Publicidade

PALMAS

Professores da UnirG tomam posse no CEEDH

11/09/19 14:22:44 | Atualizado em: 11/09/19 14:38:14

Os professores do curso de Direito da Universidade de Gurupi – UnirG, Me. Sávio Barbalho e Drª Jaqueline Ribeiro, participaram da solenidade de posse dos membros do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos – CEEDH. O evento ocorreu na tarde de ontem, 10, no auditório da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas.

Na ocasião foi realizada a cerimônia de assinatura do termo de posse. Entre os presentes estavam o governador do Estado, Mauro Carlesse, o vice-governador, Wanderlei Barbosa, a Secretária Estadual de Educação, Juventude e Esporte, Adriana Aguiar, além de outras autoridades e representantes da comunidade escolar.

O Comitê é composto por 23 instituições e foi criado para desenvolver atividades político-educativas, a fim de propor e promover políticas de educação em direitos humanos em toda sua área de abrangência.

Segundo Barbalho, a indicação de seu nome foi dada pela reitoria da UnirG, ainda na gestão da professora Drª Lady Sakay. “O governador está de parabéns pela iniciativa, principalmente, por estarmos no momento em que o cenário nacional a discussão sobre Direitos Humanos de apresenta extremamente difícil. A sociedade está muito polarizada e qualquer debate nos mais diversos temas se torna bastante acirrados”, relatou.

O professor citou ainda sobre a polêmica do pedido judicial do recolhimento do livro "Vingadores - A Cruzada das Crianças", na exposição da Bienal, no Rio de Janeiro, além das queimadas no Tocantins e na Amazônia que tiveram repercussão na imprensa internacional. “Temas como esses precisam ser discutidos também em sala de aula, pois é uma violação dos direitos. Precisamos formar essa nova geração mais preocupada e consciente. Devemos tratar esses assuntos não somente nas universidades, como desde o ensino básico”, avaliou. A professora Drª Jaqueline Ribeiro foi nomeada como suplente ao cargo.

O Comitê é um órgão consultivo, responsável por monitoramento, avaliação e implementação de políticas públicas para o cumprimento do Plano Estadual de Educação do Tocantins (PEE-TO), com intuito de fortalecer as políticas educacionais.