ARAGUAÍNA

Novos radares passam a funcionar em Araguaína para diminuir mortes no trânsito

17/05/22 15:02:33 | Atualizado em: 17/05/22 15:02:33

Meu vizinho Valdecir tinha 80 anos e gostava de caminhada. No ano passado, quando atravessava a rua foi atropelado por uma moto. O motociclista estava em alta velocidade”, contou Antônia Floriza, 70 anos, que mora na região da Avenida Anhanguera, no Setor Urbano. O local é um dos pontos com acidentes frequentes em Araguaína que recebeu um radar eletrônico e fará o monitoramento da velocidade permitida dos veículos a partir desta quarta-feira, 18.

Valdecir foi um 70 araguainenses que morreram por acidentes de trânsito em 2021, de acordo com o SIM (Sistema de Informações sobre Mortalidade), e só nos primeiros quatro meses deste ano já foram mais 22 óbitos. Já o SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) realizou uma média maior que quatro atendimentos diários nos acidentes de trânsito, sendo um total de 1.779 no ano passado e 558 até abril deste ano.

Outro ponto com o novo monitoramento fica na Rua Rodoviária, no Setor Santa Terezinha, próximo ao Colégio da Polícia Militar. O comerciante Hélio dos Santos, 38 anos, relatou que o cruzamento com a Rua Onze já está mais seguro. “Pessoal acha que é pista de corrida para veículo, era até difícil do cliente parar aqui na frente. Aqui na esquina, os carros passavam raspando um no outro. Agora, já estão 'tirando o pé'”.

Ativos
Na última semana, Araguaína teve a visita da AEM-TO (Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins), que aferiu os antigos e novos equipamentos. “Todos tiveram avaliação positiva e nenhum precisou do teste de tira teima”, afirmou o presidente da ASTT (Agência de Segurança, Transporte e Trânsito), Diogo Esteves.

Dos 14 pontos previstos, os sete que passam a contar com o monitoramento a partir desta quarta-feira, 18, ficam na Rua Vereador Falcão Coelho, no Bairro São João; na Avenida Blumenau, Setor Itaipu; na Rua Santa Terezinha, no Bairro Santa Terezinha; na Avenida Cônego João Lima, no Jardim dos Ipês; na Avenida Anhanguera, no Setor Urbano; na Avenida Tocantins, no Setor George Yunes; e na Rua Rodoviária, no Setor Raizal. Nas avenidas, o monitoramento é nas duas vias.

Todos os pontos estão sinalizados, seguindo a resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) nº 798, com placas informando a fiscalização eletrônica e o limite estabelecido, antes e junto ao equipamento.

Detalhes
Os moradores de Araguaína podem consultar os detalhes dos radares de velocidade já em funcionamento e ainda sobre os próximos a serem instalados na cidade. As informações estão no site da Prefeitura (araguaina.to.gov.br) e podem ser acessados na aba Cidadão, clicando em “medidores de velocidade” do menu. O documento exibe a quantidade de itens, identificação, mapa, limite de velocidade regulamentado e outras informações.