DIA DO CONSUMIDOR

A importância da Metrologia para o consumidor

15/03/19 14:41 | Atualizado em: 15/03/19 14:41

Hoje é dia de comemorar o Dia Mundial do Consumidor e para quem ainda não sabe, a Agência Estadual de Metrologia, tem papel fundamental na vida dos consumidores. Isso porque, nós somos os fiscalizadores dos principais produtos que estão no mercado e nas prateleiras. Veja como podemos ajudar:

 
O que faço se desconfio que a mercadoria tem medida (peso, volume, comprimento, unidade) abaixo da indicada na embalagem?

Ligue imediatamente para o AEM-TO, através, do telefone da ouvidoria (63) 3218-2076, que um fiscal irá se deslocar ao local para verificar a denúncia.

Como posso saber se estou pagando pela quantidade correta de combustível que coloco no meu carro?

A bomba deve ser ligada no momento do abastecimento. Se ela já estava ligada antes, você poderá pagar por uma quantidade de combustível que não foi colocada no tanque. Uma alternativa é ficar atento na hora que o frentista estiver abastecendo.

Corro o risco de pagar a mais minha alimentação no restaurante a quilo na hora de pesar o prato?

Pode. O consumidor deve sempre verificar a tara (peso do recipiente) do prato, que deve estar indicado na balança e em cartaz, afixado em local visível. Prefira que a pesagem seja feita em uma balança eletrônica, já que elas são mais difíceis de serem adulteradas.

Quais os cuidados que devo ter na hora de comprar um brinquedo?

Toda embalagem deve conter as informações sobre o produto, além de apresentar a faixa etária a qual o brinquedo se destina, como dados do fabricante e as advertências sobre eventuais riscos à segurança da criança. Lembre-se de que brinquedos que são cópias perfeitas de arma de fogo são proibidos no Brasil, e não são certificadas.

Todos os modelos de capacete são certificados pela AEM?

Não. É necessário que o capacete tenha o símbolo do Inmetro. O produto, precisa também ser do tamanho certo para você, não devendo comprimir as orelhas. A cinta jugular (a correia que fica sob o queixo) tem que ser colocada ou retirada facilmente.

Na hora de medir a pressão devo ficar atento?

A AEM é o órgão responsável por fiscalizar o equipamento e garantir que indique corretamente a pressão arterial. É necessário que o aparelho apresente a unidade de pressão utilizada, o nome do fabricante e a marca do Inmetro.