Publicidade
Publicidade
Publicidade

ESTADO

Bombeiros militares ajudam na prevenção de queimadas no Jalapão

07/08/20 14:25:37 | Atualizado em: 07/08/20 14:25:37

A partir desta sexta-feira, 7, o município de São Félix passa a contar com a quarta equipe de bombeiros militares no revezamento que visa ajudar no combate às queimadas no Jalapão. A parceria com a Prefeitura da cidade teve início em 10 de julho, com a implantação de um Posto Avançado de Combate a Incêndios Florestais. Projeto igual foi instalado em 2019, em Mateiros.

Na parceria, a Prefeitura de São Félix está disponibilizando uma Brigada Municipal com 14 homens, todos foram formados pela Defesa Civil Estadual. A equipe dispõe de todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Nos últimos dias, não tem havido registros de focos de incêndios florestais, assim sendo, os bombeiros militares desempenham ações preventivas junto aos moradores.

As visitas ocorrem nas moradias, que ficam nas mais variadas regiões da zona rural, onde, costumeiramente em anos anteriores, se registrava o maior número de queimadas. Os dois sargentos do Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO) presentes no município já realizaram dezenas de orientações, colhendo resultados positivos, já que os agricultores têm ajudado, mantendo a vasta região do Cerrado longe das queimadas.

São Félix do Tocantins está localizado na região leste, a cerca de 260 km de Palmas, e é um dos municípios que integram o Parque Estadual do Jalapão.

“Durante quatro dias, fizemos visitas em várias regiões de fazendas e povoados na área do município, mostrando a presença do Corpo de Bombeiros e buscando o entendimento dos moradores das áreas rurais sobre a proibição de queimadas durante o período definido em lei estadual”, afirmou o sargento Fred Moreira Nascente.

O Jalapão, além de ser um Parque Estadual, é o principal ponto de visitação turística do Tocantins, recebendo milhares de pessoas de todas as partes do Brasil e do mundo. E uma das formas de cooperar para a manutenção da fauna e da flora longe do fogo é a orientação a moradores e frequentadores.

“A presença da segurança pública, por meio do CBMTO, mostrou efetividade na redução dos focos de incêndio no município de São Félix, pois os serviços ostensivo e preventivo mitigaram queimadas e suas consequências ruins para o ambiente”, enfatizou Fred Moreira Nascente, que contou com o apoio do sargento Marcelo Albuquerque.