AGROTINS

Receitas de carne de jaca e iogurte de açaí foram destaques na mini oficina da Setas na Agrotins

13/05/22 13:35:58 | Atualizado em: 13/05/22 13:35:58


Quem já provou torta de carne feita com jaca, vinagreira e ora pro nobis e iogurte de inhame com açaí? Os alimentos fazem parte das diversas receitas de sucesso, ensinadas na Minioficina de Aproveitamento Integral dos Alimentos Regionais e Plantas Alimentícias não Convencionais –PANCs, ofertada, gratuitamente, pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), na tarde de quinta-feira, 12, na Agrotins.

A dona de casa Agnes Neves já provou alimentos feitos com plantas não convencionais. É que desde pequena sua avó ensinou a comer taioba, entre outras plantas alimentícias. " Eu já conhecia a taioba, a vinagreira, que é muito tradicional na nossa região. Aqui aprendi sobre outras, que muitas vezes estão no quintal de casa e não utilizamos por não conhecer a planta, nem os benefícios". Achei muito interessante a questão de ajudar na saúde", afirmou.

" Achei muito interessante porque as plantas têm valores nutricionais e isso é importante para o nosso bem estar. Também, são fáceis de achar no quintal de casa e empregar na nossa alimentação, no dia a dia", destacou Roberto Martins, presente na palestra sobre “Segurança Alimentar e Nutricional e Inserção de Plantas Alimentícias Não Convencionais- PANCs na Alimentação”, realizada pelo Governo do Tocantins, por meio da Setas, na manhã desta sexta-feira, 13, com objetivo de informar sobre o assunto.

Segundo a engenheira de alimentos, nutricionista e palestrante, Ana Karla Rodrigues, durante a mini oficina, além da oportunidade de conhecer um pouco mais sobre alimentos nutritivos, abundantes no Tocantins, as pessoas aprenderam a reaproveitar os alimentos de forma integral, em receitas deliciosas que dá para fazer no dia a dia . “Orientamos a aproveitar o alimento com casca, semente, sem perder nada”, informou Ana Karla.

Degustação

Na terça,10, e quarta,11, o público que visitou o estande da Setas na Agrotins, pôde degustar o bolo de casca de banana com cacau e chá de hibisco com limão, entre outros alimentos. Nas receitas também foram utilizados alimentos orgânicos como açúcar de coco, óleo orgânico de coco, castanhas como jatobá e de caju.

“Estamos trabalhando pela implantação do Sisan e do nosso Plano Estadual de Segurança Alimentar, quem desejar saber mais sobre essa política, que trabalha o combate à fome, visite nosso estande virtual", convida a gerente Jéssica Santana.

As cartilhas e os folders digitais com as receitas e orientações na área de segurança alimentar e nutricional podem ser acessados na página: https://agrotins.to.gov.br/pavilhoes/setas--secretaria-do-trabalho-e-desenvolvimento-social.html