo nas instâncias municipais, considerada fundamental para a implementação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do turismo na capital alagoana e demais destinos associados da entidade.

A Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo das Capitais e Destinos Indutores é um colegiado que conta com representantes de cidades turísticas das cinco regiões do País. Com assento no Conselho Nacional de Turismo, a Anseditur, faz parte do Sistema Nacional de Turismo (previsto no Plano Nacional de Turismo e formado por entidades e órgãos públicos do setor) e atua como principal interlocutora das demandas municipais no Governo Federal.

Segundo o novo presidente da Anseditur, a entidade deve manter ativas agendas e pautas importantes do segmento. “Queremos dar continuidade ao trabalho de fortalecimento da associação como guardiã das políticas municipais de turismo, representando os interesses dos municípios turísticos do Brasil, mas, acima de tudo, de fomento ao protagonismo técnico e institucional, pautado na independência da entidade, com sua agenda própria de parcerias com organismos nacionais e internacionais voltados aos interesses dos associados”, garantiu o secretário.

Para Assis, é importante a união dos secretários para que o turismo seja desenvolvido nos municípios, e também a Festuris é uma grande oportunidade para compartilhar experiências bem-sucedidas com outros secretários de turismo do Brasil, além de também divulgar Palmas. “O novo presidente está familiarizado com as causas municipalistas, acredito que fará um excelente trabalho à frente da Anseditur, em seguida vamos participar de diversos encontros e eventos dentro da programação da Festuris, pois acreditamos no potencial desta feira para podermos divulgar nossa Capital”, ressaltou o presidente.

Estiveram presentes na reunião representantes de diversos destinos turísticos com participação direta nas ações da Anseditur. Além de Palmas, estiveram presentes os secretários de Turismo de Maragogi-AL, Thereza Dantas, e de Marechal Deodoro-AL, Victor Alvim, além de representantes de municípios do Rio Grande do Sul, como Gramado, Guaíba e São José dos Ausentes, Itacaré-BA, Palmas-TO, Curitiba-PR e Teresina-PI.