ESTADO

Festejo de Nossa Senhora do Livramento é instituído no calendário oficial

15/04/19 11:39:00 | Atualizado em: 15/04/19 11:39:00

O Festejo de Nossa Senhora do Livramento, celebrado no município de Monte do Carmo, a 96 km de Palmas, na região central, passa a integrar oficialmente o calendário turístico do Tocantins. A Lei nº 3.447, de 11 de abril de 2019, que institui o evento no calendário, foi publicada no Diário Oficial do Estado.

O Festejo de Nossa Senhora do Livramento ocorre, anualmente, no primeiro sábado do mês de junho. A manifestação religiosa proporciona não só a interação sócio-cultural entre a comunidade carmelitana e devotos de todo o Brasil, mas também promove a cultura regional e suas manifestações artísticas e religiosas, além de preservar a história do festejo para município de Monte do Carmo.

De acordo com o superintende da cultura, da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa, Vieira de Melo, a institucionalização do Festejo de Nossa Senhora do Livramento, no calendário oficial de eventos do Estado, é de suma importância para garantir a preservação e reconhecimento das manifestações culturais e religiosas de Monte de Carmo, além de promover o evento como atrativo turístico religioso.

“O Governo do Estado se preocupa em preservar e manter vivo o legado da fé, a fim de garantir a memória religiosa e as tradições culturais para as novas gerações”, ressaltou o superintendente.

 Monte do Carmo

O município de Monte do Carmo, localizado na região central do Tocantins, a 96 km da capital, Palmas, possui 272 anos de história e 50 de emancipação política. A cidade é destaque no Tocantins, por meio de suas manifestações culturais, com destaques para as festividades de Santos Reis (Reis Magos e Folia de Reis); São Sebastião (Festa dos Vaqueiros); Folia do Divino (Imperador, Imperatriz e Foliões); Nossa Senhora do Carmo (Padroeira) e Nossa Senhora do Rosário (Rei e Rainha, Congada, Taieras, Tambozeiros e Caretas).