Publicidade
Publicidade
Publicidade

De olho na política

Por Erica Lima

Coluna

15/06/21 11:27 | Atualizado em: 15/06/21 11:27

ESTADO

Moseimar deixará Câmara por 121 dias e Nêgo do Palácio deve assumir o posto




O vereador Moseimar Marinho (PDT) deve se licenciar do posto durante 121 dias. Nesse período, quem deve assumir a vaga na Câmara de Palmas é o suplente Nêgo
do Palácio.
A articulação teria sido encabeçada pelo Governador e a licença de Moseimar foi confirmada pelo presidente da sigla, Jairo Mariano.
Moisemar alega motivos de saúde e destacou precisará realizar um procedimento cirúrgico pelos próximos dias.
 

10/06/21 17:48 | Atualizado em: 10/06/21 17:48

POLÍTICA

Kátia diz no Twitter que é contra PL que veda suspensão das atividades educacionais em formato presencial







O Senado Federal pautou o Projeto de Lei 5595/20 que veda a suspensão das atividades educacionais em formato presencial nas escolas e instituições de ensino superior públicas e privadas.

Por meio do Twitter a senadora Kátia Abreu (PP) adiantou o posicionamento e disse que votará contra o projeto. “Votarei contra o PL 5.595 de 20. Volta às aulas só depois de toda escola vacinada. Segurança total”, disse ela por meio da postagem.

Pela proposta, as atividades educacionais serão consideradas como serviços e atividades essenciais, inclusive durante enfrentamento de pandemia, de emergência e de calamidade pública.

Segundo o texto, as aulas presenciais só poderão ser suspensas “em situações excepcionais cujas restrições sejam fundamentadas em critérios técnicos e científicos devidamente comprovados”.



09/06/21 19:07 | Atualizado em: 09/06/21 19:07

POLÍTICA

Deputada pede plano para aplicação de vacina que está perto do prazo de vencimento




A deputada estadual Claudia Lelis (PV) entrou com requerimento em regime de urgência para que o Governo do Estado elabore um plano emergencial de vacinação com as doses da vacina da Janssen.
Estas vacinas chegam ao Brasil nos próximos dias, têm prazo de validade até 27 de junho e, por isso, serão disponibilizadas exclusivamente para as capitais.
A parlamentar também fez questão de destacar, “defendo vacina para todos, mas enquanto não temos doses suficientes que possamos dar prioridade a grupos que estão na linha de frente”, reforçou.
As vacinas ainda não têm data para chegar ao Brasil. A farmacêutica aguarda liberação para realizar a exportação.


04/06/21 11:26 | Atualizado em: 04/06/21 11:26

POLÍTICA

Dimas intensifica andanças e vai ao sudeste ouvir lideranças




O ex-prefeito de Araguaína. Ronaldo Dimas (PODEMOS) continua com suas andanças pelo Tocantins. Ele tem buscar fortalecer seu nome em prol de uma pré-candidatura ao Governo do Estado, em 2022.

O ex-gestor já está sendo visto como um dos principais nomes da oposição para a disputa do ano que vem.

Essa semana ele visitou diversas cidades do Sudeste do Estado. A construção de um hospital de referência equipado com UTIs foi a principal reivindicação das lideranças da região

Ele se reuniu em Dianópolis com o prefeito José Salomão (PT), o vice-prefeito Aurélio Antônio (PSD), e os vereadores do Podemos de Dianópolis (Júnior Trindade e Marcelo Rodrigues).

Dimas também visitou Rio da Conceição, Dimas e se reuniu com a prefeita Edinalva Alves (PT) e o ex-prefeito Edmar do Chapéu, esposo da atual gestora.
Durante a maratona de visitas, o ex-prefeito foi a Porto Alegre, Almas e Natividade. Existe a expectativa de que Porto Nacional também entre no roteiro do futuro postulante ao Araguaia.

Além de buscar fortalecer seu partido, Dimas também trabalha para consolidar um forte candidatura oposicionista. Ele pode contar com o apoio de importantes nomes da política tocantinense.
 

18/05/21 08:57 | Atualizado em: 18/05/21 08:57

ESTADO

Ronaldo Dimas intensifica andanças pelo Tocantins






O ex-prefeito de Araguaína Ronaldo Dimas, que também é presidente do Podemos, intensificou suas andanças pelo Tocantins com objetivo de reestruturar o partido para as eleições de 2022.

Este final de semana ele esteve na região do Bico do Papagaio. Lá, ele conversou com lideranças e recebeu novas adesões a sua sigla.

Uma das novas filiações foi a do vice-prefeito de São Miguel do Tocantins, Clésio Tokmil, de 45 anos, que é pré-candidato a deputado federal.


13/05/21 15:08 | Atualizado em: 13/05/21 16:05

ESTADO

Lei de autoria de Irajá Abreu causa desgaste internacional e empresas da União Europeia e do Reino Unido ameaçam boicote






O Portal G1 divulgou reportagem informando que um grupo de 36 empresas da União Europeia e do Reino Unido pediu que o Congresso brasileiro retire de discussão projetos de lei que alteram as regras de regularização fundiária no país.

O grupo teceu críticas contra o PL 510/2021, do senador Irajá Abreu (PSD-TO), conhecido popularmente como PL da Grilagem, que é vista como um incentivo ao desmatamento na Amazônia.

No manifesto encaminhado ao Brasil, as empresas informam que têm a intenção de “reconsiderar o apoio e uso da cadeia de suprimentos das commodities agrícolas brasileiras", o que foi visto por especialistas como um aviso de boicote.


No ano passado, os parlamentares brasileiros retiraram um plano semelhante, após ameaças de boicote de várias empresas. Dentre os signatários da carta estão gigantes do varejo, entre eles as redes de supermercados alemães Aldi e Lidl e as britânicas Tesco e Sainsbury’s.

O governo federal tenta, desde o fim de 2019, alterar as regras de regularização fundiária no país. O Brasil exportou em 2018 em torno de 17,56% para a União Européia.

 

06/05/21 15:23 | Atualizado em: 06/05/21 17:42

ATUAÇÃO

Eduardo Gomes e Gaguim caminhando juntos em Brasília




Essa semana, o senador Eduardo Gomes e o deputado federal Carlos Gaguim cumpriram agenda de compromissos juntos.

A programação começou com o leilão da BR-153, no final da semana passada e com a reunião entre membros do Governo do Tocantins com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes Freitas.

Ta terça e na quarta-feira, os dois parlamentares fizeram uma maratona no atendimento a prefeitos em busca de recursos. Eles atenderam as prefeitas de as prefeita de Caseara, Ildislene Sampaio e Monte Santo, Nezita Martins e com os prefeito de Marianópolis, Isaías Piagem; Chapada de Areia, Adauto Mendes; Barrolândia, Adriano Ribeiro,; Cristalândia, Big Jhow; Abreulândia, Manoel Moura; Araguacema , Marquinhos Martins; Divinópolis, Flávio; Brejinho de Nazaré, Marquim Nobre; Cariri, Júnior Marajó; Almas, Vaguinho; Dois irmãos, Geciram Santana.



 

05/05/21 19:15 | Atualizado em: 05/05/21 19:07

ENFIM, ALIADOS!

Carlesse se encontra com Cinthia, esquenta cenário para 2021 e surpreende oposição





As cartas estão na mesa e os jogadores estão se movimentando de olho nas eleições de 2022.

Uma importante movimentação foi vista nesta quarta-feira, 05. Após três anos, a prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro (PSDB) e o governador Mauro Carlesse (PSL) mostram aproximação, o assunto causou burburinho entre a oposição.

Carlesse foi a prefeitura, pela primeira vez nesta gestão, em uma visita cordial, cercado por auxiliares e na companhia do vice-governador, Wanderlei Barbosa, visto como seu sucessor natural ao Palácio Araguaia.

Lá, o clima era de paz. Em uma conversa amigável, Carlesse mostrou os investimentos existentes em Palmas. Ao todo, cerca de R$ 250 milhões, investidos em pontes, bueiros, melhorias de estradas vicinais, infraestrutura urbana, infraestrutura hospitalar, educação, segurança e sistema habitacional.

Já Cinthia apresentou as suas demandas e discutiu com o governador ações integradas que pudessem possibilitar a retomada segura das atividades educacionais na cidade.

Os dois estão sinalizando que andarão lado a lado e a prefeita de Palmas, única mulher a gerir uma capital brasileira, mostra-se como sendo figura importante no cenário para o ano que vem.

28/01/19 10:31 | Atualizado em: 28/01/19 10:31

POLÍTICA

Semana decisiva na eleição da Assembleia





Esta semana promete ser de definições. Os deputados estão correndo contra o tempo para viabilizar uma composição coesa na disputa pela presidência da Assembleia Legislativa.

Toinho Andrade (PHS) e a atual presidente Luana Ribeiro (PSDB) seguem a frente na disputa. Atrás deles, está Eduardo do Dertins que tenta, sem chances reais, se articular pelo posto.

Toinho Andrade segue na liderança, é bem visto pelos deputados e já conseguiu angariar boa parte dos votos. A composição de sua chapa está em fase final de formação e tudo indica que haverá paridade entre homens e mulheres.

A semana passada foi marcada pelas reuniões de articulações. Algumas, no Palácio Araguaia, que apesar de ter negado influência no processo, tem se movimentado em prol da candidatura de Toinho.

Aliados dão como certa a eleição de Toinho, mas não negam a possibilidade de acontecerem adversidades. “Essa eleição sempre foi marcada por composições de última hora e novos fatos, daqui para sexta-feira tudo pode acontecer”, disse um parlamentar.

A eleição está prevista para acontecer na sexta-feira, 1º de fevereiro, mesmo dia em que acontecerá a solenidade de posse dos parlamentares eleitos para a legislatura 2019/2022.




21/01/19 10:46 | Atualizado em: 21/01/19 10:46

CIDADE

Palmenses iniciam 2019 aguardando a eficiência do “Jeito Cinthia” de fazer gestão

Ela está na gestão há quase 10 meses e ainda não se destacou





Os palmenses ainda aguardam a prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro mostrar a que veio.

Ela está na gestão há quase 10 meses e ainda não se destacou. Na redação do Portal Stylo, não tem faltado e-mails ou mensagens com reclamações.

 São reclamações em relação a buracos em vias, mato alto, falta de manutenção em praças e parques e até lâmpadas queimadas. Problemas que foram sanados na gestão de Amastha, mas que voltaram a aparecer após sua saída do Paço.

No ano passado a inércia da Prefeitura de Palmas foi justificada pela falta de orçamento, já que a própria prefeita, por diversas vezes, disse que assumiu o posto com quase 80% dos recursos já comprometidos.

Quando deixou a Prefeitura após cinco anos e três meses de mandato, em 3 de abril do ano passado, o ex-prefeito Carlos Amastha estava em ascensão. Ele se orgulhava de manter a cidade limpa e organizada e em uma recente conversa com nossa equipe de reportagem disse acreditar que seu maior legado é ter resgatado o amor do palmense pela cidade. “Todo mundo gosta de ver uma cidade limpa, bonita e organizada”, falou o Amastha.

Já a prefeita Cinthia teve dificuldades em manter os trabalhos acontecendo. Os buracos tomaram conta de vias importantes, inclusive nas áreas centrais. Problemas na infraestrutura apareceram de norte a sul da cidade. Obras foram mantidas paradas (a exemplo da expansão da Praia da Graciosa) ou em marcha lenta ( a exemplo da ponte da NS 4) e o Paço também teve dificuldades de manter o calendário cultural da cidade, pois o Natal dos Sonhos aconteceu de forma reduzida e a festa de réveillon só foi realizada após pressão popular.

Na ocasião de sua posse, Cinthia disse que pretendia melhorar as ações desenvolvidas pela prefeitura. 2019 é a oportunidade para ela mostrar aos palmenses que o “Jeito Cinthia” de fazer gestão é eficiente.

A gestora terminou 2018 sem nenhuma ação significativa. Mas, em contrapartida, iniciou 2019 com um orçamento 12% maior que o de 2018. Este ano está previsto um orçamento de R$ 1.208.868.70,00.

Vamos ver o que surpresas estão reservadas para o novo ano.

 

15/01/19 09:22 | Atualizado em: 15/01/19 09:22

ESTADO

Após crescimento de Toinho, Luana corre em busca de apoio para eleição na Assembleia

Os próximos dias serão decisivos no processo de negociação. A eleição acontece no dia 1º de fevereiro.


A 15 dias para as eleições para mesa diretora da Assembleia Legislativa, a atual presidente Luana Ribeiro (PSDB) corre contra o tempo para tentar fortalecer o seu nome para a reeleição.

Um dos seus focos é o apoio do Palácio Araguaia, que segundo informações de bastidores, após intervenção do vice-governador Wanderlei Barbosa, estaria apoiando a candidatura do  companheiro de partido de partido do Governador Mauro Carlesse, Toinho Andrade, que é do PHS.

O Palácio Araguaia nega interferência na eleição do parlamento, mas ontem, Luana Ribeiro foi fazer uma visita amistosa ao governador e em sua conta no Twitter publicou “Seguimos juntos e fortes... #entendedoresentederão”.

Três nomes aparecem na disputa pela presidência da Casa, além de Luana e Toinho, Vilmar de Oliveira (SD) tenta se consolidar como favorito, mas anda tendo dificuldades entre os pares.

A candidatura de Toinho é vista com bons olhos pelos deputados. Além de manter um bom relacionamento com seus colegas parlementares, ele tem a fama de transitar muito bem entre o meio político e de ser um bom negociador nas demandas da Casa.

Os próximos dias serão decisivos no processo de negociação. A eleição acontece no dia 1º de fevereiro.



04/01/19 09:06 | Atualizado em: 04/01/19 09:06

ESTADO

Tom Lyra deve assumir a presidência da recém-criada Agetuc





Já está confirmado!

O ex-vice-governador, candidato a deputado federal derrotado nas eleições passadas e empresário, Tom Lyra (Avante) deve Tom Lyra assumirá a presidência da recém-criada Agetuc

A nova autarquia, que será subordinada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico, terá suas atividades pautadas no fortalecimento dos setores e no desenvolvimento de políticas públicas que propiciem a geração de emprego e renda.

Tom Lyra é tocantinense, natural de Araguacema. Ele é graduado em óptica e optometria pelo Instituto Filadélfia dos Estados Unidos da América. Ex-vice-governador do Tocantins. Empresário internacional, atuou em grandes empresas multinacionais. Responsável pela organização/reestruturação de regiões no mercado brasileiro e latino americano. Atuou na expansão e implantação de franquias de óticas em todo o território nacional.

Outros nomes

Além de Tom Lyra, o deputado federal César Halum também deve compor o Governo Carlesse no cargo de secretário da Agricultura. A informação foi apurada pelo Portal Stylo e a nomeação do parlamentar deve ser efetivada nos próximos dias.
 


03/01/19 10:26 | Atualizado em: 03/01/19 10:26

ESTADO

César Halum deve assumir Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca





Já circula nos bastidores do Palácio Araguaia a informação de que o governador Mauro Carlesse (PHS) convidou o deputado federal e candidato ao senado derrotado nas eleições, César Halum para assumir uma vaga no governo.

Fontes garantem que o parlamentar aceitou o convite e deve assumir a nova supersecretaria, batizada de Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca, que também englobará a Adapec e o Ruraltins.

A secretaria, até o dia 31 de dezembro, era comandada por Thiago Dourado, um dos poucos gestores exonerados que não devem retornar ao cargo.

César Halum deve assumir a partir de fevereiro, ao final de seu mandato. O parlamentar é um dos principais aliados de Carlesse e teve papel importante no fortalecimento do nome do gestor na região norte do estado. A nomeação deve sair nos próximos dias.

02/01/19 09:46 | Atualizado em: 02/01/19 09:46

POLÍTICA

Siqueira Campos é destaque na posse


O ex-governador Siqueira Campos foi um dos destaques da posse de Carlesse. Mesmo com viagem marcada para Brasília, onde acompanharia a posse do presidente Jair Bolsonaro, o governador do Tocantins reservou alguns minutos para recepcionar o ex-gestor e acompanhá-lo em uma visita de cortesia ao gabinete do Palácio Araguaia.


11/12/18 11:14 | Atualizado em: 11/12/18 11:14

ESTADO

Cinthia nomeia ex-secretária do governo Marcelo Miranda





A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), nomeou a ex-secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Meire Carreira, servidora concursada do município, para presidir a Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas.

A nomeação está no Diário Oficial do Município (DOM) divulgado na última segunda-feira, 10.

A nova gestora é engenheira ambiental e foi destaque no governo de Marcelo Miranda por sua atuação a frente da Semarh. Ela tem grande expertiase na captação de recursos, principalmente no âmbito internacional. Meire também possui ligação próxima com a ex-vice-governadora e deputada estadual eleita Cláudia Lelis (PV).


 

30/11/18 11:34 | Atualizado em: 30/11/18 11:34

ESTADO

Mudança na logomarca da Prefeitura de Miracema causa questionamentos nas redes sociais: Administração 2018/2020?


Um detalhe da logomarca da Prefeitura de Miracema tem causado polêmica nas redes sociais. É que ao invés de Administração 2017/2020, a arte foi mudada para 2018/2020.

Os moradores questionaram o novo prazo, já que o mandato é de 4 anos e o atual prefeito, Saulo Milhomem, foi eleito vice, em 2016, na chapa encabeçada por Moisés da Sercon, morto em agosto deste ano. “Administração 2018 a 2020? Que dia foi a eleição que eu não tô sabendo?”, questionou a internauta pelas redes sociais.

O Portal Stylo procurou a prefeitura de Miracema, mas não obteve resposta.