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MERCADO E TENDÊNCIAS

Por Lunna Dias Psicóloga e Coach

Coluna

19/10/20 14:34 | Atualizado em: 19/10/20 14:34

MERCADO E TENDÊNCIAS

Se diferencie ou morra!




Não sei se você já ouviu falar da marca Cuadra Boots, mas com certeza você já viu alguma estrela de Hollywood com uma bota dessas. A marca mexicana passou por um período de dificuldades para competir com os concorrentes pelo preço, pois alguns usavam couro e mão de obra mais barata. Foi então que eles decidiram partir por outro caminho, o da EXCLUSIVIDADE. Se você pesquisar um pouquinho mais sobre a marca vai ver que cada bota parece única, você nem imagina que tem outra igual e eles educaram seu público para isso. Não era PREÇO, era VALOR.

Vamos lá aos aprendizados dessa história para você aprender a se diferenciar:
1️⃣NÃO SIGA O LÍDER. Se você segue o seu principal concorrente se tornará nada mais do que a cópia dele.
2️⃣Crie exclusividade e VALOR, seu produto deve ser objeto de desejo. Quem vem por preço, também vai embora por preço.
3️⃣Peça feedback dos clientes. A Cuadra Boots abriu lojas e assim mais perto dos clientes pode saber o que realmente eles queriam.
4️⃣Faça testes. Uma grande vantagem dos pequenos negócios é que podemos testar rápido, errar rápido e corrigir rápido. Muitas grandes empresas vem sofrendo o impacto da concorrência dos pequenos justamente por isso.
5️⃣Sua meta deve ser o sucesso do seu cliente. Você sendo realmente diferente, seu trabalho será mostrar isso constantemente nas redes sociais.

Não menospreze o poder dos detalhes. Lembre-se da minha frase: Para ficar para trás basta permanecer no mesmo lugar!

Beijos lucrativos
 

19/10/20 11:05 | Atualizado em: 19/10/20 11:05

MERCADO E TENDÊNCIAS

3 coisas que não te contaram sobre empreender


Olaaaaaá, tudo bem?

 Hoje, quero te mostrar 3 coisas que não nos contam quando vamos empreender.

1️⃣Não é para qualquer um! E antes de qualquer coisa quero dizer que TÁ TUDO BEM! Você precisa analisar seus valores principais, seu perfil comportamental e até como você se sabota, pois tudo isso influenciará diretamente no seu negócio. Você não precisa se identificar com isso só porquê todo mundo está empreendendo, como disse sua mãe “Você não é todo mundo!”.

2️⃣Você vai trabalhar mais. Desculpa decepcionar, mas muita gente acredita seriamente que fará seus próprios horários, será seu próprio chefe e a vida será mais fácil. Infelizmente no início acumulamos diversas funções: marketing, vendas, atendimento, produção, financeiro, etc. Mas claro a ideia é trabalhar mais nesse início e já identificar o que você pode delegar para fazer o negócio crescer. Trabalhando sozinho, dificilmente seu faturamento crescerá exponencialmente.

3️⃣Você não vai ganhar muito dinheiro rápido. A verdade é que sim, no empreendedorismo você tem a chance de fazer muito dinheiro, ao contrário, do que faria trocando suas horas por salário. Mas depende de inúmeros fatores, MAS PRINCIPALMENTE, da forma como você organiza e planeja tudo isso, já vi pessoas que fecharam nos primeiros 6 meses. É possível mudar sua condição de vida de forma mais rápida do que se fosse de outra forma, meu exemplo é a prova viva.

 Acredito que para qualquer coisa na vida é necessário ANÁLISE, ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO.

✨ A BOA NOTÍCIA é existem diversas formas de acertar e conseguir ter lucro no seu negócio, tempo para você e paz! 

04/10/20 08:40 | Atualizado em: 04/10/20 08:40

MERCADO E TENDÊNCIAS

Livre-se do estresse e tenha tempo para aproveitar a vida com esse passo a passo


 Se você já se sentiu cansado em demasia, com fadiga de tudo e com vontade de sumir uns dias, você já teve um momento de estresse. O que eu sempre faço as pessoas pensarem é que aquele estresse por um breve período causado por um projeto novo que estou desenvolvendo ou um evento específico é um estresse ok. Agora o estresse que perdura meses e, acreditem, até anos ele não tem nenhuma vantagem na sua vida. Por que? Em momentos de estresse substâncias químicas “dominam”no seu corpo. Uma delas é o cortisol que faz você se sentir ansioso, nervoso e ainda diminui sua imunidade, ou seja, você fica prontinho para receber doenças. Para completar quando uma pessoa está estressada a primeira medida que ela toma é deixar de ter atividades de lazer e relaxamento. Ela se afasta dos amigos e de atividades que eram importantes antes (igreja, esportes, grupos etc). Já pegou a visão não é?
 Qual a causa do estresse? Existem várias, mas a sobrecarga de trabalho e de decisões é uma das principais. Soma-se a isso que boa parte das pessoas não sabe organizar sua rotina e acaba “registrando” tudo na “cabeça”. Anota essa: SEU CÉREBRO NÃO FOI FEITO PARA REGISTRAR, MAS SIM PARA CRIAR. Com tantas coisas na mente o resultado é falta de concentração, falta de foco e principalmente falta de autocontrole. A pessoa “explode"com qualquer coisa. O dia dela é tipo alguém que precisa ir a um endereço, mas não sabe chegar, fica andando pra lá e pra cá, às vezes até passando na mesma rua várias vezes. Saiba que seu cérebro gasta 25% da sua energia.
 Realmente nesse mundo hiperconectado tudo que precisamos é ter paz mental e relaxar. O autocontrole, a calma e a disciplina são imprescindíveis na sua rotina. E eu nem falei de motivação, pois você não estará motivado todos os dias, mas se for disciplinada ninguém te segura. Você precisa resistir as tentações que te fazem se distrair e precisa valorizar mais o planejamento. Qual seu propósito neste dia, nesta semana? Só de imaginar o objetivo sendo atingido seu cérebro já libera um pouquinho de dopamina e você se sente bem, quando realizar então, urruuul! Ser produtivo é diferente de ser ocupado, pois ser produtivo é fazer coisas que tem significado e que estão ligadas ao seu objetivo.

Para conseguir tudo isso você só precisa cumprir estes 5 passos:
1-Organize tudo que você precisa fazer. AGORA! Pode ser em papel, planilhas, aplicativos onde você quiser, pois se for chato você não vai fazer. Lembre-se de organizar tempo com os filhos, maridos, leitura, esportes, igreja ou o que quer que você goste de fazer nas horas vagas.

2-Planeje em dias, semanas, meses todas essas atividades.

3- Delegue (passar pra alguém mesmo) as atividades que não estão ligadas com seu objetivo ou que outra pessoa fará melhor e mais rápido. Delegar não é só se tiver colaboradores, delegue para marido, filhos, um prestador de serviços, um free lance etc.

4- Agora foque no que você tem que fazer. Faça custe o que custar. Corte os cafezinhos ao longo do dia e o deslizes inúteis pelas redes sociais. Marque uma hora para encerrar o trabalho. ISSO MESMO! Lembra que tem o tempo para fazer as coisas que gosta? Ficar com a família e os amigos gera em você ocitocina que faz você se sentir seguro e confiante. Você precisará se sentir assim amanhã.

5-Diga NÃO. Isso mesmo, diga sem medo. Se priorize! Você não tem que fazer tudo para os outros, isso é mais problema seu do que deles: NECESSIDADE DE AGRADAR, MEDO DE DESAGRADAR. Se for possível faça, mas se não for explique suas razões.

A vida é muito curta para você não aproveita-la. O dia de hoje não volta nunca mais, imagina você se tocar disso daqui 10 anos?

Há apenas duas coisas com que você deve se preocupar:
Se você está bem ou se está doente!
Se você está bem não há com que se preocupar.
Se você está doente há duas coisas com que você se preocupar.
Se você vai se curar ou se vai morrer.
Se você vai se curar não há nada com que se preocupar.
Se você vai morrer, há duas coisas com que você deve se preocupar.
Se você vai para o céu ou se vai para o inferno.
Se você vai para o céu não há nada com que se preocupar.
Agora, se você for para o inferno estará tão ocupado cumprimentando os velhos amigos que nem terá tempo de se preocupar.
Então, para que se preocupar?

Provérbio Chinês
 

29/09/20 15:34 | Atualizado em: 29/09/20 15:34

MERCADO E TENDÊNCIAS

5 descobertas sobre negócios de Sucesso


Não sei se já me viu falando sobre fazer coisas aleatórias… fazer coisa aleatórias é fazer coisas que não estão dentro de um plano e que, geralmente, não se conectam com seu objetivo ou com mais nada kkkk.
Brian Tracy diz que o “segredo” do sucesso é ter foco e concentração e o do fracasso é falta de direção e dispersão dos esforços. Ou seja tiros aleatórios que gastam energia e não dão em nada.
Aproveitando quero compartilhar 5 pontos interessantes do seu livro Construa um grande negócio:

1-Tudo que você investir no seu negócio deve retornar, de preferência a mais. Existem muitas coisas que não trazem retorno direto ao negócio e eu só acredito que elas devem ser feitas quando há capital para isso.

2-Reposicione-se em relação aos seus concorrentes. Estamos num oceano vermelho em que todo mundo faz tudo e muito igual. Você precisa se diferenciar ao ponto de nem ter concorrentes. Já pensou?

3-Capitalize pontos fortes e oportunidades. Pare de focar no que você não faz bem, foque no que você faz bem e assim o dinheiro vem. Sabe aquelas oportunidades que parecem únicas? Pois é, talvez elas sejam, então aproveite ao máximo.

4-Tome boas decisões. Um negócio não pode ser baseado em decisões impulsivas ou, em apenas, intuição.

5-Analise constantemente seu modelo de negócios. Você conhece o Airbnb? Pois é, a empresa enfrentou sérias dificuldades com a pandemia, pois seu modelo de negócios simplesmente não se encaixava muito bem nesse momento. Qual a próxima onda do seu negócio? Seu negocio é escalável? Ou você ficará para sempre trocando horas do seu tempo em faturamento? O negócio precisa ser lucrativo um dia e funcionar sem você.

E é nesse ponto que eu quero chegar. As pessoas abandonam a CLT, porque querem ter mais liberdade, trabalhar para si, mas abrem negócios que não funcionam sem sua presença e continuam “presos”. Ou seja, você queria ser livre, mas NÃO É, porquê o seu negócio não lhe permite. Você continua trocando tempo por dinheiro.

Fique atento aos pontos e se organize para ser livre de verdade.

Beijos

 

29/09/20 15:58 | Atualizado em: 29/09/20 15:58

MERCADO E TENDÊNCIAS

O que você quer comemorar dia 31/12/2020?


Não venha me dizer que você é do time dos que acham que 2020 não valeu. A questão NÃO É O ANO OU TAMPOUCO OS ACONTECIMENTOS DESSE ANO. A questão é o QUE VOCÊ VAI FAZER COM ISSO.

Eu tinha planos grandiosos para esse ano, mas refiz a rota várias vezes, até porquê eu só desisto quando não tem jeito mesmo (tipo o Trump fechando as fronteiras kkkk). DESISTIR NÃO É UMA OPÇÃO PRA MIM. E quero te convidar a ser desse time!

Faltam 93 dias para 31/12/2020. E eu adoro VISUALIZAR coisas positivas e por incrível que pareça elas sempre acontecem do jeitinho que eu imaginei (rs uma característica empreendedora é imaginar cenários positivos e não as dificuldades para que eles aconteçam). Eu já me vejo comemorando metas atingidas com roupa de réveillon e toda feliz kkkk.

Mas estou aqui para te falar que em 93 dias dá para fazer muita coisa na sua vida e no seu negócio. Por que esperar 93 dias para começar? Sabe porquê eu não entendo? Porque se você estiver sofrendo são 93 dias A MAIS de sofrimento antes de começar a resolver. Se você estiver desorganizado são mais 93 dias de desorganização que só vai piorar o que você está vivendo. Se você estiver endividado então… mais 93 dias de juros, multas e afins, que com certeza em 93 das estará bem pior.

Não sei pelo que você esta passando, mas só quero te dizer que TEM JEITO. Mas você precisa começar logo, no caso HOJE. Apenas comece!

Beijos lucrativos

31/08/20 11:32 | Atualizado em: 31/08/20 11:32

MERCADO E TENDÊNCIAS

Quer ser produtivo e ter paz?


AVISO: Esse assunto faz parte da liderança de si e se você colaborador, líder ou trabalha sozinho no seu negócio você precisa dele.
 Você já sentiu que estava sempre atrasado? Que as pessoas estavam sempre cobrando algo de você? E você mesmo achava que não estava fazendo o trabalho bem feito? O grande problema é que muitas pessoas menosprezam o poder da organização. Se você não organiza suas atividades, você não sabe se faz muito ou pouco ou se está sobrecarregado. Se você não planeja acaba fazendo uma série de coisas aleatórias que nada tem a ver com seu objetivo. Você perde muito tempo e aí se estressa. Isso não é nada bom! Quando você está estressado seu corpo ficha cheio de um neurotransmissor chamado Cortisol. O cortisol é útil para nos “acender” aquele alarme de que estamos em perigo, mas se ele fica muito tempo em nosso corpo, começaremos a nos sentir ansiosos, agressivos, perdemos a capacidade de raciocinar direito e ainda dá uma baixa no sistema imunológico. Você precisa de dopamina que já é lançada em seu corpo só de imaginar um objetivo sendo alcançado, imagina então quando ele é completado…

 Você já se sentiu assim? A vida parece um furacão e você sente que vai explodir a qualquer momento. No começo de 2017 eu estava só o “cortisol" kkk fui parar no cardiologista que muito sábio me disse que eu precisava desacelerar. Naquela época eu comecei a entender que eu não precisava dar conta de tudo e não precisava fazer tudo. Não há corpo que aguente. O meu quase não aguentou. Além disso, minha hipótese para as pessoas que têm dificuldade para dormir é justamente a cabeça “cheia" tentando lembrar e guardar tudo.

 E aí você me pergunta, como isso começa? Eu vejo várias causas e isso pode variar de pessoa para pessoa. Uma delas pode ser o fato de você não se organizar e assim, não saber realmente se você está fazendo mais atividades do que de fato consegue. Outra causa é falta de planejamento que provoca diversos erros e retrabalho. Você já não tem tempo para fazer o que tem que fazer e ainda precisa corrigir os problemas do que fez? Já outras pessoas superestimam sua capacidade de fazer várias coisas e, aqui, eu super me identifico, pois o fato de eu ter muita energia não quer dizer que consigo fazer tudo. E dependendo do caso, vejo algumas pessoas com receio de pedir ajuda por medo de serem julgadas incapazes. Em qualquer um dos casos, existe solução.

 A solução não é fácil, mas é simples. Dos nossos 5 sentidos, o que mais nós valorizamos é a visão. Você precisa VER e ter o controle das suas atividades fora da sua cabeça. Organize suas atividades, pendências e projetos em alguma ferramenta. Pode ser papel? Pode! Se funcionar para você. Pode ser um aplicativo? Se funcionar para você. Então primeiro você vai colocar tudo que você precisa fazer e depois vai planejar isso inserindo na rotina. A parte principal vem agora: separe a quantidade de tempo necessária para realizar cada tarefa. Separe esse tempo na agenda que escolheu. Daí você vai precisar de gestão do tempo. E a mágica acontece agora: SIMPLESMENTE FAÇA! Custe o que custar. Não abra concessões para si mesmo e não se sabote. Isso tudo isso vai lhe gerar DOPAMINA.
 Bom, é assim que tenho feito há anos e sempre que uma semana não dá certo e corro para analisar o que precisa ser mudado na próxima. Não deixe prolongar. Não vá parar no médico.

 Lembre-se: A organização traz paz!

Sucesso a todos!

24/08/20 17:37 | Atualizado em: 24/08/20 17:37

MERCADO E TENDÊNCIAS

Aprenda a contratar colaboradores sucesso em 10 passos


 Contrate devagar e demita rápido. Eu sei que as pessoas fazem exatamente o contrário, mas vou te explicar porquê não deveria fazer assim. 9 entre cada 10 empresários se preocupa muito mais em contratar do que em qualquer outra coisa relacionada a pessoas. Uma contratação eficaz não é a primeira coisa a ser feita, é sim o resultado de diversas coisas que precisam ser feitas antes. Digo isso com o conhecimento de quem trabalhou 13 anos com recrutamento e seleção de pessoas. Então vamos lá!

1-Tenha um plano de cargos, carreiras e salários estruturado. Não importa se a sua empresa tem 2 colaboradores, 20 ou 200, o plano de cargos, carreiras e salários os ajudará a saber onde podem chegar na empresa. E isso não significa que eles receberão um aumento, mas, sim que eles saberão quais critérios/requisitos eles precisam para que isso aconteça. Se o colaborador não tem para onde crescer na sua empresa, como ele vai fazer sua empresa crescer? Não é esse o seu objetivo?

2- Descreva todos os cargos. Descrição dos cargos por escrito, ok? Todas as atividades que o ocupante daquele cargo realiza em sua rotina de trabalho deve estar de forma clara para não haver nenhuma surpresa no futuro.

3-Identifique o perfil comportamental do cargo e do ocupante do cargo e, assim, faça a correlação. Para que o perfil comportamental de alguém mude é necessário pelo menos 1 ano, então se você não tem esse tempo e não quer treinar, nem adianta insistir. Existem diversas ferramentas que identificam esse perfil e te economizam nesse caminho. Como plus, caso você tenha acesso, encaminhe para um psicólogo aplicar testes psicológicos.

4- Planeje o processo seletivo. Aquela colaboradora excepcional vai sair de licença maternidade? Não deixe para selecionar o substituto no último mês, lembre-se: contrate devagar… e nem sempre o perfil adequado aparece nas primeiras seleções.

5-Anuncie a vaga. Mesmo que você prefira indicações de outros colaboradores, faça anúncios em outros meios para mostrar que a seleção é profissional e feita com cautela, assim como todas as coisas na sua empresa, não é verdade?! Anuncie nos locais onde aquele profissional circula, pois alguns meios servem para alguns cargos, mas são totalmente ineficazes para outros.

6-Analise todos os currículos recebidos. Sim! Através de um currículo você consegue captar mais informações do candidato na entrevista do que se fizer perguntas aleatórias. Eu sei, alguns chegam na sua empresa sem currículo, mas você pode ter uma ficha personalizada como guia e vai preenchendo a medida em que conversa com ele fazendo a linha do tempo de trabalho dele. Você vai ver a diferença.

7- Entreviste. Você precisa saber se ele sabe fazer isso ou aquilo, mas se ele não tiver caráter não há treinamento no mundo que resolva. Entreviste e identifique quais são os valores dessa pessoa, o que ela espera do futuro, porquê ela quer esse trabalho, etc. Contrate caráter e treine habilidade (no caso de precisar fazer essa escolha). Nos meus anos de RH o que um colaborador “complicado” traz de problemas a empresa não compensa o “tanto” que ele é bom no que faz.

8-Avalie. Agora sim é hora do teste “prático”. Faça provas, testes ou demonstrações que mostrem que aquele candidato consegue realizar aquela tarefa o mais próximo possível do ideal.

9-Peça para mais alguém entrevistar. Por quanto tempo ou quantas vezes aquele candidato sustenta a mesma história? Além do que, pessoas diferentes de áreas diferentes podem dar contribuições substanciais para a contratação.

10-Mantenha a imagem da sua empresa. Trate bem os candidatos selecionados e, também, os não selecionados. Eles levarão adiante o tratamento que receberam durante esse processo. O ideal é dar retorno a todos.

 Você entendeu agora, por que devemos contratar devagar para obter o resultado desejado? São muitas peculiaridade que se deixadas de lado comprometem a organização da empresa e, principalmente, o clima de trabalho de quem está ali. Mas te garanto que se você focar em organizar esses passos não só fará melhores contratações como terá uma gestão de pessoas realmente eficiente na sua empresa.

Beijos lucrativos

17/08/20 11:24 | Atualizado em: 17/08/20 11:24

MERCADO E TENDÊNCIAS

O que não te contaram sobre demissão…


 Em primeiro lugar tenho duas colocações sobre isso: uma normal e outra “polêmica”. A colocação normal é que se um dia você contratou, um dia você vai ter que demitir, fim. Faz parte do ciclo natural e uma hora vai acontecer. A colocação polêmica é que é DESONESTO não demitir. Eu nem preciso dizer que quando você não demite alguém que não está se encaixando ou produzindo mais você perde dinheiro, mas o principal é que você está atrasando a vida da sua empresa e a vida desse colaborador. Você poderia estar investindo em outra pessoa e ele poderia estar investindo a carreira dele em outro lugar, mas ambos estão se atrasando. Fim.
 Para qualquer caso de demissão eu uso como premissa essas duas perguntas:

1-Você contrataria essa pessoa hoje? Nãaaaaaaaaaao.
2- Se a pessoa pedisse demissão você se sentiria aliviado? Siiiiiiiiiiiiim.
Se você respondeu não e sim, então passou da hora de desligar essa pessoa. Eu sei que você e, boa parte das pessoas, não curtem conflitos, mas o preço de prolongar essa decisão é altíssimo, vai por mim!
 Eu poderia encerrar aqui, mas vou te trazer mais algumas informações para te ajudar. O Jack Welch falava que existem 4 tipos de colaborador. Antes de entendermos cada um deles, preciso falar com você sobre valores. Valores não são apenas palavras bonitas em um quadro nas parede da sua empresa. Valores devem guiar todas as ações da sua empresa. Valores são inegociáveis. Por exemplo, o primeiro valor da minha empresa é coerência, para nos lembrar de sempre fazer aquilo que falamos. Todos os colaboradores devem pautar suas ações assim: estou fazendo o que estou falando? E assim, vale para todos os nossos 5 principais valores. Tenha os da sua empresa também. Os 4 tipos de colaborador que Jack Welch definiu são esses.

1- Colaboradores que tem os valores da sua empresa e tem resultado. Esse colaborador é o sonho de qualquer empresário INVISTA NELE.

2- Colaboradores que tem os valores da sua empresa, mas não tem resultados. Talvez essa pessoa não esteja no lugar certo ou precisa de treinamento, você, como líder, precisa descobrir como fazer para ele performar. ANALISE O QUE PRECISA SER FEITO.

3-Colaboradores que não tem os mesmos valores da sua empresa e nem apresentam resultados. Esse é o tipo mais fácil, DEMITA AGORA.

4-  Colaboradores que não tem os mesmos valores da sua empresa, mas apresentam resultados. O que acontece é que muitos empresários acabam mantendo pessoas assim, afinal elas estão dando lucro. Acontece que a longo prazo o clima de trabalho da empresa fica bastante prejudicado. Imagina no exemplo acima um colaborador que não tem problema algum em fazer algo diferente do que fala? Complicado não é mesmo? David McClelland diz que o clima da empresa é responsável por até 1/3 dos resultados financeiros. Eu me organizaria para DEMITI-LO.

 Como eu sempre digo: contrate devagar e demita rápido. Geralmente, a situação de demissão é só a explosão da bomba que começou a ser fabricada através de uma contratação às pressas e feita sem nenhum critério. E tem outra que eu digo também: A MELHOR MANEIRA DE DEMITIR COLABORADORES RUINS É NÃO CONTRATA-LOS. (Mas esse fica para um próximo email). O fato de não demitir na hora certa não empaca apenas o profissional, mas principalmente a sua empresa. Não importa em que lugar da caminhada você esteja, planeje os próximos passos com cautela.

Beijos lucrativos


06/08/20 15:29 | Atualizado em: 06/08/20 15:31

MERCADO E TENDÊNCIAS

A política de gestão de pessoas nada convencional da Netflix




 Você já ouviu falar da Netflix? Com certeza você deve ter a assinatura Mara que custa menos que um ingresso de cinema e assiste as melhores produções. Eu sou fã pela economia sem sair de casa e, também, pelas super produções. Não sei se você sabe que a empresa surgiu em 1997 como um programa de assinatura de DVDs que eram enviados pelo correio, ACREDITE!

 Eu quero te contar algumas coisas nada convencionais na politica de GESTÃO DE PESSOAS (a sua empresa tem uma?) da Netflix. Claro, que a empresa tem os "clichês" das empresas .com como refeições e academia grátis, rodadas de pipoca todos os dias e salários altos, mas o mais impressionante é como acreditam no conceito de liberdade e responsabilidade. A empresa prega o quase "zero controle". E se você for como eu concordará que o argumento é super válido: eles estão lidando com adultos e adultos têm responsabilidades sendo assim, saibam lidar com a liberdade que é dada. Outro ponto, em relação a isso, eles preferem contratar profissionais maduros, formados e que sejam os melhores do mercado, pois assim esses profissionais não darão trabalho aos colegas, não terão medo de perguntar e nem de errar.

 Continuando ainda no tema liberdade, os profissionais é que escolhem se vão trabalhar de casa ou vão ao escritório (isso bem antes da Pandemia) e quantos dias de férias vão ter. Não fique chocado, eles precisam cumprir com as responsabilidade e pouco importa de onde façam isso. A política de despesas de viagem é outra polêmica - Atuar no melhor interesse da Netflix. Não fala nada em valores, dólares, reais… meo deos! Você imagina seu liderado lendo isso e decidindo quanto gastar? rs
 O que ainda gera muita controvérsia é que qualquer feedback acontece em público. Para nós que aprendemos que feedbacks de correção de comportamento devem ser em particular, essa prática soa um tanto quanto estranha. Mas não tanto quando sabemos que as decisões também são realizadas de forma coletiva, os diretores abrem todos os assuntos com os colaboradores com total transparência. E nessa mesma transparência você vota se o seu colega será ou não demitido, se chama Keeper Test. Eu não consigo imaginar algumas pessoas que conheço passando por isso!

 Para concluir, considero essa política da Netflix uma aula de Gestão, Liderança e Humanidade. É responsabilidade dos líderes fazerem com que suas equipes sejam felizes (eu amei essa parte, pois falo disso no Liderança Lucrativa), pois pessoas felizes se motivam naturalmente. Apesar de pagarem salários melhores essa não deve ser a motivação dos colaboradores e sim, o interesse genuíno em progredir. A cultura da empresa é responsabilidade dos líderes, algo em que eu acredito muito. Ah! A empresa está avaliada em bilhões e isso só reforça a minha crença de que se começarmos com as pessoas o dinheiro vem, com certeza!

Beijos lucrativos

29/07/20 08:56 | Atualizado em: 29/07/20 08:56

MERCADO E TENDÊNCIAS

O poder das pequenas mudanças




Você sabia que para mudar de vida não necessariamente você tem que fazer algo radical? Isso mesmo! Nós não valorizamos o PODER DAS PEQUENAS MUDANÇAS que geram reações em cadeia. Conhece alguém que emagreceu muitos quilos? Geralmente ela começou com mudanças simples. E alguém que parou de fumar? Foi diminuindo a quantidade de cigarros até conseguir parar de vez. E é exatamente por isso que desistimos! Aquele ato tão “insignificante” parece não fazer diferença alguma no objetivo que estamos buscando, então para que fazer de novo?

 Semana passada falei com uma pessoa tomou uma pequena decisão que já alguns meses ela adiava em tomar. Por causa disso, ela acabou tomando outra decisão um pouco maior. É assim que as grandes mudanças começam, através das pequenas… estou ansiosa para saber dela dentro de uns 2 meses.
 Eu já falei por aqui como é difícil nos liderar, afinal quem vai nos lembrar/cobrar se não nós mesmos? E assim vamos nos sabotando.

 Você precisa tomar a decisão dentro de você. E toda decisão começa com um ponto. Um ponto final para a vida que você estava levando e que não quer mais levar. E para isso seu movimento inicial pode ser pequeno, pois assim você se sentirá capaz de dar o próximo passo ainda maior e o próximo e o próximo…
 Como você pode fazer isso? Pense no impacto dessa mudança daqui 10 minutos? Daqui 10 meses? E daqui 10 anos. Em 10 minutos não fará tanta diferença, mas em 10 meses sim e em 10 anos então…Vou usar como exemplo algo que as pessoas têm me relatado muito como um problema: gastar muito tempo em redes sociais. Pessoas já me relatarem ficar até 5 horas por dia vendo fofocas. Obviamente que parar de vez não é fácil. Então que tal ficar apenas 5 minutos a cada x horas? Monitore, se policie e não faça negociações. Use esse tempo para atividades que farão você estar em outro lugar em 10 anos, estudar, ler, fazer alguma atividade, aprender uma nova habilidade, tocar um instrumento… as possibilidades são infinitas. Agora imagina 5 horas por dia vendo fofocas todos os dias daqui 10 anos…

 Dar um grande passo pode não ser fácil, mas grandes distâncias começaram a ser percorridas com pequenos passos.
Apenas comece. Agora!

10/07/20 14:04 | Atualizado em: 10/07/20 14:04

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Todo mundo é Líder!




 Se na sua cabeça líder é só quem tem uma equipe então neste momento você está questionando meu título, mas tudo bem, é por isso que estou aqui. Quando comecei a estudar sobre liderança eu não tinha minha própria definição e hoje tenho. Líder para mim é alguém que:
1-Lidera a si mesmo de forma a atingir a alta performance;
2-Lidera pessoas influenciando-as positivamente para atingir resultados superiores;
3-Lidera negócios/empresas fazendo com que saiam sempre na frente.

Você lidera sua família, talvez apenas seus filhos, ou entre os seus irmãos você é o líder, ou no seu grupo de amigos, ou no seu trabalho, pois apesar de não ter a POSIÇÃO de líder, você tem mais DISPOSIÇÃO do que muita gente. Sim, liderança é sim disposição, pois para ter alta performance e melhores resultados você precisa de muita DISPOSIÇÃO. Não é fácil, por isso nem todo mundo têm.
Ontem respondi uma pergunta na caixa de perguntas do Instagram, pois alguém perguntou e afirmou que nem todo mundo quer ser líder e eu disse ok, mas você quer ser conduzida para sempre por alguém? Por mais que o líder seja democrático, em relação a sua vida eu acredito que é você quem tem que tomar as rédeas. Seu marido pode ser ótimo, mas ele não sabe todas as vontades do seu coração, então se você não se manifestar de certa forma as coisas vão sempre acontecer mais do jeito dele. Seu Gerente pode ser ótimo, mas se você não se manifestar vez ou outra ele fará coisas que não serão legais para você. Você tem que ter disposição, ao menos, para liderar sua própria vida. Eu já atendi uma pessoa que não se reconhecia mais de tanto não expor suas opiniões. ISSO NÃO É CERTO e a conta chega.
Obviamente que você não precisa ter disposição para tudo, escolha suas batalhas. Mas com certeza, você teve uma ideia genial e demorou para expor, aí PAF! alguém foi lá e expôs e talvez até ganhou muito dinheiro com isso. Quantas vezes você quer ver isso acontecer? E só para complementar as pessoas mais felizes NÃO são aquelas que têm menos problemas, mas aquelas que TOMAM A FRENTE e decidem fazer algo em relação aos problemas. SIMPLES ASSIM! Enquanto você apenas reclama, você fica em uma espiral negativa, pois não está fazendo nada para resolver e é provável que ninguém também está. Se você decide fazer algo aquela situação melhora pelo menos um pouco, quando não dá uma reviravolta total.
Para concluir, todo mundo é líder, mas alguns podem se abdicar do papel.

Beijos lucrativos.

 

05/07/20 09:56 | Atualizado em: 05/07/20 09:56

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3 coisas que aprendi sobre Liderança vivendo a vida…


Eu falo muito sobre liderança, mas para mim liderança nem sempre foi sobre liderar times. Como eu digo primeiro você lidera a si mesmo, para depois conseguir liderar pessoas e isso faz seu negócio crescer, afinal, é meio difícil você completamente SOZINHO faturar 10 milhões por mês路‍♀️.
Há 3 coisas que são primordiais para que a sua Liderança seja Lucrativa:

1-Você deve saber liderar a si mesmo muito bem e ainda ser um exemplo para os subordinados.
 Se você lidera a si mesmo muito bem significa que você consegue organizar sua vida, rotina, trabalho, emoções e tudo isso para trabalhar a seu favor e não contra. Fazer coisas erradas e esconder dá muito trabalho e isso eu aprendi na adolescência. Quando eu saia escondido sempre encontrava minha mãe na rua (era uma cidade do interior então isso era bem fácil). Mas o pior é que quando não encontrava, eu tinha certeza que ela ia saber mesmo assim kkkk. Não dormia em paz e foi aí que eu decidi que isso dava muito trabalho, só ia sair de casa se ela deixasse. Mas trazendo isso para a liderança o custo de falar uma coisa e fazer outra se chama credibilidade. É um custo muito alto e, ao longo desses anos, já conversei com colaboradores que não confiam em seus líderes e é uma situação muito nociva para a empresa, pois induz ao erro dos liderados.
 

2-Você deve controlar suas emoções negativas, pois elas afetam sua capacidade de raciocinar e ser criativo.
 Stress, raiva, preocupação e ansiedade não fazem ninguém melhor, isso é fato. Mas é fato também que algumas pessoas se “acostumam” com essas emoções procrastinando a solução ou a eliminação delas em suas vidas. Eu sou prova viva, pois em 2017 eu fiquei muito estressada com uma série de acontecimentos e confesso que quase não consigo entender as coisas que fiz naquele ano kkkkk. Sem contar que estar ocupado e ansioso não é vantagem nenhuma para sua criatividade. Minhas melhores ideias para o meu negócio aconteceram quando eu estava viajando. Foi se o tempo em que trabalhar demais, ser Workaholic era sinônimo de produtividade, agora é muito mais sinônimo de desorganização. Uma pessoa precisa ter vida fora do trabalho até mesmo para que o trabalho faça sentido. Quando você estiver velho não vai se arrepender por não ter trabalhado mais e, sim, por não ter passado tempo suficiente com sua família e amigos.

3-Esteja atento as pessoas que estão com você, a diferença é enorme nos resultados.
 Para estar atento as pessoas, você precisa estar com o item 2 em dia. Voltando ao meu 2017 só consigo ver que eu não conseguia ver as pessoas, pois eu estava tomada de estresse rsrsrsrs. Mas vamos a outro exemplo: Kevin Systrom é um dos fundadores do Instagram que foi vendido por 1 bilhão de dólares e isso vocês sabem. A história por trás disso é que prova meu terceiro ponto. Kevin trabalhava no Marketing do Google e aprendeu a programar. Seu líder solicitou que ele fosse realocado de setor, mas na época não foi autorizado, pois ele não tinha estudado na área e aquela história toda engessada, não deram a devida atenção. Ele resolveu sair e criou o Instagram que vendeu por 1 bilhão de dólares. Você imagina que colaborador que o Google perdeu… não fosse não ter dado a devida atenção ao caso.

 Todas as pessoas que abrem empresas querem aumentar o lucro e obviamente isso não acontece da noite para o dia, mas o que tenho percebido que mais do que ir atrás de clientes e melhorar os produtos é preciso, primeiramente, o desenvolvimento de si mesmo. Liderar é isso.





 

29/06/20 09:21 | Atualizado em: 29/06/20 09:21

MERCADO E TENDÊNCIAS

Quando é hora de mudar?


Pergunta difícil e resposta desafiadora.
Você sabia que a Netflix começou como uma locadora de filmes com entrega a domicílio?
E o Instagram era um serviço de localização que distribuia pontos?
E que o YouTube começou como um site de namoro por vídeo?
E a Nintendo fabricava jogos de cartas?

O que todas essas empresas têm em comum? É que souberam a hora certa de mudar ou de se reinventar, porque se não tivessem feito provavelmente algumas delas nem existiriam mais. Tenho estudado muito sobre o universo das Startups, por um conceito muito simples e interessante que elas têm: FALHE RÁPIDO E MUDE RÁPIDO. Sem apego e nem compromisso com o erro. Às vezes insistimos em algo que não está dando certo por puro ego. Ou às vezes, deu muito certo no passado, mas agora não dá mais. O QUE TE TROUXE ATÉ AQUI NÃO TE LEVARÁ AO PRÓXIMO NÍVEL.

Não canso de dizer que o Covid acelerou uma série de mudanças nas pessoas e nos negócios. As pessoas estão diferentes e vão procurar os negócios de forma diferente. Elas estão receosas e desconfiadas. Antes, também, estudávamos algo e usávamos aquilo o resto da vida no nosso trabalho, porque simplesmente não mudava. Hoje o conceito é Lifelong Learning, precisamos aprender o tempo todo, pois tudo muda muito rápido.

Mas como eu posso saber O QUE devo mudar? Pergunte ao cliente! Ele que move nossos negócios. Se ele quiser viver de delivery não poderemos mudar a vontade dele, mas se ele quiser vir ao nosso estabelecimento com ressalvas teremos que nos adaptar a essas ressalvas. O Jeff Bezos da Amazon usava portas de madeira em cima de cavaletes como mesa de trabalho e dizia que aquilo era mostrar que os investimentos do negócio eram nos clientes e não nele ou nos colaboradores. Ele está certo, pois se não tem cliente não tem negócio.

E respondendo a pergunta QUANDO é hora de mudar: A HORA DE MUDAR É AGORA!

BEIJOS LUCRATIVOS  

14/06/20 17:40 | Atualizado em: 14/06/20 17:40

MERCADO E TENDÊNCIAS

Você não precisa fazer tudo sozinho!


Eu sei que você me dará mil justificativas de que NÃO TEM JEITO só você pode fazer o que você faz. Mas me escuta aqui só um pouquinho .

Vou começar falando para você que é um empreendedor que trabalha sozinho. Guarde essa frase: VIVEREMOS UMA ÉPOCA DE MENOS EMPREGO E MAIS TRABALHO. Isso mesmo! Nem sempre a solução dos seus problemas de excesso de trabalho será uma colaborador registrado CLT 44 horas semanais e todas as obrigações que vem dessa relação. Você pode delegar atividades que você faz para profissionais autônomos e remunerá-los por projeto/serviço ou como vocês considerarem melhor fazer.
Hoje eu tenho 3 times de profissionais (de empresas diferentes) que atendem demandas que precisei delegar. Como minhas ferramentas de organização são excelentes, modéstia a parte, nem eu me perco e nem eles. Mas eu já tive colaboradores…

Agora falo para você que tem colaboradores. GUARDE ESSA FRASE: SE VOCÊ NÃO TIVER PROCESSOS ORGANIZADOS, EM BREVE, NÃO VAI ADIANTAR TER OS MELHORES PROFISSIONAIS. Quando contratei meu primeiro estagiário não o deixei começar até que um manual da nossa empresa de duas pessoas kkkkk estivesse pronto. Isso mesmo! Na época eu era muito controladora e coloquei até as frases que ele deveria dizer no telefone . Para as próximas contratações eu só ia aprimorando o manual. Da contratação até a demissão você precisa ter processos. Se você é desorganizado enquanto tem só 2 imagina quando tiver 200? 


Como saber se contrato um CLT ou um autônomo?

Vou te dar um passo a passo a aqui:

1-Descreva a lista de tudo que você pode/precisa delegar;

2-Quantas horas por dia uma pessoa precisa para cumprir isso? (Não sabe? Isso é gestão do tempo!);
3-Quanto ela vai te custar?

4-Ela vai te custar R$ 800,00 mensais (pensando num profissional autônomo) e você não tem esse dinheiro. Lembra que com isso você terá mais tempo e poderá captar novos negócios? Esse é o objetivo de delegar: fazer o negócio crescer.

Vou te explicar melhor com um exemplo meu:
Eu tinha 3 colaboradores uma época. 1 deles produzia em média 6x o salário dele. Com o que ele produzia eu pagava as duas colaboradoras que davam suporte ao que ele fazia, pagava todas as despesas do nosso escritório e ainda tinha um belo lucro. Se eu não tivesse ele não teria esse belo lucro e ainda pagaria as despesas do escritório com o que eu produzia com as minhas outras atividades, entendeu? Mas sempre foi tudo organizado em planilhas. Uma época tínhamos uma estagiária que fechava apenas 2 vagas por mês. A chamei para um feedback e mostrei o que ela rendeu no mês e o que eu poderia pagar com aquilo! Apenas a bolsa de estágio dela e a conta de água rsrsrsrs. E perguntei se, assim, ela estava sendo lucrativa para a empresa. Mas eu só pude fazer isso, pois tinha o controle dos números. 

É possível fazer isso com qualquer negócio e não só com os mais simples como esse.

FAÇA DIFERENTE E FAÇA A DIFERENÇA!


 

01/06/20 09:36 | Atualizado em: 01/06/20 09:36

MERCADO E TENDÊNCIAS

Lidere seu mercado: Como enfrentar e superar crises


 


 Você já imaginou como vai ser nosso retorno às empresas após a pandemia quando voltarmos ao “normal”? É muito provável que colaboradores e clientes estejam desmotivados, desconfiados e até assustados. Líderes terão a missão de resolver isso da melhor forma. Tenho pesquisado e acompanhado empresas nessa pandemia e separei 5 passos do que você precisa fazer para que seu negócio (ou carreira) corte com tudo.

1. Vai lá e faz!

 Acompanhando diversas notícias percebi que as empresas que está indo bem tanto decidiram fazer algo novo como também DEIXARAM de fazer algumas coisas. Apenas observe as notícias!Para você ser líder do seu mercado tão importante quanto decidir o que fazer é decidir o que NÃO fazer. Existem várias coisas que você já poderia ter parado, mas o comodismo ou o ego não deixam desapegar.
 Para você ser líder do seu mercado esses 3 pontos precisam estar SUPER alinhados:
1.Aquilo que te desperta paixão (veja bem, é despertar, paixão não vem a força);
2.A atividade que você pode ser o melhor do mundo ( que tem a ver com seus maiores talentos e habilidades);
3.Tem que dar lucro Braseeel e de preferência ser escalável.
 Se te falta um desses pontos eu duvido você se tornar excelente. Eu mesma larguei há um tempo atrás uma atividade que eu tinha lucro, mas tinha também zero paixão e foi a melhor coisa. Talvez você não esteja satisfeito com seus resultados hoje, mas você precisa fazer algo, AGORA. Comece hoje com o que você tem e do jeito que você está. Amanhã já vai ter passado 24 horas, daqui 1 anos já vai ter passado 365 dias... apenas comece! Vai por mim!  Vai lá e faz!

2. Disciplina é liberdade.

 Estava eu a pensar sobre pessoas desorganizadas com suas vidas e como elas não tem um caderno, uma planilha, um Tamagochi, que seja, para organizarem suas vidas e pensei que elas se sentem livres. Mas aí eu pensei genteeeeee! Que liberdade é essa que não sabe EXATAMENTE quando dinheiro se tem? Que liberdade é essa de ver a vida passar sem atingir seus objetivos? Sem melhorar, evoluir, ter mais dinheiro? Que liberdade é essa de ir dormir tentando lembrar tudo que tem pra fazer no outro dia? Que liberdade é essa de viver esquecendo coisas importantes? Liberdade de pagar multas, juros... Eu hein!
 Aí entendi tudo. Se você tem disciplina com você mesmo e seus próprios projetos você é livre. Você é livre para fazer uma viagem com o dinheiro que guardou. É livre para separar 1 hora por dia só para estudar o que gosta. É livre para relaxar assistindo uma série. Afinal suas prioridades (que você sabe quais são) foram atingidas com sucesso.珞

3. Delegar é faturar.

 Deixa eu te livrar de uma crença limitante: Você não precisa delegar apenas se tiver colaboradores! Isso mesmo! Vamos viver uma era de MENOS emprego e MAIS trabalho. Delegue por projeto. Delegue para quem mora com você para não se sobrecarregar. Mas delegue! Veja quanto você pagará para alguém fazer aquilo e compare com quantas horas você gasta (para isso você precisa saber quanto custa sua hora), daí você decide o que compensa mais. Sozinho você pode até ir mais rápido, mas acompanhado você vai mais longe com certeza!

4. Colaborador feliz faz o cliente feliz

 Um colaborador passa por uma seleção com 30 candidatos o outro apenas entrega a documentação no RH e já está contratado. Um colaborador faz a mesma coisa que o outro e ganha 300,00 a mais. Um colaborador chega atrasado todo dia e o outro na primeira vez que se atrasa recebe uma advertência. Se alguém pergunta ao gestor das diferenças gritantes a resposta é: PORQUE SIM. Mas ainda assim os gestores que agem dessa forma esperam que todos trabalhem “direito”, sejam produtivos e amem a empresa. E não entendem a razão disso não estar acontecendo... sério!
 Quando se trata de pessoas precisamos deixar tudo muito claro e essa clareza tem nome e sobrenome: Políticas de Gestão de Pessoas. As regras precisam existir e servirem para todos. Esse é o único caminho para o alinhamento do seu time. Faz parte de planejamento e organização, mesmo que você tenha SÓ 2 colaboradores ou 200.
 A sua empresa deve ser um bom lugar para se trabalhar. As pessoas têm orgulho e querem trabalhar na sua empresa? “O fato de a empresa ser boa não importa quando as coisas vão bem, mas podem representar a diferença entre a vida e a morte quando elas vão mal” Ben Horowitz

 O líder além de se trabalhar para manter o clima e a cultura organizacional deve dar atenção, também, aos resultados. E esse resultado vem do atendimento aos clientes. O Mc Donalds tem padrão para fritar batatas e isso é ensinado aos jovens colaboradores através de treinamento. Batatas fritas após 7 minutos não devem mais ser servidas aos clientes, pois estarão murchas. Poxa! Quem não sabe fritar batatas e não sabe quando elas estão murchas? Eu, por exemplo, não sei fritar e o meu conceito de murchas deve ser diferente do seu. Então por isso existe o padrão e o treinamento PARA FRITAR BATATAS.
Agora imagina que colaboradores são contratados para tarefas muito mais complexas do que essa e não passam por treinamento? O conceito de atender bem deve ser diferente de uma pessoa para outra por isso a sua empresa precisa ter um padrão. E todos devem ser treinados para conhecer esse padrão.

5. Se o seu negócio não está na internet, então seu negócio vai ficar sem negócio. Bill Gates

A pandemia acelerou a transformação digital em uns 5 ou 10 anos. Todos nós fomos obrigados a ir para a internet. Quem está por lá está vendendo e quem não está bem… A presença digital se tornou necessária para quem vende produtos e para quem vende serviços também. 42% das compras online foram feitas por pessoas que fizeram isso pela primeira vez nessa pandemia. O mercado está mudando e a forma de consumir também. Você precisa estar atento qual a onde do seu mercado para surfar nela e LIDERAR!

Uma coisa é certa: Você precisa fazer algo agora pelo seu negócio. Agora, já!
Se quiser saber mais se inscreva na Master Class online e gratuita Lidere seu mercado! https://bit.ly/3cfAwrL.

Sucesso a todos! 

16/05/20 21:13 | Atualizado em: 16/05/20 21:13

MERCADO E TENDÊNCIAS

5 pontos que atrapalham o crescimento das empresas e atrasam o desenvolvimento das pessoas




 Há um tempo venho pensando sobre esses 5 pontos que atrapalham o crescimento das empresas e atrasam o desenvolvimento das pessoas e só essa semana percebi como ele estão conectados e como muitas pessoas não dão importância a eles. Os líderes tanto devem ser exemplos em relação a esses pontos como devem acompanhar para que eles não “quebrem” a empresa. Isso mesmo, pequenas ações juntas mudam o mundo e pequenos erros juntos destroem negócios e carreiras. Simples assim!

Vamos lá para os 5 pontos:

1-Desorganização: Você já ouviu alguém dizer “a minha bagunça é organizada” ou “parece bagunçado para você, mas eu encontro tudo, não perco nada”. Eles são tão convincentes que até eu já acreditei neles. E o fato é que se essa pessoa trabalha completamente sozinha (meio impossível, porque tem fornecedor, contador, cliente, etc), mas não tem colaboradores ela sobrevive por um tempo sendo assim. Mas a partir do momento que ela lida com outro ser humano isso se torna inviável. Essas pessoas perdem documentos, não encontram arquivos no computador, não lembram o que combinaram, porque "anotaram na cabeça" e acreditem, elas até esquecem de receber dinheiro e pagar contas de energia. Se você quer ser grande comece sendo grande. Imagina o Extra fazendo o fluxo de caixa num caderno? Ou a Magazine Luiza controlando todas as lojas em folhas de papel escritas a mão? E a Netflix fazendo posts em péssima resolução no Instagram? eu estou sorrindo e você também. É inimaginável!
2-Comunicação ineficiente: Temos mais ferramentas para nos comunicar, mas nem por isso estamos nos comunicando de forma mais eficiente. O que eu venho falando para os líderes é que não dá pra se comunicar da mesma forma com todos. E sim, precisamos falar sobre áudios (tudo começou comigo mesma não conseguindo ouvir áudios de 5 minutos ou 18 áudios de 2 minutos). Enquanto eu estava ouvindo aqueles áudios, além de não conseguir fazer mais nada no telefone (perda de tempo parada), muitas vezes depois deles eu não conseguia entender o que estava sendo dito (perda de tempo total). Comecei a achar falta de educação fazer uma pessoa perder tempo assim. Se nem você consegue explicar é porque nem você entende o que quer dizer. Aí eu encontrei Peter Drucker que fala que existem dois tipos de pessoas: leitoras e ouvintes. As pessoas leitoras se relacionam com o mundo e com os dados através da leitura e as pessoas ouvintes precisam escutar verbalmente aqueles dados para atingirem melhor desempenho. Pronto! Nesse caso ninguém está certo e ninguém está errado. Você só precisa conhecer a pessoa que está recebendo a mensagem e se quer ser eficiente se comunique da forma que ela vai entender. Não é sobre como vc prefere é sobre como o outro vai entender. É para o resultado da comunicação. E você é leitor ou ouvinte?

3-Atrasos: De novo eu digo se a pessoa é sozinha o problema é dela que ela se atrase em tudo, mas a partir do momento que ela convive com outros isso fica insustentável. O atrasado tem falas como “foram só 15 minutinhos”, “to chegando” e por aí vai. O fato é que vez ou outra todo mundo tem imprevistos, mas estou falando aqui daqueles que roubam o nosso tempo o tempo inteiro. Nossa! Roubam? Sim! Se você marcou com alguém as 14:00 e chega às 14:20 e o que vocês iam fazer dura 1 hora, ela vai atrasar o próximo compromisso que não tem nada a ver com isso. Por que será que salões de beleza ou clínicas não atendem mais depois de x minutos de atraso? Porque gera um atraso em cadeia que vai terminar lá no fim do dia. Quando eu era uma RH ferrenha (em um passado bem distante) eu falava assim para a pessoa: ah! Foram só 10 minutinhos né! O que você ia achar se a empresa tirasse só 10 “reaizinhos” do seu salário? E esse assunto nada mais é do que gestão do tempo e planejamento. Se não vai conseguir cumprir avisa logo que vai atrasar, remarca, pede desculpas, mas não finja que nada aconteceu com as pessoas.

4-Mau uso da preguiça (isso mesmo! Você não leu errado!): agora eu advogo em causa própria em nome da minha própria preguiça. Eu durmo de 8 a 10 horas por noite, não acordo antes das 7 am por nada nesse mundo, não faço trabalhos domésticos, não faço ligações que durem mais de 30s, não vou a eventos aleatórios e tudo isso por pura e simples preguiça. Desculpa decepcionar... poxa vida! O lado bom disso tudo: as horas que fico acordada no dia são foco e produção total, nada de cafezinho e nhemnhemnhem. Eu durmo bem assim porque meu check list do dia foi concluído boa parte das vezes. Eu trabalho muito e assim posso pagar alguém para fazer os trabalhos que não faço bem ou que tenho preguiça mesmo. Meu dia é bem aproveitado porque só estou onde eu preciso estar. Segundo quem? Segundo minhas metas e objetivos, que modéstia à parte tenho atingido com sucesso! Eu vejo pessoas que não refletem antes de fazer algo, pois como não têm preguiça partem como um trator pra cima fazendo com força. Fazendo milhares de coisas aleatórias. Mas pra que gente? Pra que gastar energia no lugar errado? Ou no lugar que você nem sabe se é o que você quer? Que desperdício viu! Evite essa fadiga de se cansar em vão. Eu soube tirar vantagens absurdas da minha preguiça, transformando-a em produtividade com o que realmente importa.

5-Ego: Uma pessoa que acha que é melhor que as outras pessoas, acredita que nunca erra e que é especial, novamente eu digo OK, até o momento em que ela começa a conviver em sociedade. Egos inflados sabem de TUDO, eu disse TUDO, negam seus erros, mas criticam com veemência os erros dos outros e ainda acreditam que as pessoas devem lhe servir e mimar. É sufocante a quantidade de reconhecimento que eles precisam. Conviver com Egos inflados não é fácil para quem está em volta. Eles simplesmente se sentem no direito de ter mais direitos.
Quero deixar claro 4 situações:

1-Aqui eu não consigo explicar a origem disso tudo;

2- Comecei o interesse pelo fenômeno da Síndrome do Pequeno Poder que acompanhei em pessoas que era incríveis até adquirirem uma posição de poder e se transformarem;

3-Que fique claro que todos nós TODOS temos momentos em que o Ego está dominando e o mais importante é reconhecer esses momentos para saber lidar;

4- Todo mundo é muito bom em alguma coisa, mas medíocre em várias outras. Arrogância técnica é acreditar que por saber muito uma coisa se sabe de todas as coisas da vida, do mundo.

Não é errado querer sempre se sentir bem, mas estamos na vida adulta e problemas acontecem, erros acontecem e conviver em sociedade exige GANHA GANHA. Minha única dica para conviver com quem vive em modo Ego Inflado boa parte do tempo é CORRA! Brincadeirinhaaaa mas mantenha uma distância saudável.

O pós pandemia será intolerável ao “mais ou menos”. Se você ainda é micro, já comece de forma profissional em TUDO.
Quem quer ser Líder do seu negócio (e da sua carreira) não espera ficar grande para começar, começa grande para conseguir CONTINUAR.

Sucesso a todos!