ALERTA

Ponte entre Palmas e Luzimangues é parcialmente interditada

14/10/21 11:13:19 | Atualizado em: 14/10/21 11:13:19

A Ponte da Amizade e da Integração foi parcialmente interditada na manhã desta quinta-feira, 14, para realização do processo de verificação dos equipamentos de fiscalização eletrônica instalados no local.

O processo é obrigatório e é previsto pelo Regulamento Técnico Metrológico, aprovado pela Portaria do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) nº 544/2014.

O objetivo é atestar se os equipamentos estão funcionando dentro das conformidades previstas pela legislação. Os serviços serão realizados por técnicos do Inmetro.

A diretora de Educação para o Trânsito e Segurança Viária da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) explicou que a interdição deve começar as 9h. “Os técnicos realizarão os trabalhos e o trânsito será liberado assim que concluído o processo”, disse.

Os radares presentes na ponte faz parte de um projeto de fortalecimento da segurança das rodovias estaduais. Os equipamentos são do tipo Redutor Eletrônico de Velocidade (REV) mais conhecido como lombada eletrônica; Controladores Eletrônicos de Velocidade com câmera de monitoramento (CEV), o popular pardal e Radares fixos com Pesagem Estática (balanças), além da aquisição de duas balanças móveis de pesagem.

Além da ponte, outras seis rodovias também receberão os equipamentos na primeira etapa de instalação. “O excesso de velocidade é uma das principais causas de acidentes, por isso estamos instalando esses dispositivos para coibir essa prática e diminuir as estatísticas”, destaca a secretária de Estado da Infraestrutura, e presidente da Ageto, Juliana Passarin.