Publicidade
Publicidade

ESTADO

Em Palmas, Drone é usado para acompanhar vacinação contra Covid

07/03/21 16:19:39 | Atualizado em: 07/03/21 16:19:39

O Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) foi às ruas da capital para dar continuidade ao processo de acompanhamento de imunização dos municípios do Estado. A Corte, por meio da Coordenadoria de Auditorias Especiais (Coaes), tem feito um mapeamento para identificar se os municípios elaboraram seus respectivos Planos de Ação, baseados nas diretrizes do Plano Nacional, contemplando a organização e programação detalhada de todo o processo de vacinação (microprogramação), com a finalidade de mapear a população-alvo e alcançar a meta de vacinação definida para os grupos prioritários.

Como parte dessa ação, a equipe utilizou nesta quinta-feira, o drone para acompanhar os dois pontos de vacinação no sistema drive thru disponibilizado pela prefeitura de Palmas, no Espaço Cultural e no estacionamento do Ginásio Ayrton Senna, no Aureny II. “As imagens e informações coletadas nesta quinta-feira servirão de subsídio para avaliarmos o plano e os ambientes em que estão ocorrendo a vacinação”, explicou a coordenadora da Coaes, Lígia Braga. As imagens foram feitas pelo auditor de controle Externo do TCE e membro da Coaes Robson Peixoto de Oliveira.

O Plano Nacional também prevê a articulação das Secretarias estaduais e municipais de Saúde com diversas instituições e parceiros, bem como a necessidade de uma estratégia de comunicação e transparência da vacinação e da organização de capacitações de recursos humanos.

Esta foi apenas mais uma etapa do acompanhamento que o Tribunal tem realizado durante a pandemia. Outras atividades utilizando recursos humanos e tecnológicos já estão programadas para que as ações desenvolvidas na área da saúde pelos gestores públicos sejam fiscalizadas de forma concomitante, ou seja, em tempo real. Desta forma, é possível identificar se o atendimento oferecido à população está sendo efetivo no combate a Covid-19.