POLÍTICA

Comitiva do Egito inicia visitas em Gurupi ao lado da Prefeita Josi Nunes

23/06/22 17:29:06 | Atualizado em: 23/06/22 17:29:06

Na manhã desta quinta-feira, 23, a prefeita de Gurupi Josi Nunes junto a Diretora Indústria e Comércio, Daniella Vitorino Prudente, acompanhadas de outras autoridades iniciaram as visitas para levar a Comitiva de representantes do Egito até produtores rurais e importantes locais da cidade que possuem potencialidades comerciais. Mas os egípcios chegaram ainda ontem e foram recebidos em Palmas e lá chegaram a visitar um projeto de aquicultura.

Já hoje, em Gurupi a primeira atividade foi uma reunião com alguns empresários criadores de peixes. Mas ainda há uma agenda programada para os visitantes. “A tarde temos uma agenda extensa com visitas no Fazendão, que é uma grande casa agropecuária, na Universidade Federal do Tocantins (UFT) polo Gurupi, no confinamento bovino Sistema de Produção Integrada (SPI), entre outros locais que acharmos necessários,” frisou Daniella Vitorino Prudente.

“É uma agenda bem extensa, porque a vinda deles aqui é por causa da piscicultura. Mas o Egito também é um grande comprador de outros produtos que nós temos aqui na região: carne congelada, gado vivo, milho, soja, arroz, e nós vamos levá-los até estes produtores, para que possa beneficiar o nosso município aqui de Gurupi e a região sul,” complementou a prefeita Josi Nunes.

A comitiva egípcia composta pela Cônsul Comercial do Egito em São Paulo Nashwa Bakr e o Diretor de Ordenamento e Desenvolvimento da Aquicultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Maurício Pessôa vão permanecer na cidade até dia 25 de junho e até lá se mostraram muito animados com a possibilidade de negociações, em Gurupi.

“A gente já tinha vindo em outra oportunidade à Palmas, visitamos a Embrapa e desta vez, finalmente veio visitar a região sul deste estado, para ver as potencialidades que o estado tem como um todo para aquicultura. A gente está com muito prazer acompanhando esta comitiva do Egito para ver possíveis negociações comerciais de interesse deles e até ver a possibilidade de importar produtos egípcios também, para ampliar este leque de produtos. E sempre foi dito para gente, desde que chegamos no governo, que era menos Brasília e mais Brasil. E é isso que a gente tem feito lá na Secretaria de Agricultura e Pesca e assim, temos visitado muitos municípios que têm potencialidades e já vemos que o estado do Tocantins tem tudo isso,” comentou Maurício Pessôa, Diretor de Ordenamento e Desenvolvimento da Aquicultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

“Eu estou gostando muito desta nossa primeira visita aqui à Gurupi a convite da prefeita Josi Nunes para falarmos sobre ampliar relações comerciais, entre Egito e Tocantins, para ver produtos como peixe, milho, gado vivo e ainda discutir a possibilidade de ampliar também a exportação de fertilizantes do Egito para Tocantins,” disse Nashwa Bakr, Cônsul Comercial do Egito em São Paulo.