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TURISMO

Tocantins marca presença na 31ª Feira Internacional de Gramado

09/11/19 09:26:53 | Atualizado em: 09/11/19 09:38:05

“É a primeira vez que o Tocantinstem um estande a convite do Ministério do Turismo e conta com uma caravanaformada por 47 pessoas, entre gestores públicos, empresários que estão tendo aoportunidade de comercializar os produtos turísticos do Estado, erepresentantes do Sebrae Tocantins”, comemora a superintendente deDesenvolvimento do Turismo, Maria Antônia Valadares.
Com estande montado na áreado Ministério do Turismo e a participação de gestores e empresários do traderegional, o Estado do Tocantins está em evidência na 31ª Feira Internacional deTurismo de Gramado (Festuris), que acontece em Gramado (RS) até o próximo domingo,10. Duranteo Meeting Festuris - Conteúdo e Networking, nesta sexta-feira, 8, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, falou dasconquistas do setor nos últimos meses, com crescimento de 43% nos gastos dosturistas internacionais e de 14,7% no turismo de negócios. Também lembrou daimportância de investimentos na infraestrutura, aumentando a conectividadeentre os transportes aéreo, terrestre, marítimo e ferroviário, citando o Jalapãocomo exemplo. “Hoje temos dificuldades de promovereste importante ponto turístico em função da dificuldade de acesso, temos quelevar infraestrutura”, pontuou, lembrando que a ausência de estradaspavimentadas tem atrasado o desenvolvimento da região do Jalapão. O ministrotambém fez questão de visitar o estande tocantinense e elogiar o trabalho dedivulgação do Estado.O presidentedo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Gilson Machado Neto, fez referênciaà necessidade de titulação de terras no Jalapão para favorecer a instalação de empreendimentosprivados na região que é o principal cartão postal do Tocantins em atrações turísticas.Ele foi o primeiro palestrante do Meeting e expôs painel sobre “Sustentabilidadecomo grande incentivo a inovação dentro do turismo”, quando reforçou a posiçãodo Brasil como um dos principais países na proteção ao meio ambiente.Para a vice-presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e EconomiaCriativa (Adetuc), Mounira Hawa , “com o estande, temos aoportunidade de fazer nossa divulgação institucional, não apenas do Jalapão,como também das Serras Gerais, do Cantão e outros importantes atrativos queainda são pouco conhecidos do grande público, apesar do grande potencial nossegmentos Ecoturismo, Turismo de Aventura e Pesca Esportiva”.