Publicidade

PALMAS

‘Vem Enem’ terá aulões aos finais de semana até véspera das provas

09/10/19 09:48:11 | Atualizado em: 09/10/19 09:48:11

Faltando dois meses para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 o cursinho ‘Vem Enem’ mantido pela Fundação Municipal da Infância e da Juventude de Palmas (FIJP) promete um ritmo mais intenso nas atividades com vistas à aprovação do maior número de alunos. O calendário que atualmente é composto por aulas noturnas de segunda-feira a sexta-feira e simulados aos finais de semana, será acrescido de aulões abertos ao público todos os sábados, até as vésperas do Exame, segundo informações do presidente da FIJP, João Pedro Claret.


E para oferecer ainda melhores condições nesta reta final, as aulas do 'Vem Enem' estão acontecendo na Unicesumar, que fica localizada na Quadra ACSE 1, Rua Se 6, próxima ao Sine Estadual. Antes as aulas estavam acontecendo na Unopar, mas foram transferidas por questões de logística, segundo explicou o presidente João Pedro Claret.


De acordo com o presidente da FIJP, o ‘Vem Enem’ tem matriculados regularmente cerca de 300 estudantes, sendo 100 no Distrito de Taquaruçu e 200 em Palmas. “Pela primeira vez desde que a Prefeitura está oferecendo curso preparatório para o Enem está sendo feito o acompanhamento sistemático da evolução dos alunos e podemos afirmar que neste ano não registramos um valor considerável de evasão. A maior parte dos estudantes que iniciaram no cursinho segue firme e estão aptos a concorrer em boas condições com alunos de escolas e cursos preparatórios particulares”, afirma Claret.


Expectativa de aprovação


Ele explica ainda que por meio dos simulados realizados todas as semanas é possível ter uma boa expectativa de aprovação e ingresso dos estudantes num curso universitário. “Nós acompanhamos estes alunos, aplicamos questionários sobre expectativas, cursos pretendidos, também pedimos que nos deem sugestão de como tornar as aulas mais atraentes e proveitosas, juntamos a isto os resultados dos simulados e é possível afirmar que eles estão num nível muito bom de disputa por uma vaga”, comenta o presidente da FIJP.



As disciplinas oferecidas pelo ‘Vem Enem’, bem como seu conteúdo foram desenvolvidas com base no programa do Edital para o Exame Nacional do Ensino Médio 2019 e também foi elaborado um material específico para este cursinho, que é uma apostila totalmente gratuita, contendo, além da parte teórica, muitos exercícios para serem resolvidos.



Acompanhamento pós Enem


Outra novidade do cursinho pré-Enem, segundo Claret, é que neste ano será realizado o acompanhamento dos alunos matriculados após o exame. Ele diz que o Município quer saber sobre os resultados, média de aprovação, o que é possível ou necessário melhorar para o próximo ano. “O ‘Vem Enem’ é custeado com dinheiro público, então precisamos dar conta de como foi investido e quais resultados conseguimos. Estamos confiantes de que teremos um número expressivo de nossos alunos ocupando os bancos universitários a partir do próximo ano”, prevê João Pedro.



O ‘Vem Enem’ oferece oportunidade a pessoas que não puderam fazer um curso superior na idade regular, pelas mais diversas razões, mas principalmente por não terem condições financeiras de pagar por um cursinho preparatório.