Política

No Tocantins, PT cresce quase 70% em número de filiados

Partido saiu de 12 mil filiados em 2021 para quase 19 em 2022

13/05/22 18:13:23 | Atualizado em: 13/05/22 18:22:37

Segundo dados da Secretaria de Organização do Partido dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Tocantins (PT TO), a legenda está entre as siglas com o maior número de filiados no Estado. O crescimento desde o ano anterior é 69,9%.

Em dezembro de 2021, o PT somava 12,6 mil filiados e filiadas. Em maio de 2022 foram contabilizados 18,8 mil filiados. O crescimento deve-se por novas filiações e também pelo “pente fino” feito no sisfil trazendo as filiações para o sistema do Tribunal Superior Eleitoral, TSE.

Ranking

No Tocantins, o PT está entre os quatro partidos com o maior número de filiados ficando atrás do: MDB com cerca de 31 mil e setecentos e sessenta, União Brasil com 19 mil e duzentos e PP com 18 mil e trezentos.  

Tendo como pré-candidato o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Porto Nacional, Paulo Mourão, ao governo do Estado, este ano o PT deve buscar espaço na campanha junto a candidatura do ex-presidente Lula. No Twitter, Mourão sobre seu apoio a Lula e alfinetou seus adversários.

Na postagem, ele disse: “Vejo pré-candidatos tentando esconder quem apoiam de verdade com medo das pesquisas, numa clara tentativa de enganar o eleitor. Essa conduta diz muito sobre eles e como lidam com a honestidade e a coerência. Eu nunca escondi o meu lado e reafirmo o apoio recíproco a Lula”.

Essa semana o O Globo trouxe uma reportagem destacando que alguns candidatos optaram por ficarem neutros durante as eleições presenciais. Segundo o veículo, esse é o caso do governador Wanderlei Barbosa, pré-candidato à reeleição.