CIDADE

Parque das Artes: Monumento do local será construído a partir de seleção pública

21/05/22 14:06:12 | Atualizado em: 21/05/22 14:06:12

A arte tornando perene aqueles que partiram em razão da Covid 19. ‘Para Sempre Luz’, primeiro monumento a ser construído no Parque das Artes, será uma homenagem às vítimas da pandemia em Palmas. O edital do concurso cultural, que irá selecionar o artista responsável pelo monumento foi lançado nesta sexta-feira, 20, durante a inauguração do Parque, nas festividades do aniversário de 33 anos da Capital. As inscrições para participar do certame serão realizadas no período de 04 a 18 de julho. O prêmio para o selecionado será de R$ 200 mil.

Idealizado para ser uma extensão do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, o Parque das Artes será um ‘Museu a Céu Aberto’ que vai exibir esculturas ao ar livre e fazer uma conexão entre dois equipamentos públicos de cultura, o Espaço Cultural e a Feira da 304 Sul ao grande eixo-viário da cidade, a avenida Teotônio Segurado. A proposta, além de integrar os espaços públicos, deverá ampliar seu uso, levando a uma maior apropriação por parte da população.

Além de um local para exibição de artes visuais, o Parque das Artes tem como objetivo ser um espaço para convivência, que vai abrigar comércios ligados à cultura, como cafés, lanchonetes, sebos, lojinhas de artesanatos, entre outras. “Vamos ampliar o Espaço Cultural José Gomes Sobrinho e as possibilidades de uso desse equipamento público e suas imediações, um local para o lazer, a cultura e a convivência como foi idealizado, dando efervescência e vida para o local”, conta o presidente da FCP, Giovanni Assis.



Para sempre luz

A ocupação artística do Parque das Artes acontecerá por meio de editais e chamadas públicas. O primeiro edital selecionará projeto de escultura que deverá articular arte, tecnologia e meio ambiente, entendendo a relação entre arte, paisagem e arquitetura, devendo a mesma emanar luz; possuir, no mínimo cinco e no máximo seis metros de altura e 45 metros de profundidade. As especificações determinam ainda que será necessário conter painel informativo, ou qualquer outra forma expositiva/tecnológica, onde sejam inseridos os nomes das pessoas vítimas da Covid 19, em Palmas. O projeto selecionado irá compor a exposição permanente do Parque das Artes, que já conta com o 'Jacaré', construído pelo artista Siron Franco, e com outras 29 esculturas que serão construídas no decorrer do tempo.



Inscrições

As inscrições serão gratuitas e poderão ser realizadas de 04 a 18 de julho das seguintes formas

Protocoladas presencialmente na sede da Fundação Cultural de Palmas, de segunda a sexta, no horário das 13h às 19h.
Por correio, destinando a documentação de inscrição para: “Concurso Cultural para projeto e execução de escultura para compor o Parque das Artes – Escultura ‘Para sempre luz’ - Fundação Cultural de Palmas, Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, Av. Teotônio Segurado, Área Verde da Quadra 202 Sul, s/n., CEP: 77.021-002, Palmas – TO.
Por meio eletrônico, enviado os documentos de inscrição pelo e-mail: [email protected]
Poderão participar do concurso, pessoas físicas, grupos ou coletivos de arte ou pessoas jurídicas de direito privado com caráter artístico cultural.

Todos os detalhes sobre a seleção, especificações técnicas e inscrições podem ser conferidas no Edital do Concurso Cultural.

Prêmio

Conforme o Edital, o artista contemplado deverá receber premiação no valor total de R$ 200 mil contemplado na forma de Premiações artísticas.