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MERCADO E TENDÊNCIAS

Por Lunna Dias Psicóloga e Coach

Coluna

23/02/21 08:39 | Atualizado em: 23/02/21 08:39

MERCADO E TENDÊNCIAS

Como ser mais produtiva num passe de mágica!



Eu sabia que o título ia te trazer até aqui, pois hoje em dia a internet está cheia de “hackezinhos” de produtividade, mas você não vai encontra-los aqui. Sorry! Mas confia em mim.

"Acorde 5h da manhã corra, medite, leia - eles dizem! e quando começar a trabalhar esteja morta de cansada - eu te garanto”.

Tenho conversado com muita pessoas ultimamente com essa falsa, sim falsa, ilusão de produtividade fazendo mil coisas ao mesmo tempo e só acumulando lixo mental. Desculpe o termo. Por que penso assim? Porque ao invés de focar em ferramentas que realmente vão ajudar na organização e produtividade das atividades certas, vejo as pessoas focando nas atividades que não vão levar a lugar algum no objetivo delas. Isso quando elas têm sequer um objetivo.

Ainda existem as pessoas que “são cheias de ideias” se orgulham disso, mas você não vê nada acontecendo. Procrastinam dia após dia a dia a realização dos sonhos que elas dizem que as movem.

Em qualquer um dos casos as coisas não acontecem: EXECUTAM SEM SABER O QUE ESTÃO FAZENDO OU PLANEJAM DEMAIS E NÃO EXECUTAM NUNCA.

Você sabe por que fica ocupado com coisas aleatórias? Provavelmente, para se sentir produtivo. Você sabe por que procrastina? Provavelmente, por medo de fracassar (afinal, sem ação não tem resultado nem bom e nem ruim).

Mas eu te pergunto:

“Você quer chegar ao final da vida exausto e sem resultado?”

"Você quer chegar ao final da vida cheio de coisas começadas, mas nenhuma terminada?”
Com certeza, não!

O que você precisa fazer então? Você precisa fazer o que funciona para você, pois pode ser que ser do clube das 5am pode fazer bem para você (para mim eu já sei que não funciona, fico horrorosa de mau humor). Mas claro você não está aqui para me ouvir falar isso então vou compartilhar com você o que funcionou para mim, ok?

Há alguns anos eu descobri que visualizar minhas atividades, num quadro, papel, tela de computador whatever me ajudava a medir o que eu precisava fazer e depois o que eu tinha feito. É o tipo: para onde estou indo e como sei que estou chegando? Meu mapa. Em seguida eu também conheci o David Allen com seu método Getting This Done e vou resumir aqui para você:

1- Registre/anote tudo que você precisa fazer. Tudo mesmo! (pessoal, profissional, amoroso, financeiro, não se acanhe, coloque todas as suas pendências).

2- Agora você vai separar aquilo que é informação só para armazenar (senhas, livros, ideias, por exemplo) e as que necessitam de uma ação.

3-Nas coisas que demandam ação, verifique aquelas que você pode fazer em até 2 minutos (Mensagem de aniversário, resposta de um email simples, assinatura de um documento, etc). Isso mesmo! Faça agora! Corre!

4-Quais dessas coisas você pode DELEGAR? Pensa da seguinte forma, quem pode fazer MELHOR do que você e ainda MAIS BARATO do que você? (Para isso, você precisa saber quanto vale a sua hora!). Delega e não se apega. Sua economia está sendo burra e tira o ego da parada.

5-Tem algo para 23/11/2021? Agende agora no alarme do celular para não esquecer. Sua mente não foi feita pra registrar e sim para criar.

6-Pronto! Sobrou uma lista de coisas para você fazer e você vai distribui-la na sua agenda do dia, semana… e simplesmente FAÇA!
Não é para fazer isso somente hoje, é CONSTANTE! Planeje sua semana e tenha boa parte das coisas sob controle. Eu te garanto que você vai se sentir melhor. Antes eu trabalhava 12 horas por dia, hoje eu trabalho metade disso, sou muito mais produtiva, durmo quase 10 horas por noite, maratona séries e livros e minha mente é como água (tranquila, tranquila), como diria o David Allen.

Eu desejo que sua jornada seja assim também. Sempre se pergunte: Por que estou fazendo isso? Preciso realmente fazer?
Sucesso a todos!

Publicado originalmente em https://lunnadias.wordpress.com/

Sobre a autora
Sou Psicóloga, Especialista em Liderança e com certificação para transformar Educação em Resultados para o negócio.
Empreendedora há 14 anos atendendo empresas de diversos segmentos (comércio, agronegócio, indústria) com Treinamento e Desenvolvimento de pessoas, Educação Corporativa, Mentorias para PMEs, além de implantação de processos de gestão de pessoas.
Já escrevi 1 livro sobre carreira e 4 ebooks sobre negócios e 400 líderes tiveram suas vidas profissionais mais produtivas, lucrativas e com mais tempo livre através dos meus treinamentos.
Você pode acompanhar minha rotina e meus vídeos no Instagram e baixar meus ebooks no canal Telegram.
Para informações sobre o meus curso online acesse este link
 

18/02/21 15:24 | Atualizado em: 18/02/21 15:24

MERCADO E TENDÊNCIAS

Mulher, vai chorar ou vender lenços?


Antes de qualquer coisa, preciso que você saiba que eu já fui a pessoa que chorava ao invés de vender os lenços. Na época em que aconteceu a virada de chave eu comecei a perceber que quanto mais eu chorava, mais vítima eu me sentia e menos vontade de agir eu tinha. Mais tarde eu descobri que falar sobre algo que te deixa triste o tempo todo, acaba te deixando mais triste mesmo. E o sentimento de vítima anula completamente o protagonismo. Acabei me tornando obcecada por vender lenços, no caso, resolver problemas. Eu me sentia bem mais feliz e satisfeita com a vida assim.

 Ou você se conforma com o que tem (mesmo que seja ruim) ou você decide ser original, que é fazer o contrário do que todo mundo está fazendo ou faria. E tiveram 3 marcos na minha vida que mostram claramente para mim, e vou mostrar para você agora, como é muito melhor ser original e vender lenços. Há alguns anos eu tinha um emprego em que eu ganhava muito bem e tinha benefícios incríveis para a época e para a minha idade. Mas lá no fundo eu não tinha tanta certeza assim se esse era o emprego que eu tanto queria. Ninguém entendia na época porque não comprava um carro. A razão era simples, eu não tinha nenhuma dívida e para que eu faria uma que me deixaria presa a um emprego que eu não queria tanto assim? Mesmo contrariando a todos eu decidi me lançar em novos desafios já que eu não estava feliz naquele lugar e, por isso, estou bem aqui escrevendo para você. O segundo marco é que eu me casei aos 33 anos, poderia ter me casado bem antes, não foi por falta de opção hahaha. Mas o fato é que eu sempre imaginava que contos de fada e príncipes encantados existiam sim hahahaha e se eu não tinha isso ainda, então era porque não era a hora de casar. Por que me conformar se eu posso ser original? E foi assim que achei meu príncipe dinamarquês, pois se tivesse me conformado eu não teria me casado com ele e mais um monte de coisas dessa relação que merece um artigo só sobre isso. O último marco mais recente, foi quando em 2019, eu decidi encerrar um serviço da empresa que dava lucro, que praticamente andava sozinho, mas que não me dava nem um pouco de paz. Por que me conformar se posso ousar e conseguir a mesma coisa sem tanto sofrimento? E consegui.

Essas são as minhas experiências que mostram como estou satisfeita com a vida que tenho vivido por escolher o caminho da originalidade. O Michael Housman fez uma pesquisa com pessoas que trabalham com telemarketing (aquele serviço chato rsrsrs) ele queria entender o que fazia uns colaboradores permanecerem mais tempo no emprego do que outros. Ele percebeu que aqueles que ficavam pouco tempo usavam o navegador Internet Explorer e aqueles que ficavam mais tempo costumavam usar Firefox ou Chrome. O que isso tinha a ver com permanecer no emprego? Justamente aqueles que eram capazes de baixar um navegador que fosse mais eficiente para o trabalho (Firefox ou Chrome) ao invés de aceitarem o que já estava lá (Internet Explorer) também faziam isso com outras situações no trabalho e, assim, se sentiam mais satisfeitos, não precisando sair do trabalho. Não eram vítimas dos empregos e, sim, protagonistas.

Quero reforçar que dá trabalho ser original, ir contra a manada e lutar para mudar as coisas. Se destacar dá trabalho, mas você prefere uma vida morna? Com certeza não! Existe SIM uma vida melhor do que a que você vive hoje. Lembre-se: você não vai se arrepender pelas coisas que fez e sim, pelas coisas que deixou de fazer. É assim que quer passar seus últimos dias de vida? Arrependido pelo que poderia ter feito? Não. Então bora vender lenços!

Quero propor 4 passos para você analisar sua jornada:
1-Analise as áreas da sua vida: Existe alguma forma de melhor algo nelas?
2-Quais são os passos para essa melhoria? (Quase que uma receita do bolo) Quais são os prazos para você realiza-las?
3-Cumpra os passos que estabeleceu. Simples assim. E monitore!
4- Aproveite o caminho, não espere chegar lá para se divertir!
Se conformar é muito mais fácil do que escolher o caminho da originalidade. Mas eu te garanto que os resultados são muito melhores e satisfação com a vida também. Vem vender lenços!

“Os espíritos elevados sempre enfrentaram oposição em mentes medíocres” Albert Einstein.

 

11/02/21 12:24 | Atualizado em: 11/02/21 12:24

MERCADO E TENDÊNCIAS

Nenhum CNPJ vale um AVC!


 E vou te provar! Você está trabalhando muito para conseguir sucesso e está até um pouco estressado. Mas até o momento, você está considerando isso normal, porque na nossa sociedade sucesso é sinônimo de sofrimento. A palavra trabalho vem de tripalium que era um instrumento de tortura. Se você não está sofrendo então não está ganhando: no pain no gain, não é mesmo?

 Pessoas contam com orgulho que não tiram folga e que nunca têm férias. Por muitos anos eu fui essa pessoa que achava um ABSURDO quando alguém me falava para descansar. Intimamente, eu pensava: descansar é coisa de sem futuro! Que vergonha de mim. A minha conta chegou cedo, aos 31 anos de idade, quando baterias de exames e sequências de médicos não descobriam o que tinha de errado com meu coração. Um dia, NO MESMO DIA, um senhor médico disse que eu precisava descansar. Quase sai correndo do consultório dele. A outra médica me perguntou: “Quando foi a última vez que você dormiu após o almoço ou assistiu uma sessão da tarde?” Eu pensava que eles só poderiam estar de brincadeira comigo. Me dá um remédio, fica na sua e deixa eu trabalhar, eu pensava. Que vergonha!
 O médico me deu o remédio e o telefone dele, foi aí que eu entendi. Eu estava em busca de algo que eu nem sabia mais o que era. Eu queria chegar primeiro não sei onde. E foi aí que comecei a me questionar. Mas será que compensa perder a sua vida (stress mata!), tentando ganha-la de uma forma que será, mesmo, a mais adequada? Eu cheguei muito cedo no dilema de ter dinheiro, mas não ter tempo e nem saúde. Isso estava errado.

 Não vou dizer que a mudança foi fácil e muito menos rápida. Mas eu consegui entender que não precisava trabalhar mais, precisava trabalhar de uma forma mais organizada. Como boa solucionadora de problemas, eu não queria perder aquele conforto, mas também não queria morrer jovem. E isso se tornou minha causa, pois aquele comportamento que eu vi quando criança e que tanto critiquei se tornou o meu comportamento também. Eu me tornei um adulto chato e estressado.
Eu não tenho filhos, mas já fui criança e quero te perguntar uma coisa: compensa mesmo não ver os seus filhos crescerem? Uma pesquisa do Graduate School of Social Work Boston College mostrou que as crianças se sentem melhor com pais que trabalham a noite em um emprego que gostam, do que com pais que trabalham menos, mas chegam em casa insatisfeitos. Aquele momento em que seu corpo está lá, mas sua mente está nos problemas, lembra? Essa é minha causa. Não troque o que é mais importante na sua vida, por um trabalho que poderia ser feito em menos tempo se você estivesse organizado. A conta chega.

A prova científica é que nos momentos em que você está em família e amigos seu corpo produz ocitocina, que provoca além de sensações de bem estar, segurança e pertencimento. Todos essas sensações são fundamentais para que você enfrente os problemas do dia a dia. Está vendo como uma coisa ajuda a outra? E no dia do meu aniversário de 32 anos eu fui aproveitar a piscina que estava lá há anos, mas eu não tinha tempo. E foi nesse dia que eu entendi que a vida é feita de pequenos momentos e não de um momento de sucesso que um dia vai chegar. O sucesso está nas pequenas coisas.

Sucesso a todos!
 

26/01/21 15:29 | Atualizado em: 26/01/21 15:29

MERCADO E TENDÊNCIAS

Você tem a síndrome da boa aluna?


 Veja se você já teve algum desses pensamentos: “Se não consegue fazer com perfeição, então nem faça!” “Odeio erros”.“O certo é certo e o errado é errado. Eu sei o jeito certo”. “Só eu consigo fazer, ninguém mais consegue”. Esses são alguns pensamentos que a síndrome da boa aluna causa. Os pensamentos são sempre justificados como perfeccionismo, organização e exigência, além de uma incansável necessidade de agradar (como fazíamos com nossos pais e professores). "Eu ainda não estou pronta e vou fazer só mais um curso pra me ficar pronta", o problema é que essa hora nunca chega. Entretanto, a análise que quero fazer aqui hoje é um pouco mais profunda. Muitas vezes com a justificativa de que se não é pra ser perfeito é melhor nem fazer, o resultado é a procrastinação ou o não fazer.
 
Para você entender como funciona, por duas vezes eu disse a frase Feito é melhor que perfeito! em minhas redes sociais e algumas mulheres me enviaram mensagens dizendo que tínhamos que ser perfeitas, sim! Oi? "Mulheres precisam dar conta de tudo, Lunna” uma delas me disse. Eu sei que ela estava apenas reproduzindo um padrão imposto a nós e que não, necessariamente, é verdade absoluta. Foi então que eu mudei a frase para "Feito é melhor que perfeito, o que não quer dizer mal feito!”. Se você não vai fazer só porquê não vai ficar nota 10, mas consegue fazer nota 8, por que não fazer? A questão é que o perfeccionismo esconde uma profunda insegurança, pois não fazendo eu evito a possibilidade de errar, fracassar. Assim, também evito o julgamento das pessoas que avaliarão meu projeto como 8 e não como 10. E outro fato que comecei a observar que as pessoas que mais tinham medo do julgamento eram as que mais tinham necessidade de julgar o tempo todo. Nós seres humanos estamos sempre julgando claro, mas aquelas pessoas que ficam indignadas porquê tem alguém fazendo e não está perfeito, geralmente não estão fazendo nada. Eu só lembro de uma frase de Jobs: “Muitas coisas que você vê no mundo foram feitas por pessoas menos espertas que você, mas que simplesmente decidiram fazer”.
 E mais uma vez, longe de mim estar fazendo aqui apologia a trabalhos mal feitos, pelo contrário, prezo sim pela busca da perfeição, mas jamais deixo que ela impeça minha ação. Já lancei coisas que não estavam 100%, e tá tudo bem, fui aprimorando no caminho.

Listei aqui 5 passos que te ajudarão a superar a síndrome da boa aluna:
1- Se desapegue do erro e, até, sorria dele. Errou tá errado e não se erra mais nisso!
2- Faça uma planejamento mínimo que te dê segurança para lidar com imprevistos. Impossível planejar tudo, mas também não faça sem planejar.
3-Se precisar delegar para alguém: ensine, treine, desenhe! Saiba que existe um tempo de aprendizado, assim como você teve o seu. E claro, a pessoa dificilmente começará fazendo nota 10, mas se estiver nota 8, ela já está pronta.
4-Use ferramentas de organização, planejamento e gestão do tempo, assim você evita a procrastinação.
5- Use pesquisas de satisfação. Eu sou obcecada por feedbacks e estou sempre solicitando aos clientes, pois só assim eu posso de fato melhorar. Na próxima vez eu já faço com as sugestões que me deram.

Por fim, gostaria de dizer que já somos muito cobradas enquanto mulheres, mas que não sejamos mais uma dessas pessoas que nos fará cobranças surreais.

Sucesso a todas! 

18/01/21 14:26 | Atualizado em: 18/01/21 14:26

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Estabilidade não existe!


 Estabilidade não existe! A fala não é minha, mas concordo plenamente com Flavio Augusto. E, assim como eu já passei pela falsa ilusão da estabilidade, você também, em algum momento, já deve ter passado. É duro, mas ACEITAR ISSO VAI TE AJUDAR BASTANTE, ACREDITE! Existe muita estabilidade que, na verdade, mais parece uma prisão.
⠀⠀⠀⠀⠀Se você tem um emprego pode ser demitido, se você tem uma empresa ela pode falir, se você é funcionário público, ainda assim, demissões podem acontecer (pesquise países que passaram por crises)… estabilidade não existe! Obviamente que há situações que podem dar uma maior sensação de segurança, mas ainda assim tudo pode mudar. Quem imaginou na vida passar por uma pandemia?
⠀⠀⠀⠀⠀Mas meu objetivo aqui não é ser uma cavaleira do apocalipse e, sim, mostrar que existem maneiras de você conviver com isso, sem desespero e, até mesmo, não colocando sua liberdade nas mãos erradas. A maior parte das pessoas passa a vida trocando tempo por dinheiro (no caso, vida, porque tempo não é dinheiro, tempo é vida), para depois usar esse dinheiro para cuidar da saúde perdida com cargas de trabalho excessivas. Glamourizamos o excesso de trabalho e pagamos a conta lá na frente.
  Daí a pessoa sai dessa situação de empregado e diz “vou trabalhar para mim, cansei de trabalhar para os outros”. Parece que agora tudo vai mudar, mas a situação se repete! As cargas excessivas de trabalho continuam, pois os líderes de pequenos negócios me relatam que a instabilidade é o fator mais estressante em ser empreendedor. Mas estabilidade não existe! E o que eles não sabem, é que diferente dos outros, boa parte das soluções encontram-se ao seu alcance. Não precisam esperar por ninguém, são livres. E eu digo a eles: O que de pior pode acontecer? Se com o pior que pode acontecer você conseguiria uma solução, imagina agora que nem está no fim ainda?

E claro, mesmo tudo podendo mudar, como eu disse no início, você pode encontrar soluções e situações que gerem mais segurança. Diferente do que faço, não vou te falar aqui uma lista de coisas a fazer, pelo contrário, são só duas coisas que você precisa fazer:
1-Trabalhe seus pensamentos, sentimentos e emoções para que boa parte eles sejam positivos; (se você perder tudo na vida é isso que vai te ajudar a continuar e se reerguer).

2-Organize seu negócio/empresa para que o dinheiro trabalhe para você e não você para ele. (quanto tempo você/sua empresa sobrevive se as portas fecharem?)
Só isso? Vou te dizer que as duas coisas não são fáceis de fazer, mas são simples depois que você começa a fazer. Não perca sua vida tentando ganha-la, muitas vezes, deixando de lado o que é mais importante para você!

Sucesso a todos!
 

03/11/20 16:57 | Atualizado em: 03/11/20 16:57

MERCADO E TENDÊNCIAS

TUDO QUE VOCÊ DEVE FAZER PARA NÃO FALIR


 Talvez você me diga, "mas qual o problema do negócio estar estável há um tempo”? Você como LÍDER deve entender que estável PODE ser diferente de estagnado. Quando um negócio está estagnado a próxima fase é despencar, perder clientes, falir, quebrar…como queira chamar.
 O primeiro passo é olhar para dentro de você LÍDER! Como Psicóloga que sou, creio que nunca deixarei de valorizar o lado de dentro. Afinal, os negócios/empresas são a cara de seus líderes. Nesse olhar para dentro de si pergunte-se: Eu ainda gosto de fazer o que estou fazendo? Eu ainda estudo e aprendo sobre esse negócio? Digo isso, pois se a paixão estiver apagada ou tiver acabado temos aí um indício claro da estagnação do negócio. Já é difícil fazer algo dar certo quando a gente ama, imagina quando a gente não ama???

 O segundo passo é olhar para o negócio. O faturamento desse mês está igual ao mesmo mês do ano anterior? Quando foi a última inovação do negócio? (Algum produto ou serviço novo que deu um boom no lucro). Eu já passei 36 meses faturando o MESMO valor, a diferença às vezes era de 200,00. Eu fazia de tudo para identificar o que estava acontecendo, pois parecia até brincadeira rsrsrs.

 Agora analise os custos e despesas, se eles estão estáveis ou aumentando (perceba que para você fazer isso, deve ter tudo na "ponta" da planilha). Analise também o Churn, a perda de clientes no período. Feito isso, você terá uma ideia da situação do seu negócio.
 Mas o que eu faço agora? No meio da pandemia eu me inscrevi numa mentoria onde estavam diversos empreendedores de todo o Brasil e lá aprendemos 3 passos para sair da estagnação (incrementei com um pouco do que eu faço):

1-PROTEGER:
-Coisas que você está fazendo e que vai continuar fazendo (está dando certo).
-Coisas que você está fazendo e que não deveria fazer (pare agora, pois está dando prejuízo).
-Coisas que você não está fazendo e que deveria fazer (comece agora).
2. CONTRA ATACAR:
-Ir com força para o digital. Investir na marca e no marketing principalmente nas redes sociais. Não tem outro jeito, as compras pela internet são tendência, muitas pessoas não voltarão às lojas físicas.
3. REINVENTAR:
-Fazer experimentos de novos produtos, novos serviços, novas formas de entrega, novas formas de vender o mesmo produto, novos preços, etc.
-Buscar mentores e fazer networking vai ajudar a ter novas ideias.
Para concluir, lhe recomendo que não faça nada disso com o pensamento NÃO TEM JEITO ou É IMPOSSÍVEL, pois aí não vai dar certo mesmo. Não importa em que situação seu negócio esteja, TEM JEITO.

“Não tenha medo de ter ideias ruins. Ruim é não ter ideia”. Seth Godin
 

19/10/20 14:34 | Atualizado em: 19/10/20 14:34

MERCADO E TENDÊNCIAS

Se diferencie ou morra!




Não sei se você já ouviu falar da marca Cuadra Boots, mas com certeza você já viu alguma estrela de Hollywood com uma bota dessas. A marca mexicana passou por um período de dificuldades para competir com os concorrentes pelo preço, pois alguns usavam couro e mão de obra mais barata. Foi então que eles decidiram partir por outro caminho, o da EXCLUSIVIDADE. Se você pesquisar um pouquinho mais sobre a marca vai ver que cada bota parece única, você nem imagina que tem outra igual e eles educaram seu público para isso. Não era PREÇO, era VALOR.

Vamos lá aos aprendizados dessa história para você aprender a se diferenciar:
1️⃣NÃO SIGA O LÍDER. Se você segue o seu principal concorrente se tornará nada mais do que a cópia dele.
2️⃣Crie exclusividade e VALOR, seu produto deve ser objeto de desejo. Quem vem por preço, também vai embora por preço.
3️⃣Peça feedback dos clientes. A Cuadra Boots abriu lojas e assim mais perto dos clientes pode saber o que realmente eles queriam.
4️⃣Faça testes. Uma grande vantagem dos pequenos negócios é que podemos testar rápido, errar rápido e corrigir rápido. Muitas grandes empresas vem sofrendo o impacto da concorrência dos pequenos justamente por isso.
5️⃣Sua meta deve ser o sucesso do seu cliente. Você sendo realmente diferente, seu trabalho será mostrar isso constantemente nas redes sociais.

Não menospreze o poder dos detalhes. Lembre-se da minha frase: Para ficar para trás basta permanecer no mesmo lugar!

Beijos lucrativos
 

19/10/20 11:05 | Atualizado em: 19/10/20 11:05

MERCADO E TENDÊNCIAS

3 coisas que não te contaram sobre empreender


Olaaaaaá, tudo bem?

 Hoje, quero te mostrar 3 coisas que não nos contam quando vamos empreender.

1️⃣Não é para qualquer um! E antes de qualquer coisa quero dizer que TÁ TUDO BEM! Você precisa analisar seus valores principais, seu perfil comportamental e até como você se sabota, pois tudo isso influenciará diretamente no seu negócio. Você não precisa se identificar com isso só porquê todo mundo está empreendendo, como disse sua mãe “Você não é todo mundo!”.

2️⃣Você vai trabalhar mais. Desculpa decepcionar, mas muita gente acredita seriamente que fará seus próprios horários, será seu próprio chefe e a vida será mais fácil. Infelizmente no início acumulamos diversas funções: marketing, vendas, atendimento, produção, financeiro, etc. Mas claro a ideia é trabalhar mais nesse início e já identificar o que você pode delegar para fazer o negócio crescer. Trabalhando sozinho, dificilmente seu faturamento crescerá exponencialmente.

3️⃣Você não vai ganhar muito dinheiro rápido. A verdade é que sim, no empreendedorismo você tem a chance de fazer muito dinheiro, ao contrário, do que faria trocando suas horas por salário. Mas depende de inúmeros fatores, MAS PRINCIPALMENTE, da forma como você organiza e planeja tudo isso, já vi pessoas que fecharam nos primeiros 6 meses. É possível mudar sua condição de vida de forma mais rápida do que se fosse de outra forma, meu exemplo é a prova viva.

 Acredito que para qualquer coisa na vida é necessário ANÁLISE, ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO.

✨ A BOA NOTÍCIA é existem diversas formas de acertar e conseguir ter lucro no seu negócio, tempo para você e paz! 

04/10/20 08:40 | Atualizado em: 04/10/20 08:40

MERCADO E TENDÊNCIAS

Livre-se do estresse e tenha tempo para aproveitar a vida com esse passo a passo


 Se você já se sentiu cansado em demasia, com fadiga de tudo e com vontade de sumir uns dias, você já teve um momento de estresse. O que eu sempre faço as pessoas pensarem é que aquele estresse por um breve período causado por um projeto novo que estou desenvolvendo ou um evento específico é um estresse ok. Agora o estresse que perdura meses e, acreditem, até anos ele não tem nenhuma vantagem na sua vida. Por que? Em momentos de estresse substâncias químicas “dominam”no seu corpo. Uma delas é o cortisol que faz você se sentir ansioso, nervoso e ainda diminui sua imunidade, ou seja, você fica prontinho para receber doenças. Para completar quando uma pessoa está estressada a primeira medida que ela toma é deixar de ter atividades de lazer e relaxamento. Ela se afasta dos amigos e de atividades que eram importantes antes (igreja, esportes, grupos etc). Já pegou a visão não é?
 Qual a causa do estresse? Existem várias, mas a sobrecarga de trabalho e de decisões é uma das principais. Soma-se a isso que boa parte das pessoas não sabe organizar sua rotina e acaba “registrando” tudo na “cabeça”. Anota essa: SEU CÉREBRO NÃO FOI FEITO PARA REGISTRAR, MAS SIM PARA CRIAR. Com tantas coisas na mente o resultado é falta de concentração, falta de foco e principalmente falta de autocontrole. A pessoa “explode"com qualquer coisa. O dia dela é tipo alguém que precisa ir a um endereço, mas não sabe chegar, fica andando pra lá e pra cá, às vezes até passando na mesma rua várias vezes. Saiba que seu cérebro gasta 25% da sua energia.
 Realmente nesse mundo hiperconectado tudo que precisamos é ter paz mental e relaxar. O autocontrole, a calma e a disciplina são imprescindíveis na sua rotina. E eu nem falei de motivação, pois você não estará motivado todos os dias, mas se for disciplinada ninguém te segura. Você precisa resistir as tentações que te fazem se distrair e precisa valorizar mais o planejamento. Qual seu propósito neste dia, nesta semana? Só de imaginar o objetivo sendo atingido seu cérebro já libera um pouquinho de dopamina e você se sente bem, quando realizar então, urruuul! Ser produtivo é diferente de ser ocupado, pois ser produtivo é fazer coisas que tem significado e que estão ligadas ao seu objetivo.

Para conseguir tudo isso você só precisa cumprir estes 5 passos:
1-Organize tudo que você precisa fazer. AGORA! Pode ser em papel, planilhas, aplicativos onde você quiser, pois se for chato você não vai fazer. Lembre-se de organizar tempo com os filhos, maridos, leitura, esportes, igreja ou o que quer que você goste de fazer nas horas vagas.

2-Planeje em dias, semanas, meses todas essas atividades.

3- Delegue (passar pra alguém mesmo) as atividades que não estão ligadas com seu objetivo ou que outra pessoa fará melhor e mais rápido. Delegar não é só se tiver colaboradores, delegue para marido, filhos, um prestador de serviços, um free lance etc.

4- Agora foque no que você tem que fazer. Faça custe o que custar. Corte os cafezinhos ao longo do dia e o deslizes inúteis pelas redes sociais. Marque uma hora para encerrar o trabalho. ISSO MESMO! Lembra que tem o tempo para fazer as coisas que gosta? Ficar com a família e os amigos gera em você ocitocina que faz você se sentir seguro e confiante. Você precisará se sentir assim amanhã.

5-Diga NÃO. Isso mesmo, diga sem medo. Se priorize! Você não tem que fazer tudo para os outros, isso é mais problema seu do que deles: NECESSIDADE DE AGRADAR, MEDO DE DESAGRADAR. Se for possível faça, mas se não for explique suas razões.

A vida é muito curta para você não aproveita-la. O dia de hoje não volta nunca mais, imagina você se tocar disso daqui 10 anos?

Há apenas duas coisas com que você deve se preocupar:
Se você está bem ou se está doente!
Se você está bem não há com que se preocupar.
Se você está doente há duas coisas com que você se preocupar.
Se você vai se curar ou se vai morrer.
Se você vai se curar não há nada com que se preocupar.
Se você vai morrer, há duas coisas com que você deve se preocupar.
Se você vai para o céu ou se vai para o inferno.
Se você vai para o céu não há nada com que se preocupar.
Agora, se você for para o inferno estará tão ocupado cumprimentando os velhos amigos que nem terá tempo de se preocupar.
Então, para que se preocupar?

Provérbio Chinês
 

29/09/20 15:34 | Atualizado em: 29/09/20 15:34

MERCADO E TENDÊNCIAS

5 descobertas sobre negócios de Sucesso


Não sei se já me viu falando sobre fazer coisas aleatórias… fazer coisa aleatórias é fazer coisas que não estão dentro de um plano e que, geralmente, não se conectam com seu objetivo ou com mais nada kkkk.
Brian Tracy diz que o “segredo” do sucesso é ter foco e concentração e o do fracasso é falta de direção e dispersão dos esforços. Ou seja tiros aleatórios que gastam energia e não dão em nada.
Aproveitando quero compartilhar 5 pontos interessantes do seu livro Construa um grande negócio:

1-Tudo que você investir no seu negócio deve retornar, de preferência a mais. Existem muitas coisas que não trazem retorno direto ao negócio e eu só acredito que elas devem ser feitas quando há capital para isso.

2-Reposicione-se em relação aos seus concorrentes. Estamos num oceano vermelho em que todo mundo faz tudo e muito igual. Você precisa se diferenciar ao ponto de nem ter concorrentes. Já pensou?

3-Capitalize pontos fortes e oportunidades. Pare de focar no que você não faz bem, foque no que você faz bem e assim o dinheiro vem. Sabe aquelas oportunidades que parecem únicas? Pois é, talvez elas sejam, então aproveite ao máximo.

4-Tome boas decisões. Um negócio não pode ser baseado em decisões impulsivas ou, em apenas, intuição.

5-Analise constantemente seu modelo de negócios. Você conhece o Airbnb? Pois é, a empresa enfrentou sérias dificuldades com a pandemia, pois seu modelo de negócios simplesmente não se encaixava muito bem nesse momento. Qual a próxima onda do seu negócio? Seu negocio é escalável? Ou você ficará para sempre trocando horas do seu tempo em faturamento? O negócio precisa ser lucrativo um dia e funcionar sem você.

E é nesse ponto que eu quero chegar. As pessoas abandonam a CLT, porque querem ter mais liberdade, trabalhar para si, mas abrem negócios que não funcionam sem sua presença e continuam “presos”. Ou seja, você queria ser livre, mas NÃO É, porquê o seu negócio não lhe permite. Você continua trocando tempo por dinheiro.

Fique atento aos pontos e se organize para ser livre de verdade.

Beijos

 

29/09/20 15:58 | Atualizado em: 29/09/20 15:58

MERCADO E TENDÊNCIAS

O que você quer comemorar dia 31/12/2020?


Não venha me dizer que você é do time dos que acham que 2020 não valeu. A questão NÃO É O ANO OU TAMPOUCO OS ACONTECIMENTOS DESSE ANO. A questão é o QUE VOCÊ VAI FAZER COM ISSO.

Eu tinha planos grandiosos para esse ano, mas refiz a rota várias vezes, até porquê eu só desisto quando não tem jeito mesmo (tipo o Trump fechando as fronteiras kkkk). DESISTIR NÃO É UMA OPÇÃO PRA MIM. E quero te convidar a ser desse time!

Faltam 93 dias para 31/12/2020. E eu adoro VISUALIZAR coisas positivas e por incrível que pareça elas sempre acontecem do jeitinho que eu imaginei (rs uma característica empreendedora é imaginar cenários positivos e não as dificuldades para que eles aconteçam). Eu já me vejo comemorando metas atingidas com roupa de réveillon e toda feliz kkkk.

Mas estou aqui para te falar que em 93 dias dá para fazer muita coisa na sua vida e no seu negócio. Por que esperar 93 dias para começar? Sabe porquê eu não entendo? Porque se você estiver sofrendo são 93 dias A MAIS de sofrimento antes de começar a resolver. Se você estiver desorganizado são mais 93 dias de desorganização que só vai piorar o que você está vivendo. Se você estiver endividado então… mais 93 dias de juros, multas e afins, que com certeza em 93 das estará bem pior.

Não sei pelo que você esta passando, mas só quero te dizer que TEM JEITO. Mas você precisa começar logo, no caso HOJE. Apenas comece!

Beijos lucrativos

31/08/20 11:32 | Atualizado em: 31/08/20 11:32

MERCADO E TENDÊNCIAS

Quer ser produtivo e ter paz?


AVISO: Esse assunto faz parte da liderança de si e se você colaborador, líder ou trabalha sozinho no seu negócio você precisa dele.
 Você já sentiu que estava sempre atrasado? Que as pessoas estavam sempre cobrando algo de você? E você mesmo achava que não estava fazendo o trabalho bem feito? O grande problema é que muitas pessoas menosprezam o poder da organização. Se você não organiza suas atividades, você não sabe se faz muito ou pouco ou se está sobrecarregado. Se você não planeja acaba fazendo uma série de coisas aleatórias que nada tem a ver com seu objetivo. Você perde muito tempo e aí se estressa. Isso não é nada bom! Quando você está estressado seu corpo ficha cheio de um neurotransmissor chamado Cortisol. O cortisol é útil para nos “acender” aquele alarme de que estamos em perigo, mas se ele fica muito tempo em nosso corpo, começaremos a nos sentir ansiosos, agressivos, perdemos a capacidade de raciocinar direito e ainda dá uma baixa no sistema imunológico. Você precisa de dopamina que já é lançada em seu corpo só de imaginar um objetivo sendo alcançado, imagina então quando ele é completado…

 Você já se sentiu assim? A vida parece um furacão e você sente que vai explodir a qualquer momento. No começo de 2017 eu estava só o “cortisol" kkk fui parar no cardiologista que muito sábio me disse que eu precisava desacelerar. Naquela época eu comecei a entender que eu não precisava dar conta de tudo e não precisava fazer tudo. Não há corpo que aguente. O meu quase não aguentou. Além disso, minha hipótese para as pessoas que têm dificuldade para dormir é justamente a cabeça “cheia" tentando lembrar e guardar tudo.

 E aí você me pergunta, como isso começa? Eu vejo várias causas e isso pode variar de pessoa para pessoa. Uma delas pode ser o fato de você não se organizar e assim, não saber realmente se você está fazendo mais atividades do que de fato consegue. Outra causa é falta de planejamento que provoca diversos erros e retrabalho. Você já não tem tempo para fazer o que tem que fazer e ainda precisa corrigir os problemas do que fez? Já outras pessoas superestimam sua capacidade de fazer várias coisas e, aqui, eu super me identifico, pois o fato de eu ter muita energia não quer dizer que consigo fazer tudo. E dependendo do caso, vejo algumas pessoas com receio de pedir ajuda por medo de serem julgadas incapazes. Em qualquer um dos casos, existe solução.

 A solução não é fácil, mas é simples. Dos nossos 5 sentidos, o que mais nós valorizamos é a visão. Você precisa VER e ter o controle das suas atividades fora da sua cabeça. Organize suas atividades, pendências e projetos em alguma ferramenta. Pode ser papel? Pode! Se funcionar para você. Pode ser um aplicativo? Se funcionar para você. Então primeiro você vai colocar tudo que você precisa fazer e depois vai planejar isso inserindo na rotina. A parte principal vem agora: separe a quantidade de tempo necessária para realizar cada tarefa. Separe esse tempo na agenda que escolheu. Daí você vai precisar de gestão do tempo. E a mágica acontece agora: SIMPLESMENTE FAÇA! Custe o que custar. Não abra concessões para si mesmo e não se sabote. Isso tudo isso vai lhe gerar DOPAMINA.
 Bom, é assim que tenho feito há anos e sempre que uma semana não dá certo e corro para analisar o que precisa ser mudado na próxima. Não deixe prolongar. Não vá parar no médico.

 Lembre-se: A organização traz paz!

Sucesso a todos!

24/08/20 17:37 | Atualizado em: 24/08/20 17:37

MERCADO E TENDÊNCIAS

Aprenda a contratar colaboradores sucesso em 10 passos


 Contrate devagar e demita rápido. Eu sei que as pessoas fazem exatamente o contrário, mas vou te explicar porquê não deveria fazer assim. 9 entre cada 10 empresários se preocupa muito mais em contratar do que em qualquer outra coisa relacionada a pessoas. Uma contratação eficaz não é a primeira coisa a ser feita, é sim o resultado de diversas coisas que precisam ser feitas antes. Digo isso com o conhecimento de quem trabalhou 13 anos com recrutamento e seleção de pessoas. Então vamos lá!

1-Tenha um plano de cargos, carreiras e salários estruturado. Não importa se a sua empresa tem 2 colaboradores, 20 ou 200, o plano de cargos, carreiras e salários os ajudará a saber onde podem chegar na empresa. E isso não significa que eles receberão um aumento, mas, sim que eles saberão quais critérios/requisitos eles precisam para que isso aconteça. Se o colaborador não tem para onde crescer na sua empresa, como ele vai fazer sua empresa crescer? Não é esse o seu objetivo?

2- Descreva todos os cargos. Descrição dos cargos por escrito, ok? Todas as atividades que o ocupante daquele cargo realiza em sua rotina de trabalho deve estar de forma clara para não haver nenhuma surpresa no futuro.

3-Identifique o perfil comportamental do cargo e do ocupante do cargo e, assim, faça a correlação. Para que o perfil comportamental de alguém mude é necessário pelo menos 1 ano, então se você não tem esse tempo e não quer treinar, nem adianta insistir. Existem diversas ferramentas que identificam esse perfil e te economizam nesse caminho. Como plus, caso você tenha acesso, encaminhe para um psicólogo aplicar testes psicológicos.

4- Planeje o processo seletivo. Aquela colaboradora excepcional vai sair de licença maternidade? Não deixe para selecionar o substituto no último mês, lembre-se: contrate devagar… e nem sempre o perfil adequado aparece nas primeiras seleções.

5-Anuncie a vaga. Mesmo que você prefira indicações de outros colaboradores, faça anúncios em outros meios para mostrar que a seleção é profissional e feita com cautela, assim como todas as coisas na sua empresa, não é verdade?! Anuncie nos locais onde aquele profissional circula, pois alguns meios servem para alguns cargos, mas são totalmente ineficazes para outros.

6-Analise todos os currículos recebidos. Sim! Através de um currículo você consegue captar mais informações do candidato na entrevista do que se fizer perguntas aleatórias. Eu sei, alguns chegam na sua empresa sem currículo, mas você pode ter uma ficha personalizada como guia e vai preenchendo a medida em que conversa com ele fazendo a linha do tempo de trabalho dele. Você vai ver a diferença.

7- Entreviste. Você precisa saber se ele sabe fazer isso ou aquilo, mas se ele não tiver caráter não há treinamento no mundo que resolva. Entreviste e identifique quais são os valores dessa pessoa, o que ela espera do futuro, porquê ela quer esse trabalho, etc. Contrate caráter e treine habilidade (no caso de precisar fazer essa escolha). Nos meus anos de RH o que um colaborador “complicado” traz de problemas a empresa não compensa o “tanto” que ele é bom no que faz.

8-Avalie. Agora sim é hora do teste “prático”. Faça provas, testes ou demonstrações que mostrem que aquele candidato consegue realizar aquela tarefa o mais próximo possível do ideal.

9-Peça para mais alguém entrevistar. Por quanto tempo ou quantas vezes aquele candidato sustenta a mesma história? Além do que, pessoas diferentes de áreas diferentes podem dar contribuições substanciais para a contratação.

10-Mantenha a imagem da sua empresa. Trate bem os candidatos selecionados e, também, os não selecionados. Eles levarão adiante o tratamento que receberam durante esse processo. O ideal é dar retorno a todos.

 Você entendeu agora, por que devemos contratar devagar para obter o resultado desejado? São muitas peculiaridade que se deixadas de lado comprometem a organização da empresa e, principalmente, o clima de trabalho de quem está ali. Mas te garanto que se você focar em organizar esses passos não só fará melhores contratações como terá uma gestão de pessoas realmente eficiente na sua empresa.

Beijos lucrativos

17/08/20 11:24 | Atualizado em: 17/08/20 11:24

MERCADO E TENDÊNCIAS

O que não te contaram sobre demissão…


 Em primeiro lugar tenho duas colocações sobre isso: uma normal e outra “polêmica”. A colocação normal é que se um dia você contratou, um dia você vai ter que demitir, fim. Faz parte do ciclo natural e uma hora vai acontecer. A colocação polêmica é que é DESONESTO não demitir. Eu nem preciso dizer que quando você não demite alguém que não está se encaixando ou produzindo mais você perde dinheiro, mas o principal é que você está atrasando a vida da sua empresa e a vida desse colaborador. Você poderia estar investindo em outra pessoa e ele poderia estar investindo a carreira dele em outro lugar, mas ambos estão se atrasando. Fim.
 Para qualquer caso de demissão eu uso como premissa essas duas perguntas:

1-Você contrataria essa pessoa hoje? Nãaaaaaaaaaao.
2- Se a pessoa pedisse demissão você se sentiria aliviado? Siiiiiiiiiiiiim.
Se você respondeu não e sim, então passou da hora de desligar essa pessoa. Eu sei que você e, boa parte das pessoas, não curtem conflitos, mas o preço de prolongar essa decisão é altíssimo, vai por mim!
 Eu poderia encerrar aqui, mas vou te trazer mais algumas informações para te ajudar. O Jack Welch falava que existem 4 tipos de colaborador. Antes de entendermos cada um deles, preciso falar com você sobre valores. Valores não são apenas palavras bonitas em um quadro nas parede da sua empresa. Valores devem guiar todas as ações da sua empresa. Valores são inegociáveis. Por exemplo, o primeiro valor da minha empresa é coerência, para nos lembrar de sempre fazer aquilo que falamos. Todos os colaboradores devem pautar suas ações assim: estou fazendo o que estou falando? E assim, vale para todos os nossos 5 principais valores. Tenha os da sua empresa também. Os 4 tipos de colaborador que Jack Welch definiu são esses.

1- Colaboradores que tem os valores da sua empresa e tem resultado. Esse colaborador é o sonho de qualquer empresário INVISTA NELE.

2- Colaboradores que tem os valores da sua empresa, mas não tem resultados. Talvez essa pessoa não esteja no lugar certo ou precisa de treinamento, você, como líder, precisa descobrir como fazer para ele performar. ANALISE O QUE PRECISA SER FEITO.

3-Colaboradores que não tem os mesmos valores da sua empresa e nem apresentam resultados. Esse é o tipo mais fácil, DEMITA AGORA.

4-  Colaboradores que não tem os mesmos valores da sua empresa, mas apresentam resultados. O que acontece é que muitos empresários acabam mantendo pessoas assim, afinal elas estão dando lucro. Acontece que a longo prazo o clima de trabalho da empresa fica bastante prejudicado. Imagina no exemplo acima um colaborador que não tem problema algum em fazer algo diferente do que fala? Complicado não é mesmo? David McClelland diz que o clima da empresa é responsável por até 1/3 dos resultados financeiros. Eu me organizaria para DEMITI-LO.

 Como eu sempre digo: contrate devagar e demita rápido. Geralmente, a situação de demissão é só a explosão da bomba que começou a ser fabricada através de uma contratação às pressas e feita sem nenhum critério. E tem outra que eu digo também: A MELHOR MANEIRA DE DEMITIR COLABORADORES RUINS É NÃO CONTRATA-LOS. (Mas esse fica para um próximo email). O fato de não demitir na hora certa não empaca apenas o profissional, mas principalmente a sua empresa. Não importa em que lugar da caminhada você esteja, planeje os próximos passos com cautela.

Beijos lucrativos


06/08/20 15:29 | Atualizado em: 06/08/20 15:31

MERCADO E TENDÊNCIAS

A política de gestão de pessoas nada convencional da Netflix




 Você já ouviu falar da Netflix? Com certeza você deve ter a assinatura Mara que custa menos que um ingresso de cinema e assiste as melhores produções. Eu sou fã pela economia sem sair de casa e, também, pelas super produções. Não sei se você sabe que a empresa surgiu em 1997 como um programa de assinatura de DVDs que eram enviados pelo correio, ACREDITE!

 Eu quero te contar algumas coisas nada convencionais na politica de GESTÃO DE PESSOAS (a sua empresa tem uma?) da Netflix. Claro, que a empresa tem os "clichês" das empresas .com como refeições e academia grátis, rodadas de pipoca todos os dias e salários altos, mas o mais impressionante é como acreditam no conceito de liberdade e responsabilidade. A empresa prega o quase "zero controle". E se você for como eu concordará que o argumento é super válido: eles estão lidando com adultos e adultos têm responsabilidades sendo assim, saibam lidar com a liberdade que é dada. Outro ponto, em relação a isso, eles preferem contratar profissionais maduros, formados e que sejam os melhores do mercado, pois assim esses profissionais não darão trabalho aos colegas, não terão medo de perguntar e nem de errar.

 Continuando ainda no tema liberdade, os profissionais é que escolhem se vão trabalhar de casa ou vão ao escritório (isso bem antes da Pandemia) e quantos dias de férias vão ter. Não fique chocado, eles precisam cumprir com as responsabilidade e pouco importa de onde façam isso. A política de despesas de viagem é outra polêmica - Atuar no melhor interesse da Netflix. Não fala nada em valores, dólares, reais… meo deos! Você imagina seu liderado lendo isso e decidindo quanto gastar? rs
 O que ainda gera muita controvérsia é que qualquer feedback acontece em público. Para nós que aprendemos que feedbacks de correção de comportamento devem ser em particular, essa prática soa um tanto quanto estranha. Mas não tanto quando sabemos que as decisões também são realizadas de forma coletiva, os diretores abrem todos os assuntos com os colaboradores com total transparência. E nessa mesma transparência você vota se o seu colega será ou não demitido, se chama Keeper Test. Eu não consigo imaginar algumas pessoas que conheço passando por isso!

 Para concluir, considero essa política da Netflix uma aula de Gestão, Liderança e Humanidade. É responsabilidade dos líderes fazerem com que suas equipes sejam felizes (eu amei essa parte, pois falo disso no Liderança Lucrativa), pois pessoas felizes se motivam naturalmente. Apesar de pagarem salários melhores essa não deve ser a motivação dos colaboradores e sim, o interesse genuíno em progredir. A cultura da empresa é responsabilidade dos líderes, algo em que eu acredito muito. Ah! A empresa está avaliada em bilhões e isso só reforça a minha crença de que se começarmos com as pessoas o dinheiro vem, com certeza!

Beijos lucrativos

29/07/20 08:56 | Atualizado em: 29/07/20 08:56

MERCADO E TENDÊNCIAS

O poder das pequenas mudanças




Você sabia que para mudar de vida não necessariamente você tem que fazer algo radical? Isso mesmo! Nós não valorizamos o PODER DAS PEQUENAS MUDANÇAS que geram reações em cadeia. Conhece alguém que emagreceu muitos quilos? Geralmente ela começou com mudanças simples. E alguém que parou de fumar? Foi diminuindo a quantidade de cigarros até conseguir parar de vez. E é exatamente por isso que desistimos! Aquele ato tão “insignificante” parece não fazer diferença alguma no objetivo que estamos buscando, então para que fazer de novo?

 Semana passada falei com uma pessoa tomou uma pequena decisão que já alguns meses ela adiava em tomar. Por causa disso, ela acabou tomando outra decisão um pouco maior. É assim que as grandes mudanças começam, através das pequenas… estou ansiosa para saber dela dentro de uns 2 meses.
 Eu já falei por aqui como é difícil nos liderar, afinal quem vai nos lembrar/cobrar se não nós mesmos? E assim vamos nos sabotando.

 Você precisa tomar a decisão dentro de você. E toda decisão começa com um ponto. Um ponto final para a vida que você estava levando e que não quer mais levar. E para isso seu movimento inicial pode ser pequeno, pois assim você se sentirá capaz de dar o próximo passo ainda maior e o próximo e o próximo…
 Como você pode fazer isso? Pense no impacto dessa mudança daqui 10 minutos? Daqui 10 meses? E daqui 10 anos. Em 10 minutos não fará tanta diferença, mas em 10 meses sim e em 10 anos então…Vou usar como exemplo algo que as pessoas têm me relatado muito como um problema: gastar muito tempo em redes sociais. Pessoas já me relatarem ficar até 5 horas por dia vendo fofocas. Obviamente que parar de vez não é fácil. Então que tal ficar apenas 5 minutos a cada x horas? Monitore, se policie e não faça negociações. Use esse tempo para atividades que farão você estar em outro lugar em 10 anos, estudar, ler, fazer alguma atividade, aprender uma nova habilidade, tocar um instrumento… as possibilidades são infinitas. Agora imagina 5 horas por dia vendo fofocas todos os dias daqui 10 anos…

 Dar um grande passo pode não ser fácil, mas grandes distâncias começaram a ser percorridas com pequenos passos.
Apenas comece. Agora!