Publicidade
Publicidade
Publicidade

CULTURA

Festival da Tradição Paraense no Tocantins ocorre neste fim de semana

10/06/21 13:10:54 | Atualizado em: 10/06/21 13:10:54

O 1º Festival da Tradição Paraense no Tocantins, que recebe o apoio do governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) será realizado neste fim de semana, sexta e sábado, 11 e 12 de junho, a partir das 19h, no Canal do Youtube do Festival, que será transmitido direto da barraca Ponto do Pará, localizada na praça dos Girassóis,.

Segundo informações do idealizador do projeto, Francisco Vanderlir, o Festival é uma oportunidade de divulgar a culinária e a tradição cultural do Estado do Pará, com comidas típicas, danças e músicas tradicionais, além de possibilitar o intercâmbio com outras culturas, tendo em vista, que na cidade de Palmas há um pluralismo cultural com a miscigenação de diversas populações de outros estados brasileiros que se encontram no Tocantins.

Durante o evento, na sexta-feira, 11, será apresentado danças da cultura paraense com dançarinos de Carimbó (selecionados pelo festival), e comidas típicas na opção delivery, além de atrações artísticas de cantores com a participação de Dorivã Borges, Grupo Samba Mais, além das presenças da Chef Ruth Almeida e da atriz Ana Kamila Castanô. O Festival ainda contará com várias participações online de artistas paraenses como os músicos: Nilson Chaves, Wanderley Andrade e Valmir Borges.

O projeto do 1º Festival da Tradição Paraense no Tocantins foi contemplado pelo Prêmio Aldir Blanc Tocantins do Governo do Estado por meio da Adetuc, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.

Para o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, o Festival é uma oportunidade de apreciar e valorizar a cultura de outros Estados que são incorporadas na cultura local. “ O Tocantins é acolhedor e grato aos imigrantes que vieram de Estados vizinhos para contribuir com o desenvolvimento econômico, social e cultural do nosso Estado. Nesse sentido, o governo do Estado apoia eventos que nos enriquece com as tradições diversificadas da nossa cultura brasileira”. Disse.