CULTURA

Documentário “Ayrton – Meninices no coração do Brasil” conquista prêmios internacionais

22/06/22 18:00:25 | Atualizado em: 22/06/22 18:00:25

“Ayrton – Meninices no coração do Brasil”, documentário sobre a infância e adolescência de Ayrton Senna, já pode ser considerado um dos mais premiados filmes realizados no Tocantins. Dirigido e roteirizado por Vicentini Gomez, o filme conquistou dois prêmios no Madrid International Film Festival e seis no festival indiano Knight of The Reel Awards. Além disso, foi selecionado para participar do Festival Internacional de Cinema de Nova York (INYFF), que terá seus vencedores anunciados nesta semana.

Nesta quarta, 22, o diretor esteve na Secretaria de Cultura e Turismo do Estado (Sectur) para falar das premiações e do projeto que, de acordo com ele, não revela apenas um lado pouco conhecido do grande campeão das pistas, como também mostra as belezas naturais e a cultura do Tocantins. “Os principais personagens deste filme são os sertanejos e os mecânicos”, diz.

O secretário de Cultura e Turismo Hercy Filho comemorou os resultados internacionais do filme e sua importância na divulgação do Estado. Lembrou ainda que o Governo do Estado apoiou exibições em várias cidades da região Sudeste, entre elas Natividade e Taipas, e em Palmas, no Palácio Araguaia.

O filme

O documentário retrata o período entre os anos 1970 e 1980, dos 8 aos 18 anos de Ayrton, com foco especial em suas férias desfrutadas entre as cidades de Natividade e Taipas e na fazenda do pai, Milton da Silva. Na época, a região pertencia a Goiás, o Tocantins foi criado em 1988, com a promulgação da Constituição.

A ideia do projeto foi apresentada pelo jornalista tocantinense Goianyr Barbosa, que conhecia vários fatos relacionados à vida do futuro campeão das pistas, no filme interpretado pelo ator Rodrigo Dorado.

Os recursos para a produção são próprios e da Agência Nacional do Cinema (Ancine).

Prêmios



O Madrid International Film Festival é um dos maiores e mais populares festivais da Europa. Realizado no início de junho, é considerado um festival de qualificação, uma vitrine para comercialização de seus vencedores. “Ayrton – Meninices no coração do Brasil” conquistou os prêmios de Melhor Documentário e Diretor, para Vicentini Gomez.

No Knight of The Reel Awards, da Índia, um dos países com maior produção cinematográfica do mundo, o resultado também já foi anunciado. A produção brasileira foi a grande vencedora do festival, escolhida como Melhor Documentário, Diretor, Roteiro, Edição, Fotografia e Sonoplastia.

O documentário também foi selecionado para participar da votação final do Festival Internacional de Cinema de Nova York (INYFF).

Segundo Vicentini Gomez, “Ayrton - Meninices no Coração do Brasil” foi inscrito em oito festivais, alguns ainda em andamento, e há espaço para outras participações, porém é preciso apoio da classe empresarial para as inscrições.



Ficha técnica

Produção - Ayrton - Meninices no Coração do Brasil

Direção e roteiro - Vicentini Gomez
Formato - Longa-metragem
Duração - 90 minutos
Gênero - Documentário
Tema - Resgate Histórico
Produção - Palha & Cia – Casa de Criação
Assistente direção – Diaulas Ullysses
Direção e arte - Veridiana Carvalho
Som direto - Pedro Paulo Vicentini
Pós-produção - Hugo Caserta