EDUCAÇÃO

Políticas de gestão da educação são discutidas em reunião

16/05/19 15:54:22 | Atualizado em: 16/05/19 15:54:22

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, participa da reunião integrada entre o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O encontro, que é realizado durante a feira internacional de tecnologia e educação Bett Educar em São Paulo/SP, teve início nesta quinta-feira, 16, e segue até sexta, 17. A proposta é discutir políticas de gestão da educação.

Na abertura das atividades da reunião integrada, a pauta girou em torno das propostas para o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O fundo atual é usado por estados e municípios para cobrir grande parte dos gastos com educação pública, e sua vigência tem prazo até 2020.

Um dos principais pontos que vem sendo colocado diz respeito ao aprimoramento do efeito redistributivo do Fundeb, a fim de promover uma maior equalização das oportunidades educacionais entre todos os entes governamentais. As propostas e experiências bem sucedidas têm sido levadas em consideração, com o objetivo de aprimorar esse importante mecanismo de financiamento da educação básica pública.

De acordo com a titular da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar, os debates preparam os gestores para os novos cenários da educação básica. “Para alcançarmos bons resultados na gestão da educação, precisamos entender que estamos passando por uma evolução constante e que a educação se transforma para acompanhar as demandas da sociedade”, destacou.

Ainda de acordo com a gestora, até mesmo os projetos que já estão sendo executados muitas vezes precisam ser reinventados, para alcançarem os resultados esperados. “Estamos discutindo o Fundeb, uma pauta que é de total importância para os estados e municípios, mas entendemos que a distribuição dos recursos do Fundo precisa ser repensada, de forma que consiga universalizar, em qualidade, a educação em todos os municípios”, ressaltou.

Programação

Ainda hoje, está previsto para ser discutida na reunião a implementação de mudanças curriculares na educação, considerando as experiências internacionais que serão apresentadas por Suzan Fuhrman, presidente Emérita da Universidade de Colúmbia (EUA). Também serão colocados em pauta os resultados dos próximos passos da Pesquisa Nacional com Secretarias de Educação sobre Relação Família-Escola.

Bett Educar 2019

A programação é parte das atividades da feira de educação Bett Educar 2019, aberta até a próxima sexta-feira, 17, na Capital paulista. A feira, que é considerada o maior evento de educação e tecnologia da América Latina, reúne anualmente mais de 230 empresas nacionais e internacionais, mais de 19 startups do setor, e cerca de 22 mil participantes da comunidade educacional de todos os estados brasileiros, que se encontram com o propósito de buscar inspiração, discutir o futuro da educação e o papel que a tecnologia e a inovação desempenham na formação de todos os educadores e estudantes.