Publicidade
Publicidade
Publicidade

Sociedade, Turismo e Gastronomia

Por Fátima Fernandes e Aurielly Painkow

Coluna

21/09/21 08:35 | Atualizado em: 21/09/21 08:09

SOCIEDADE

FELICIDADES!


O médico, Miguel Cláudio Silva, comemora aniversário nesta terça-feira, 21 de setembro, ao lado da família.

Fotos: divulgação 

20/09/21 15:26 | Atualizado em: 20/09/21 15:11

TURISMO

Vestido de Capim Dourado é destaque da Festa da Colheita da comunidade Mumbuca


Foto: Flávio Cavalera / Governo do Tocantins 

A beleza do capim dourado é inegável. As peças artesanais, produzidas a partir do capim recolhido na região do Jalapão, encantam e atraem os olhares por todo o mundo.


O vestido de Capim Dourado, desenhado pelo estilista tocantinense Luiz Fernando Carvalho para o Miss Brasil 2021, foi apresentado durante a Festa da Colheita do Capim Dourado, organizada pela Comunidade Mumbuca, com o apoio do Governo do Tocantins. O traje pertence ao acervo da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc).


Vestido pela jovem quilombola, Tayza Pereira, de 15 anos, o traje, que conta com mais de 1100 peças artesanais, produzidas com o apoio de 15 artesãs, foi a atração da festa da comunidade que deu origem à cultura do artesanato feito do capim dourado.



Design por trás do vestido, o jovem estilista Luiz Fernando Carvalho conta que foram necessárias 720 horas de trabalho para finalizar a peça, que foi apresentada no Miss Brasil e agora na Festa da Colheita. "O vestido é um grande quebra-cabeça. Cada peça busca destacar o trabalho das artesãs e a beleza do Capim Dourado. Ter esse trabalho reconhecido pela comunidade e trocar experiências com as famílias que deram origem a essa tradição é algo mágico para mim", revela o design que realizou uma bate-papo com as artesãs e adolescentes do Mumbuca.



Aos 15 anos, Tayza Pereira, que mora na comunidade, tem o sonho de ser modelo e foi a escolhida para apresentar o traje, sendo também reconhecida pela beleza ao representar as mulheres dos quilombos da região do Jalapão. "Estou super feliz, nunca pensei em um momento como esse. Hoje eu estou orgulhosa, pois acho que o vestido me escolheu para que eu pudesse apresentar a nossa cultura e representar a nossa comunidade", declarou Tayza ao revelar que nunca havia desfilado ou se maquiado profissionalmente.

Foto: Flávio Cavalera / Governo do Tocantins 




Para o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, após a apresentação do traje no Miss Brasil, retornar com o vestido à comunidade é um ato simbólico que valoriza a história de trabalho dos quilombolas com a arte do capim dourado. "A valorização do artesanato tem sido uma das principais linhas de trabalho do Governo do Tocantins para a geração de emprego e renda. Apresentar o vestido na festa da colheita estimula e potencializa a atividade das artesãs da região", completa.  

Foto: Flávio Cavalera / Governo do Tocantins 

20/09/21 13:52 | Atualizado em: 20/09/21 13:52

SOCIEDADE

CAPIM DOURADO


A senadora Kátia Abreu presenteia Rodrigo Pacheco, presidente do Senado Federal, com um belíssimo adorno de capim dourado, enviado pela diretoria do Sebrae Tocantins. O gesto é um agradecimento simbólico pelo apoio na realização da Mostra de Artesanato e Gastronomia da Região Norte, de 31/08 a 02/09, no Senado Federal, em Brasília.


20/09/21 10:50 | Atualizado em: 20/09/21 11:10

SOCIEDADE

CONFRATERNIZAÇÃO


Neste domingo, 19, o Vice-governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou de uma confraternização em uma chácara próximo a Araguaína, norte do Tocantins, promovida pela comunidade local, com a presença do vereador Padeirinho e líderes de Araguaína, como os vereadores Enoque Neto, Thiago Costa e Flávio Capanhas. Ele estava acompanhando da Secretária de Educação Adriana Aguiar. Momento de uma boa conversa com os amigos!










19/09/21 17:05 | Atualizado em: 19/09/21 17:05

SOCIEDADE

ANIVERSARIANTE DO DIA


A arquiteta Deyse Cristina Rodrigues celebra aniversário neste domingo,19, ao lado da família.

Deyse Cristina é referência em arquitetura empresarial e atua há 10 anos na área com projetos autorais de arquitetura, Design, Decoração de Interiores e Urbanismo. 





18/09/21 12:23 | Atualizado em: 18/09/21 12:23

SOCIEDADE

Alex Monteiro recebe carteira da OAB Tocantins


Na tarde desta sexta-feira, 17 de setembro, o empresário e advogado Alex Monteiro esteve na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) localizada Seccional Tocantins, localizada em Palmas, para receber sua carteira como advogado.

Alex Monteiro foi recebido pelo Presidente da OAB/TO, Gedeon Pitaluga. Na reunião, também estavam presentes advogados - membros da diretoria da Ordem.

Em seu perfil no Instagram, Alex Monteiro celebrou esta conquista. “ Então, Direito sempre foi meu sonho, me formei em 2015, mas passei na prova da Ordem quando estava iniciando o 9° período, em 2014. Advoguei por pouco tempo, mas trouxe comigo os ensinamentos de uma classe que luta por uma sociedade mais justa”, contam Monteiro.

Alex Monteiro que reside em Palmas com a família, aproveitou a oportunidade para agradecer à OAB Tocantins. “ O dia de hoje significa muito para mim, pois recebi a minha carteira de advogado, eu amo esse Estado e não poderia deixar de fazer parte desse grupo. Cada dia me sinto mais tocantinense e feliz pelas amizades que aqui faço”, disse.

Alex Monteiro


Alex Monteiro é empresário, advogado, professor, palestrante e especialista em marketing digital pela Columbia Business School e sócio fundador da Non Stop Produções, a maior empresa da américa latina em gerenciamento de carreira de influenciadores. 











18/09/21 09:59 | Atualizado em: 18/09/21 09:59

TURISMO

Prêmio Piraputanga de Turismo chega a sua quinta edição





Com a presença e o prestígio do ministro do Turismo, Gilson Machado, Bonito mais uma vez mostrou sua força e organização no turismo ao receber a quinta edição do Prêmio Piraputanga de Turismo, que este ano consagrou 27 personalidades ligadas ao segmento e também do meio político e da gestão pública. O ministro foi um dos homenageados e garantiu novos investimentos do Ministério do Turismo na região.

O evento foi realizado na Câmara Municipal e contou ainda com a presença do gerente de Promoção Internacional de Projetos Especiais da Embratur, Rodolfo Nogueira; prefeitos de Bonito, Jardim, Bodoquena e de Porto Murtinho; senador Nelsinho Trad; secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, representando o governador Reinaldo Azambuja; deputado estadual Coronel David; e o vereador Edmílson Lucas, presidente do legislativo bonitense.



Os anfitriões da premiação foram os jornalistas Edinho Neves e Úrsula Schoeffer Montes, presidente e vice-presidente da Mídia Brasil Associados. Edinho Neves, idealizador do chamado Oscar do Turismo de Mato Grosso do Sul, lembrou que a ideia da homenagem surgiu durante um passeio na Praça da Liberdade, centro de Bonito, onde foi construído o Monumento das Piraputangas – uma das espécies mais abundantes na região.

“É uma grande honra realizar este evento que se consolidou após cinco anos e reflete a pujança do nosso turismo do empreendedorismo de quem apostou nesta atividade, onde Mato Grosso do Sul tem sido um exemplo na qualidade dos produtos, na sustentabilidade e na segurança dos visitantes”, disse. O prêmio, segundo Edinho Neves, contribui para incentivar e promover o segmento em nível local e nacional, com ampla divulgação por meio da Associação dos Jornalistas da Mídia Eletrônica e Turismo do Brasil.




Natureza é aqui

Para o prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, a realização do Prêmio Piraputanga de Turismo é um orgulho para o maior destino de ecoturismo do Brasil, destacando que a sustentabilidade com o cuidado do meio ambiente é uma prioridade de sua gestão, que tem realizado um trabalho de prevenção e manutenção dos recursos naturais em parceria com o Governo do Estado. Aproveitando a presença do ministro, o prefeito reivindicou investimentos do governo federal em infraestrutura.

Sul-mato-grossense, o gerente de Promoção Internacional de Projetos Especiais da Embratur, Rodolfo Nogueira, fez referências ao modelo de sustentabilidade e de gestão do turismo de Bonito, ressaltando que o destino cada vez mais ganha força e se consolida com o melhor destino de ecoturismo. Lembrou que a Embratur promoveu o destino e o Estado nas Olimpíadas de Tóquio. “O mundo inteiro hoje procura por passeios na natureza e aqui tem tudo que o turista quer”, completou.



Ministro elogia

O ministro do Turismo e sua comitiva chegaram na manhã desta sexta-feira em Bonito e foram conhecer o Recanto Ecológico Rio da Prata, na vizinha cidade de Jardim. “Aqui tem consciência ambiental, os rios são cristalinos, não vimos lixo, é uma fauna impressionante”, comentou Gilson Machado. “Desafio qualquer turista, brasileiro ou estrangeiro. Se não encontrar aqui uma arara, onça, sucuru e peixe, a gente devolve o dinheiro”, disse.

O ministro elogiou a iniciativa do jornalista Edinho Neves de conceber o Prêmio Piraputanga de Turismo, ressaltando que ao receber o convite do presidente da Mídia Brasil Associados fez questão de estar presente para ratificar a importância e a relevância da premiação para o desenvolvimento do turismo regional. Em sua fala, o ministro também disse que o governo federal investe R$ 30 milhões em infraestrutura turística no Estado e garantiu recursos para a área de sinalização dos atrativos.


17/09/21 11:11 | Atualizado em: 17/09/21 11:11

SOCIEDADE

FELIZ ANIVERSÁRIO


Hoje é dia de cantar parabéns para a jornalista Layala Ystofel. As comemorações serão ao lado de familiares. Felicidades!






17/09/21 09:30 | Atualizado em: 17/09/21 09:30

TOCANTINS

FELIZ ANIVERSÁRIO


O médico oftalmologista, Ricardo Fiad Pasini, comemora aniversário nesta sexta-feira, 17 de setembro, ao lado da família em casa. 


16/09/21 14:32 | Atualizado em: 16/09/21 14:32

SOCIEDADE

Petit Comité


O vice-governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado do presidente da Agência do desenvolvimento do turismo, cultura e economia criativa (Adetuc), Jairo Mariano cumpriram agenda política em Brasília, esta semana, ocasião em que foram recebidos pela embaixadora dominicana, Patricia Villegas de Jorge. Após o encontro a comitiva tocantinense seguiu para almoço com o tocantinense, servidor da câmara federal, Gylwander Peres, em seu apartamento, que também recebeu outras autoridades, como o chefe do gabinete do ministério do turismo, Hercy Filho, e o vereador de Palmas, Moisemar.




15/09/21 09:45 | Atualizado em: 15/09/21 09:45

DIA DO SIM

Valéria e Thomas




No último sábado (11/09), na chácara Ponta Verde, em Palmas, foi o dia do sim para o casal Valéria Carneiro de Almeida e Thomas Rubert Schaedler. A médica e o engenheiro agrônomo receberam os convidados em uma linda festa animada pela cantora Stefane Lorena e pelo Dj Ricardo Vilela.














14/09/21 15:50 | Atualizado em: 15/09/21 11:35

SOCIEDADE

Nova loja nova marca na capital


A empresária Flávia Flor inaugura em Palmas hoje (14/09), a Loja Complée de bolsas e Acessorios! A marca é própria e tem foco em mulheres empoderadas.


14/09/21 13:26 | Atualizado em: 14/09/21 15:02

NO TOCANTINS

Com o projeto série documental Próxima Parada Whindersson Nunes visitou o Jalapão


Fotos : Divulgação

Whindersson Nunes, o piauiense, que ganhou o mundo fazendo humor na internet esteve no Jalapão. Ele foi recebido pelo comediante tocantinense Hitalon Bastos, ocasião em que fez questão de conhecer a digital influencer mais famosa do Tocantins, Alessandra Araújo, que também é humorista.






O Jalapão foi escolhido por Whindersson Nunes como um dos lugares para locação do projeto da série documental “Próxima Parada”, o episódio sobre o Jalapão e suas belezas naturais foi liberado para acesso ontem 13/09. Corre e assiste, tá muito legal.  






14/09/21 10:10 | Atualizado em: 14/09/21 15:29

NOVIDADE NO AR

Portal Stylo amplia sua coluna social com Aurielly Painkow e Fátima Fernandes


Mais que pautar a sociedade tocantinense o PORTAL STYLO deseja fazer os leitores viajarem a lugares e salivarem com o que o Tocantins tem de bonito e gostoso. Por isso, inovar é preciso, e viver melhor sempre é preciso. A partir de setembro o PORTAL STYLO ampliará sua coluna social. Agora teremos uma coluna que valorizará além das pessoas, nossas riquezas gastronômicas e turísticas.

Os sabores com estilo agora terão espaço certo e cativo, nossos roteiros e nossas belezas naturais farão parte das nossas pautas semanais, contaremos histórias de pessoas, humanizaremos os nossos atrativos turísticos, falaremos das descobertas, o que é pitoresco será contado aqui. A cultura e as curiosidades por trás de pratos e receitas que fazem parte da nossa rica diversidade, história e memória levarão o leitor a comer com os olhos e se deliciar com as novas informações.

A coluna será apresentada, tanto em forma de causos, reportagem, entrevista, notas, com fotos, vídeos e links, a depender da riqueza do assunto, dos personagens e lugares pautados.

O Tocantins híbrido é rico em diversidade, e nossa identidade é multicultural, vivemos em um Estado em que o céu encanta como poesia, que o calor humano contribui ainda mais para esquentar esse lugar que é a terra do sol, por isso essa coluna agora será quente de diversas novidades.

A Coluna “Sociedade, Turismo e Gastronomia” é um convite a um passeio turístico, de sabor gastronômico, e beleza social e cultural. Parte da ideia é que o turismo seja personificado, que a comida seja humanizada e que as receitas e os lugares apresentados pelos convidados das colunistas ganhem mais beleza, sabor e significado.

Esta coluna a partir de agora será elaborada a quatro mãos. Pela empresária da comunicação, Fátima Fernandes, que é colunista pioneira no Tocantins, em parceria com a jornalista e mestre em comunicação e sociedade, Aurielly Painkow, que é apaixonada por regionalismo. Leia e Divirta-se! Sugestões são bem vindas.



10/09/21 08:08 | Atualizado em: 10/09/21 10:00

SOCIEDADE

SUCESSO!


Francine De Marchi inicia um novo ciclo em sua trajetória profissional, agora com a graduação em Psicologia. Junto com a conclusão do curso, ela acaba de inaugurar seu consultório como psicóloga clínica, atendendo adultos e casais. A Clínica Florescer fica na Avenida JK, Lote 37, Sala 12, em Palmas.


09/09/21 15:55 | Atualizado em: 09/09/21 16:10

SOCIEDADE

FELICIDADES


Dia 8 de outubro, o médico Henrique Souza de Deus e a engenheira de minas Luísa Mourão Coelho vão se casar no civil, no Cartório Tabelionato de Taquaralto (Palmas). Henrique é filho do também médico e muito conhecido em Palmas, João de Deus, já falecido, e de Márcia Silva de Souza. Luísa é filha de Maria Nilma Mourão e Emílio Coelho, ambos já falecidos.As duas famílias são de Governador Valadares.Henrique e Luísa residem em Palmas.

Fotos (Álbum de família/Divulgação)