ESTADO

IMPRUDÊNCIA: BR-010 em Palmas registra duas mortes em dois dias

22/05/22 08:49:21 | Atualizado em: 22/05/22 08:49:21

O trecho da BR-010 que passa pelo perímetro urbano de Palmas registrou duas mortes em menos de 48 horas. A via é sinalizada, tem faixas de pedestres e radares, mas é comum ver os veículos passando em alta velocidade. Para os moradores, falta prudência e educação.

"Arriscando a vida da gente. Qualquer momento a gente morre debaixo de um carro desses aí. É muito perigoso", reclama a cozinheira Maria Raimunda Neves.

A faixa de pedestre que dá acesso ao setor Aureny IV, como muitas outras ao longo da rodovia, raramente é respeitada pelos motoristas. A Eliene Pereira diz que o medo faz parte da travessia.

"Eu mesmo, alguém já me ‘tirou fino’ que foi um susto muito grande. Tenho amiga que mora aqui no setor que está lá no HGP acidentada. Outra conhecida minha perdeu a vida", lamentou a doméstica.

Só nessa semana, em menos de 48 horas, duas pessoas morreram na rodovia. Na manhã desta sexta-feira (20) a vítima foi Wesley Carvalho de 44 anos. Ele perdeu o controle da direção e bateu o carro na mureta de proteção da BR.

Na quarta-feira (18) um motociclista parou na faixa de pedestre, mas a moto que vinha atrás não conseguiu parar e bateu na traseira. Adão Araújo morreu na hora.

Na última terça-feira (17) um motociclista também morreu depois de ser atropelado por uma carreta, na TO-050, perto de Porto Nacional, em outro trecho da mesma estrada.

De janeiro a maio de 2021 foram registrados 20 acidentes de trânsito em Palmas, sendo quatro com vítimas e 16 sem feridos graves.

No mesmo período desse ano houve um aumento de 250% no número de acidentes com vítimas. Ao todo são 66 ocorrências em 2022, sendo 14 com vítimas.

Para Francisco Soares, perito em trânsito, a instalação de redutores de velocidade pode ajudar a diminuir o risco. “O semáforo é uma das soluções. A lombada eletrônica é outra. Ela obriga o condutor a reduzir a velocidade porque ele sente medo da multa”, explicou.


Texto e fotos: G1 Tocantins