Publicidade

SAÚDE

Secretaria Municipal de Saúde recebe 2 mil doses da vacina pentavalente

14/01/20 09:12:44 | Atualizado em: 14/01/20 09:12:44

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) recebeu 2 mil doses da vacina pentavalente nesta segunda-feira, 13, e as mesmas serão distribuídas nas 32 salas de vacinas de Palmas. O abastecimento do imunizante fornecido pelo Governo Federal está irregular desde o segundo semestre de 2019. A necessidade mensal do Município varia entre 1000 e 1.200 doses, assim a atual remessa irá atender a demanda temporariamente, até que o Ministério da Saúde providencie um novo envio da vacina Pentavalente.

A vacina é direcionada para crianças com menos de um ano. A recomendação do Ministério da Saúde é que a primeira dose seja ministrada na criança aos dois meses, a segunda no quarto mês e a terceira com seis meses. O atendimento nas salas de vacina da rede municipal obedecerá à demanda espontânea.

De acordo com a coordenadora da Central de Vacinas (Cemuv), Elaine Katzwinkel, a vacina melhora a proteção, diminuindo o número de crianças suscetíveis às doenças. A coordenadora ressalta a importância da imunização das crianças no período correto. “O ideal é que a criança tome as três doses antes de completar um ano de acordo com o calendário básico de vacinação, mas caso exceda este prazo também é possível tomar o imunizante, porém, não entra na cobertura vacinal do município”.

Vacina Pentavalente

A vacina pentavalente é uma composição combinada responsável por prevenir cinco doenças: coqueluche, difteria, meningite, hepatite B e tétano. A vacina é disponibilizada gratuitamente pelo Ministério da Saúde através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na última sexta-feira, 10, o Ministério da Saúde autorizou a distribuição de 1,7 milhões de doses da vacina pentavalente para as 27 unidades federativas.