Publicidade
Publicidade
Publicidade

CULTURA

Fundação Cultural de Palmas abre inscrições para o curso ‘A Música Coral na Renascença’

16/07/21 17:24:27 | Atualizado em: 16/07/21 17:24:27

 A Fundação Cultural de Palmas (FCP) abriu inscrições para o curso on-line ‘A Música Coral na Renascença’, que será ministrado pela maestrina Renate Stephanes. O procedimento deve ser feito até o dia 18 de junho pelo link. As aulas são gratuitas e acontecerão de 19 a 30 de julho pela plataforma Zoom.

Conforme a maestrina, o curso, que tem patrocínio da Fundação Cultural de Palmas, por meio do Edital 017/2020 da Lei Aldir Blanc, visa demonstrar um dos períodos mais importantes, fascinantes e de maior produção musical na modalidade coral, a renascença, período que surge o Canto Coral como é conhecido hoje.

“As músicas deste período são lindíssimas e cativantes e, a partir do momento em que este repertório é contextualizado, ele passa a ser muitíssimo apreciado e entendido. Aprender a conhecer a música renascentista abre também caminho para o público e os cantores aprenderem a apreciar música erudita de outros períodos da história da música tanto coral quanto orquestral”, afirma Renate.

Podem participar do curso todas as pessoas que apreciam música coral, sejam ouvintes, cantores, alunos e curiosos.

Renate Sthephanes

Renate Stephanes é bacharel em regência pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mestre em Performance Musical em regência pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Como regente de coro atuou em vários estados (SP, GO, DF e AL), sendo responsável pela formação de corais no Estado de São Paulo como o da Unilever, e em Goiás com o Coral Universitário UFG.

Foi regente do Coral da Petrobras da refinaria de Paulínia (SP), por 10 anos, gravando vários CDs. É arranjadora e pesquisadora de música brasileira. Foi professora de Regência, Canto Coral e Arranjo do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e professora do Curso de Habilitação de Oficiais Músicos (Cehom) da Polícia Militar do Tocantins.

Atualmente é regente do Coral Municipal de Palmas, do Coral Encanto do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins e do Coral Tocantus (Coral Virtual do Tocantins).

Mais informações devem ser obtidas por meio do e-mail: cursomusicacoral@gmail.com.