Publicidade

GURUPI

Programação do aniversário da cidade iniciou com entrega de obras

09/11/19 07:17:09 | Atualizado em: 09/11/19 07:17:09

A primeira atividade iniciou durante a tarde, com a apresentação e entrega da ampliação do Aterro Sanitário de Gurupi. O evento ocorreu no gabinete do prefeito Laurez Moreira e a apresentação foi coordenada pela Diretoria Municipal de Meio Ambiente. O Aterro Sanitário recebeu uma nova célula para recebimento de resíduos sólidos com vida útil de aproximadamente 10 anos, com geomembrana de 2 milímetros para proteção do solo e lençol freático.
Também foi construída outra vala para receber os efluentes líquidos gerados. A nova lagoa de chorume atenderá tanto a atual como as próximas células que serão construídas conforme a necessidade, cobrindo pelo menos os próximos 20 anos de operação no Aterro. Todo o investimento torna o município apto para atuar como cidade polo em cooperação com toda região sul do Estado.
“O Aterro Sanitário de Gurupi se tornou referência e o único do Tocantins 100% administrado pelo poder público municipal, com capacidade para atender as demais cidades da região e proporcionar mais qualidade ambiental para a sociedade”, explicou o engenheiro ambiental do município Diego Rocha.
Ponte de concreto
Ainda no período da tarde, o Prefeito Laurez realizou a entrega da ponte de 7,5 metros de concreto armado sobre o córrego Umburuçu, localizada na estrada das Três Pontes. Com esta já se soma 40 pontes de concreto construídas na zona rural de Gurupi.
“Trocamos as pontes de madeira por pontes de concreto para garantir segurança e constância nos acessos das regiões mais distantes, mesmo nos períodos chuvosos, e as estradas vicinais têm trabalho de manutenção permanente, beneficiando os produtores rurais e pessoas que moram nas fazendas e assentamentos”, disse o Prefeito Laurez Moreira.
O produtor rural Deusdeth Glória possui uma propriedade próxima a ponte e agradeceu a melhoria na infraestrutura da zona rural. “Antes passava aqui com medo na ponte antiga de madeira, mas agora posso passar tranquilamente, a prefeitura está de parabéns, cuidando muito bem da cidade e dando atenção também para as estradas vicinais”, disse. 
Anuário dos Poetas
Para fechar o primeiro dia de programação de aniversário, durante a noite, foi realizado o lançamento do Anuário dos Poetas e Escritores do Tocantins, no auditório do Centro de Convenções Mauro Cunha. Obra importante da literatura tocantinense, o anuário reúne trabalhos em verso e prosa de autores de todo o Estado do Tocantins. O Anuário está na sua 6ª edição e é organizado pelo poeta, escritor e dramaturgo Eliosmar Veloso, titular da Academia Gurupiense de Letras (AGL), com o apoio da Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
46 autores tocantinenses tiveram seus textos selecionados. O projeto constitui-se de temáticas variadas e estilos criativos de autores veteranos e outros estreantes no universo literário. "O objetivo do Anuário é unir os escritores tocantinenses e devido a sua importância, a obra tem servido de modelo para a classe de escritores e poetas de outros estados", frisou Eliosmar Veloso.
Já a secretária da Cultura e Turismo de Gurupi, Zenaide Dias, afirmou que graças a essa publicação, a produção literária contemporânea tocantinense ganha mais evidência. “Parabenizamos a sexta edição do Anuário de Poetas e Escritores do Tocantins, cujo lançamento na cidade de Gurupi, ganha o merecido apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, por reconhecer a relevante importância dessa obra no contexto cultural tocantinense. Sem dúvidas, foi um grande evento para abrilhantar a programação de aniversário de Gurupi”, enfatizou Zenaide.
O Prefeito Laurez também parabenizou os poetas e escritores tocantinenses que contribuíram para a produção do Anuário. “Esta obra literária é uma grande vitrine para que os escritores regionais possam colocar em evidência seus trabalhos literários. A classe está de parabéns pela qualidade nos trabalhos, sou um amante da literatura e irei apreciar com muito carinho cada texto”, disse. 
E sobre a programação de aniversário, o Prefeito acrescentou. “Gurupi está em festa, a população merece uma comemoração em grande estilo para celebrar os 61 anos da Capital da Amizade e da Prosperidade. Estamos apenas no início das festividades e vamos entregar ainda muitas obras e benfeitorias durante a próxima semana, toda população está convidada a participar, pois a festa é para todos”, concluiu.
Vasta Programação
Na próxima segunda-feira (11), a programação do aniversário de 61 anos de Gurupi continua com a entrega de pavimentação asfáltica as 16h em 10 bairros e entrega de escrituras para moradores das quadras 138 B, 149 e 149 A do setor Nova Fronteira as 19h. Também haverá no Centro de Convenções Mauro Cunha o lançamento da Semana do Bebê e Seminário de Fortalecimento de Vínculos Familiares com a rede Intersetorial de Assistência Social as 20h.