Publicidade

SAÚDE

Pacientes contam com serviço avançado de próteses oculares no HGP

20/07/19 07:38:23 | Atualizado em: 20/07/19 07:38:23

Pessoas que tiveram perda ocular por problemas congênitos, trauma, infecção e patologias (tumores), agora têm a oportunidade de reabilitação com prótese ocular. A novidade vem sendo realizada pelo serviço multiprofissional em Oftalmologia, através da médica especialista em oftalmologia, Núbia Cristina Martins e da Dra Daniela Carvalho que atua com Reconstrução Crânio Facial, no Hospital Geral de Palmas (HGP).

Dentre os benefícios da reabilitação com prótese ocular, destacam-se uma melhora na qualidade de vida e autoestima, assim como na estética e reinserção social; pois muitas vezes estes pacientes são discriminados por sua aparência.

 “Estou muito alegre e confiante e tenho fé na doutora para que ocorra tudo bem. Com a prótese dá a sensação que a gente é perfeito, me sinto mais vistoso”, este foi o depoimento emocionado do paciente Lindomar Lopes, que perdeu um olho há 12 anos, em acidente com rebanho. Agora, está tendo a oportunidade da reabilitação ocular.

A reabilitação com prótese ocular é um serviço multiprofissional em Oftalmologia e Reconstrução Crânio Facial, ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com fluxo de atendimento pelo Sistema de Regulação Estadual, conforme orientação as Supervisora do Ambulatório de Especialidades Flaviany Araújo.

O Serviço de Reabilitação em Prótese ocular teve início em 2018, e segundo informação do Sistema de Regulação Estadual, estão cadastrados cerca de 220 pacientes, os quais estão sendo avaliados e preparados para serem atendidos.

"A confecção da prótese ocular é realizada de forma personalizada, e engloba várias etapas com a moldagem da cavidade anoftálmica, pintura da íris protética, ceroplastia, acrilização e caracterização final da peça. A reabilitação em geral é realizada em média de cinco sessões de quatro horas, sem contar a parte laboratorial", explicou Daniela Carvalho, que atua no serviço de Reconstrução Crânio Facial no Hospital Geral de Palmas (HGP).

O diretor Geral do HGP, Leonardo Toledo ressalta a importância de contar com um serviço como este. “O HGP dispõe de profissionais altamente capacitados. É um orgulho poder ofertar próteses de maneira personalizada de acordo com cada paciente, recuperar a autoestima e levar qualidade de vida a estes usuários”, afirmou.