Publicidade

ESTADO

Palácio Araguaia destaca importância do Setembro Amarelo

Iluminação amarela, no Palácio Araguaia, sede do Poder Executivo Estadual, e monumentos da Praça dos Girassóis

10/09/19 23:21:25 | Atualizado em: 11/09/19 09:43:39

 Palácio Araguaia destaca importância do Setembro Amarelo Iluminação amarela, no Palácio Araguaia, sede do Poder Executivo Estadual, e monumentos da Praça dos Girassóis, marcou a noite  desta terça-feira,10. com a passagem do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

A data faz parte do Movimento Setembro Amarelo, criado há quatro anos, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o suicídio. O suicídio é considerado pelo Ministério da Saúde como um problema de saúde pública, tirando a vida de uma pessoa por hora no Brasil, mesmo período no qual outras três tentaram se matar sem sucesso.

De acordo com o Centro de Valorização da Vida (CVV), organizador da campanha, o estudo e a discussão do tema suicídio é uma das formas mais eficientes de se promover a prevenção, pois esta só é possível quando a população, os profissionais da saúde, os jornalistas e governantes têm informações suficientes para conduzir as medidas adequadas e ao seu alcance nessa frente.

De acordo com o governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, a iluminação especial do Palácio Araguaia representa não apenas o apoio do Governo à campanha, mas também a preocupação em manter políticas públicas que possam auxiliar quem mais precisa de atenção e cuidado. O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida, Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

No Brasil, o Centro de Valorização da Vida (CVV) atende voluntária e gratuitamente, sob total sigilo, todas as pessoas que querem conversar sobre o assunto. O atendimento é por telefone, e-mail, chat e voip e funciona 24 horas, todos os dias. A ligação para o CVV, que atua em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do número 188, é gratuita e pode ser feita de qualquer linha telefônica fixa ou celular. Jesuino Santana Jr./Governo do Tocantins