AGROTINS

Novidades da Fazendinha do Calor Humano podem ser conferidas até neste sábado, 14

14/05/22 08:31:27 | Atualizado em: 14/05/22 08:31:27

A Fazendinha do Calor Humano estará aberta até neste sábado, 14, para todos os públicos da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins). Estudantes, produtores e população em geral podem conhecer o local e as mais diversas tecnologias agrícolas empregadas na cultura, piscicultura, manejo sustentável, melhoramento genético, cuidados com o solo entre outras atividades.

O secretário de Desenvolvimento Rural (Seder), Tiago Dourado, destacou que nos três primeiros dias do evento, a Fazendinha recebeu dezenas de produtores e centenas de estudantes visitando as instalações e destacou vários pontos positivos desta edição. “A parceria entre Prefeitura de Palmas e Governo Estadual na Agrotins é encarada como uma forte estratégia de multiplicação de conhecimento técnico e apoio ao produtor rural. A feira é uma oportunidade que o produtor rural da Capital tem de conhecer as novidades do ramo, tecnologias atuais, recomendações de cultivares, espécies de animais e sementes mais adequadas à região e à demanda do mercado consumidor.”



Novidades 2022

Trincheira

Uma das novidades da Fazendinha do Calor Humano de 2022, é a instalação de uma trincheira - uma abertura no solo, para expor as camadas de superfície e a visualização do sistema radicular das culturas. A trincheira é uma escavação vertical, retangular, feita para se obter uma exposição contínua do solo num certo trecho do terreno. A trincheira da Fazendinha do Calor Humano será mais um espaço para debate sobre conservação, calagem, adubação e manejo sustentável do solo.



Melhoramento genético

Na Fazendinha também terá animais frutos do melhoramento genético promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder) de Palmas. A biotecnologia utilizada nesses animais é a Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). Cerca de 470 matrizes passaram pelo procedimento nos últimos dois anos na Capital. No evento, estarão 11 animais, entre novilhas prenhes e bezerras.

O melhoramento genético dos rebanhos leiteiros da Capital faz parte do projeto ‘Palmas para o Leite’, que desenvolve ações direcionadas para as áreas de nutrição, sanidade, manejo e genética animal, promovendo o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite.

Para a realização desses protocolos, o município utiliza sêmen das raças Girolando, Jersey, Holandês, Kiwicross (Jersolando), sendo essas três últimas importadas da Nova Zelândia, maior país na exportação de produtos lácteos.



Piscicultura

A Seder vai apresentar também diversas modalidades de tanques de cultivo de peixes na Fazendinha do Calor Humano, espaço da Prefeitura Municipal de Palmas na Agrotins 2022, que traz o tema ‘Integrar – Intensificar – Preservar’. Nesta edição foram instalados tanques escavados, de alvenaria, de adobe e de lona de polietileno de alta densidade (PEAD).

A Fazendinha é uma estrutura ampla e organizada, administrada pela Prefeitura de Palmas, com ambientes distintos para receber produtores, estudantes e visitantes na Agrotins.

Mini cabras

A exposição de mini cabras das raças anãs nigerianas e pigmeus criadas na zona rural de Palmas é mais uma das novidades da Fazendinha do Calor Humano em 2022, que contará com a exposição de aproximadamente 15 animais.