ARAGUÍNA

Araguaína contará com o NIS

14/03/19 15:08:50 | Atualizado em: 14/03/19 15:08:50

Entrará em atividade em Araguaína, a partir do mês de abril, a nova unidade do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS) do Ministério Público Estadual (MPE). O órgão será instalado em uma sala destinada à instituição no Fórum da comarca e visa descentralizar os trabalhos.

De acordo com o coordenador do NIS, Promotor de Justiça Célio Sousa Rocha, além da expansão das ações, a intenção da administração é aproximar setores especializados de investigação e unidades mais distantes, possibilitando maior transparência à sociedade no que se refere ao combate à corrupção. “Vale ressaltar que as demandas deverão ser solicitadas à coordenação do NIS em Palmas”, explicou o coordenador.



Serviços prestados pelo NIS

Análise do conteúdo econômico-financeiro dos Relatórios de Inteligência Financeira (RIF), decorrentes das operações financeiras que trata a Lei de Lavagem de Dinheiro (Lei nº 9.613/98), encaminhados de ofício ou solicitados ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF); análise dos afastamentos de sigilo bancário (movimentação financeira dos investigados), fiscal (variação patrimonial dos investigados) e financeiro; análise de vínculos (societário, empregatício, dentre outros); e, ainda, pesquisas e análise de vínculos de pessoas físicas e jurídicas por intermédio dos Sistemas existentes, mormente o IBM i2 (qualificação, endereços, telefones, dados trabalhistas, antecedentes criminais, dentre outros).