Publicidade

ESTADO

TCE/TO realiza debate sobre prevenção de focos de queimadas

13/02/20 14:44:07 | Atualizado em: 13/02/20 14:44:07

Todos os anos o Tocantins aparece entre os estados do país com maior número de focos de queimadas e em 2019 não foi diferente, foram mais de 13 mil registros e a quarta colocação no ranking nacional, ficando atrás apenas de Mato Grosso, Pará e Maranhão, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), causando destruição ambiental, problemas de saúde a população e prejuízos financeiros.

Diante deste cenário, o Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) irá propor medidas preventivas objetivando mudar este panorama, orientando os gestores de municípios na prevenção, controle, manejo e combate de queimadas e incêndios florestais.

O Tribunal realizará a oitava edição do TCE + Ação com o tema: “Prevenção e Combate às Queimadas”, no dia 18 de fevereiro, das 8h30 às 13h, no Auditório Brigadeiro Felipe Antônio Cardoso, na Corte de Contas. O evento acontecerá em parceria com o Comitê Estadual de Combate aos Incêndios Florestais e Controle de Queimadas no Tocantins (Comitê do Fogo), Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Naturatins, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Ministério Público Estadual (MPE) e Universidade Federal do Tocantins (UFT).

A ênfase do evento está direcionada às boas práticas de prevenção a incêndio e à adequada utilização do ICMS ecológico, com temas como: “Segurança de Barragens”; “O uso do Manejo Integrado do Fogo nas Unidades de Conservação”; “Capacitação de Brigadistas e Importância da Criação e Estruturação das Defesas Civis Municipais”, entre outros.

As inscrições poderão ser feitas no local do evento, a partir das 8h30.