ESTADO

Governo do Tocantins comemora Semana Nacional dos Museus

17/05/22 14:01:30 | Atualizado em: 17/05/22 14:01:30

Com o tema O poder dos Museus, o Governo do Tocantins, por meio Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), comemora a 20ª Semana Nacional de Museus. O evento será celebrado na quarta-feira, 18, às 9 horas, no Museu Histórico do Tocantins, Palacinho. A programação se estende até quinta-feira, 19.

A abertura do evento contará com participação do secretário de Estado da Sectur, Hercy Filho, autoridades, servidores, Associação Amigos do Palacinho, convidados, alunos da rede pública e particular de ensino, além de apresentação musical e visitas guiadas conforme programação abaixo.

A Semana Nacional de Museus é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), autarquia federal responsável pela Política Nacional de Museus (PNM) vinculada ao Ministério do Turismo. O tema O poder dos Museus foi escolhido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM/ International Council of Museums) que incentiva todos os museus, memoriais e centros culturais a participarem desse evento anual em comemoração ao Dia Internacional de Museus, que ocorre no 18 de maio.

“Os museus são meios de preservação e difusão da memória cultural de uma sociedade. “O governador Wanderlei Barbosa recomenda ações para salvaguardar o patrimônio material e imaterial para preservação das memórias históricas e culturais do Tocantins”, destaca o secretário Hercy Filho, ressaltando que a 20ª Semana Nacional de Museus é uma oportunidade para uma reflexão a respeito da importância da preservação da memória cultural de uma região.

No Tocantins, existem 23 espaços de cultura que abrigam coleções e apresentam exposições, distribuídos em 14 municípios.